Cúpula destaca papel da mídia após a pandemia

Meios de comunicação devem combater desinformação e desigualdade.

Realizada nesta segunda-feira, 22 de novembro, o 4ª Cúpula Mundial da Mídia debateu o papel dos meios de comunicação após os impactos da pandemia de Covid-19. Organizado pela agência de notícias Xinhua, o evento aconteceu de forma online, reunindo quase 300 profissionais.

Uma das lições da pandemia é que o mundo está integrado, e somente trabalhando conjuntamente o planeta conseguirá superar os desafios que enfrenta. Na mídia, foi fundamental levar informação às pessoas e combater a desinformação, disseminada consciente ou inconscientemente.

No Brasil, esse papel dos meios de comunicação foi fundamental para orientar a população. O resultado pode ser visto na adesão à vacinação, a despeito de declarações contra a vacina e a favor de métodos que não favoreciam o combate à pandemia. A população brasileira apoiou a vacina, e a prova é que, mesmo tendo iniciado a vacinação após vários países, hoje tem uma das mais altas taxas de vacinação completa do mundo.

Outro efeito da pandemia foi o agravamento da concentração de renda e das desigualdades sociais. A mídia, como sustenta a Declaração Conjunta da 4ª Cúpula Mundial da Mídia, deve “promover a recuperação econômica e facilitar um desenvolvimento global mais forte, mais verde e mais saudável para que cada país e cada indivíduo compartilhe os frutos da globalização econômica e do desenvolvimento sustentável”.

A importância do evento encontra eco nas palavras do presidente da China, Xi Jinping: “A mídia tem importantes responsabilidades sociais na busca de respostas corretas para as principais questões de nossos tempos e na construção de um amplo consenso em todo o mundo.”

 

Soberania e desenvolvimento

A Associação dos Engenheiros da Petrobrás vai realizar o seminário nacional “Aepet: há 60 anos trabalhando para o Brasil soberano e desenvolvido”, em comemoração às 6 décadas da entidade. A programação começa discutindo “As questões econômicas e psicossociais” (apresentação de Ricardo Maranhão), com as palestras “Economia do Desenvolvimento” (Gustavo Galvão, economista BNDES) e “Geopolítica do petróleo” (Beatriz Bissio, professora do Departamento de Ciência Política IFCS – UFRJ).

No dia seguinte, “As questões institucionais e políticas” (apresentação de Rogerio Lessa) e as palestras “Superação política da doutrina colonial” (Felipe Quintas, doutorando em Ciência Política pela UFF) e “Nacionalização: necessidade e possibilidades” (Gilberto Bercovici, professor na Faculdade de Direito da USP).

O evento ocorrerá nestas quarta e quinta, entre 18h e 20h30, no canal da Aepet no YouTube.

 

Bala

Mortes pela PM do RJ já superam as por Covid-19. O Rio voltando ao normal.

 

Rápidas

A suma sacerdotisa Wicca Alana Morgana é a convidada do Gente que Faz, projeto da Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ e Instituto Preservale. A participação será nesta quarta, às 17h, via Instagram *** Para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue (25), o West Shopping promove nesta sexta-feira e no sábado, em parceria com o Hemorio, campanha de doação, das 10h às 15h.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Promoção do Carnaval na França

Peças do embaixador de Turismo do RJ Alain Tailard estarão na exposição.

Elerj terá curso de pós-graduação em Orçamento

Convênio prevê aulas sobre Fiscalização e Controle.

Governo Bolsonaro não dá a mínima para a indústria

País perde empregos de qualidade e prejudica desenvolvimento.

Últimas Notícias

Contração seguida do PIB configura recessão técnica

A quinta-feira foi marcada pela repercussão dos dados divulgados sobre o Produto Interno Bruto (PIB), a soma de todos os bens e serviços produzidos...

Renova Energia fecha negócio da Brasil PCH

A Renova Energia, em recuperação judicial, concluiu nesta quinta-feira a venda de sua posição majoritária na Brasil PCH, sociedade que reúne 13 usinas de...

ANP aprova novas regras para firmas inspetoras de combustíveis

A Diretoria da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) aprovou nesta quinta-feira (02) a resolução que revisa os requisitos necessários para...

Dia de alta para Petrobras e Braskem

A quinta-feira foi um dia de propensão a risco. “Tivemos uma alta bastante expressiva de alguns papéis na bolsa como Petrobras e Braskem. A...

B3 faz leilão do Fundo de Investimentos da Amazônia

Dia 16 de dezembro, a B3 realizará o leilão de valores mobiliários integrantes da carteira de ações do Fundo de Investimentos da Amazônia (Finam),...