Curralzão

290

Principal porta de entrada para os Estados Unidos, o México deporta diariamente cerca de 200 centro-americanos, para Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador. Nos últimos três anos, cerca de 173.599 imigrantes foram expulsos do país. Desse total, 743 morreram. Os dados são da Agência de Informação Frei Tito para a América Latina (Adital).

Nicho
O setor têxtil é um dos bons frutos do fim da sobrevalorização cambial, que permitiu um movimento, ainda tímido, da substituição de importações. Ano passado, o setor gerou cerca de 20 mil empregos, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de  Confecção (Abit).
Como a essência do modelo econômico, no entanto, foi mantida, com a política de juros altos e a ausência de uma política industrial, o avanço do setor têxtil acaba sendo um movimento quase isolado. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, apenas 101 empresas – 0,58% do total de 17.267 empresas exportadoras – foram responsáveis por 54,52% das vendas externas nacionais ano passado.

No páreo
Eleito por unanimidade para liderar a bancada do bloco de oposição no Senado, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP), segue firme na sua campanha para ser indicado pelo partido candidato à presidência da República: “Avisei aos companheiros, ao me colocar como candidato, que, se na prévia do próximo dia 17, os 800 mil filiados do PT decidirem pelo meu nome como candidato à presidência, eu abrirei mão da liderança da bancada”, disse otimista. Suplicy lança, hoje, às 15h, na Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ), no Rio, para proferir palestra de lançamento de seu livro Renda de Cidadania: a saída é pela porta.

Mentira
Ex-membro do Greenpeace, Bjorn Lomborg contesta algumas teorias tidas como intocadas por ambientalistas. Um dos questionamentos de Lomborg usa como exemplo a Mata Atlântica brasileira. A floresta foi praticamente toda derrubada no século XIX. “A teoria diz que, se 90% de uma floresta forem derrubados, perdem-se 50% das espécies que ela contém. Mas isso não se confirma se analisamos por exemplo o que aconteceu com a Mata Atlântica”, ciotu em entrevista ao jornal britânico Sunday Telegraph. “A essa altura”, continua Lomborg, “muitas das espécies da Mata Atlântica deveriam estar extintas. Mas sabemos que a Sociedade Zoológica Brasileira e a World Conservation Union compilaram uma lista de 300 espécies de mamíferos, aves e plantas (nativas da região) e nenhuma delas tinha desaparecido. Não haveria problema para a teoria se apenas 40% ou 45% das espécies estivessem extintas. Mas se você descobre que nenhuma foi extinta, é preciso questionar seriamente a teoria porque trata-se de uma mentira”. Não é à toa que ele é considerado um traidor da causa ambientalista, principalmente por aqueles que usam a defesa ambiental como biombo para outros intere$$e$.

Espaço Publicitáriocnseg

Portunhol
Durante seminário sobre investimentos entre Portugal e o Brasil, o advogado João Pedro Gonçalves Gomes arrancou sorrisos ao dizer que praticamente todas as transações na terra de Camões já estão sendo efetuadas em euros (a moeda para toda a União Européia). Logo depois disse que está até com certa dificuldade para encontrar alguma cédulas de escudos para guardar como “recuerdos”.

Pânico
Se ainda havia carioca que não acreditasse na gravidade da epidemia de dengue, a entrada em cena da ONG Viva Rio serviu para extirpar quaisquer dúvidas. Com uma bagagem de ações tão bem intencionadas quanto pouco produtivas, a ONG dirigida por Rubem César Fernandes certamente vai procurar mobilizar os moradores do Rio – pelo menos a parte que mora no asfalto da Zona Sul da cidade – e, quem sabe, talvez até fazer um “abraço” a algum foco do mosquito transmissor da doença. Que, sem ligar para espaço na mídia, continuará picando es espalhando a dengue.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui