Cão-guia

80

A Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou projeto de minha autoria e da deputada Tânia Rodrigues criando o Programa Estadual do Cão-Guia, que permite aos deficientes visuais o acesso com seu cão a locais e equipamentos públicos, privados ou estatais. O objetivo maior do programa é possibilitar aos portadores de deficiência visual a aquisição de um cão-guia, devidamente treinado, o que lhe possibilitará o direito de se locomover livremente. Isso significará, não temos dúvida, um salto qualitativo na vida desses nossos irmãos e um aumento de sua auto-estima.
O primeiro passo para implantação, em nosso estado, desse importante programa será a conscientização da sociedade, a participação efetiva do poder público e da iniciativa privada, visando estimular a criação, treinamento e doação dos animais aos deficientes visuais. Segundo a Organização Mundial  da Saúde (OMS), há no Brasil cerca de l milhão e 600 mil deficientes visuais e apenas l6 usam cão-guia.
Aqui no Brasil já temos a experiência da Escola de Treinamento de Cães Hellen Keller, em Florianópolis, iniciativa pioneira na América Latina. Comovente é o depoimento da advogada Thays Martinez, de 27 anos, de São Paulo, cega desde os quatro anos, que sempre está acompanhada do seu fiel amigo Bóris, um labrador: “Minha vida mudou completamente. Bóris me transmite confiança e independência. É uma dádiva de Deus”.
A nossa iniciativa aqui no Rio de Janeiro nos coloca no nível de nações altamente desenvolvidas, como Alemanha, Estados Unidos, França, Itália e Suíça, que já dispõem de legislação sobre a utilização do cão-guia, o que possibilita ao cego pleno exercício da cidadania, desfrute do lazer e integração social.
Queremos, com esse programa, que a confiança, a alegria e a desenvoltura da Dra. Thays sejam  um patrimônio espiritual e moral também acessível a nossos deficientes visuais. O melhor amigo do homem é luz e segurança para quem infelizmente não tem.

Noel de Carvalho
Deputado estadual no Rio de Janeiro (PSB).

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui