Cúpula destaca papel da mídia após a pandemia

471
4a Cúpula Mundial da Mídia (foto de Shen Hong, Xinhua)
4a Cúpula Mundial da Mídia (foto de Shen Hong, Xinhua)

Realizada nesta segunda-feira, 22 de novembro, o 4ª Cúpula Mundial da Mídia debateu o papel dos meios de comunicação após os impactos da pandemia de Covid-19. Organizado pela agência de notícias Xinhua, o evento aconteceu de forma online, reunindo quase 300 profissionais.

Uma das lições da pandemia é que o mundo está integrado, e somente trabalhando conjuntamente o planeta conseguirá superar os desafios que enfrenta. Na mídia, foi fundamental levar informação às pessoas e combater a desinformação, disseminada consciente ou inconscientemente.

No Brasil, esse papel dos meios de comunicação foi fundamental para orientar a população. O resultado pode ser visto na adesão à vacinação, a despeito de declarações contra a vacina e a favor de métodos que não favoreciam o combate à pandemia. A população brasileira apoiou a vacina, e a prova é que, mesmo tendo iniciado a vacinação após vários países, hoje tem uma das mais altas taxas de vacinação completa do mundo.

Outro efeito da pandemia foi o agravamento da concentração de renda e das desigualdades sociais. A mídia, como sustenta a Declaração Conjunta da 4ª Cúpula Mundial da Mídia, deve “promover a recuperação econômica e facilitar um desenvolvimento global mais forte, mais verde e mais saudável para que cada país e cada indivíduo compartilhe os frutos da globalização econômica e do desenvolvimento sustentável”.

Espaço Publicitáriocnseg

A importância do evento encontra eco nas palavras do presidente da China, Xi Jinping: “A mídia tem importantes responsabilidades sociais na busca de respostas corretas para as principais questões de nossos tempos e na construção de um amplo consenso em todo o mundo.”

 

Soberania e desenvolvimento

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás vai realizar o seminário nacional “Aepet: há 60 anos trabalhando para o Brasil soberano e desenvolvido”, em comemoração às 6 décadas da entidade. A programação começa discutindo “As questões econômicas e psicossociais” (apresentação de Ricardo Maranhão), com as palestras “Economia do Desenvolvimento” (Gustavo Galvão, economista BNDES) e “Geopolítica do petróleo” (Beatriz Bissio, professora do Departamento de Ciência Política IFCS – UFRJ).

No dia seguinte, “As questões institucionais e políticas” (apresentação de Rogerio Lessa) e as palestras “Superação política da doutrina colonial” (Felipe Quintas, doutorando em Ciência Política pela UFF) e “Nacionalização: necessidade e possibilidades” (Gilberto Bercovici, professor na Faculdade de Direito da USP).

O evento ocorrerá nestas quarta e quinta, entre 18h e 20h30, no canal da Aepet no YouTube.

 

Bala

Mortes pela PM do RJ já superam as por Covid-19. O Rio voltando ao normal.

 

Rápidas

A suma sacerdotisa Wicca Alana Morgana é a convidada do Gente que Faz, projeto da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e Instituto Preservale. A participação será nesta quarta, às 17h, via Instagram *** Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25), o West Shopping promove nesta sexta-feira e no sábado, em parceria com o Hemorio, campanha de doação, das 10h às 15h.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui