28.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 24, 2021

Curto-circuito

A rede da AES Eletropaulo tem um defeito a cada 500 metros e a cada dois quilômetros convive com um problema grave. A denúncia  foi apresentada pelo secretário geral do Sindicato dos Eletricitários de São Paulo (Stieesp) e presidente em exercício da Federaluz, Eduardo Correia Annunciato, em depoimento na Assembléia Legislativa de São Paulo, para reforçar a necessidade da criação da CPI da Privatização da Eletropaulo: “A privatização  gerou prejuízos incalculáveis para o setor de energia, os trabalhadores e a sociedade”, critica Annunciato, acrescentando que, antes da venda, a empresa tinha 10.500 funcionários, número que recuou para 4.200, dos quais apenas 300 estavam na empresa  antes da privatização, o que contribui, salienta, para a piora dos serviços.

Cariocas de coração
Será dia 3 de junho a entrega do Título de Embaixador do Rio, promoção realizada pela Escola de Turismo e Hotelaria da UniverCidade, Planet Work e Secretaria de municipal de Turismo. Já confirmaram presença “cariocas” como Lazaro Ramos, Olavo Monteiro de Carvalho, Zeca Pagodinho, Ana Carolina, Ricardo Cravo Albin, e José Wilker, entre outros. Os agraciados foram escolhidos pelo amor que têm pelo Rio e foram selecionados por um júri presidido pelo secretário Rubem Medina e integrado por Bayard Boiteux, Mauricio Werner, Claudia Levinsohn e Luis Felipe Bonilha. A cerimônia será no Teatro da UniverCidade (Av. Epitácio Pessoa,1664 – Ipanema).

União legal
Promover a cooperação legal entre Brasil e o Reino Unido é o objetivo de seminário que será realizado em 3 de junho pelo Comitê Legal da Britcham-SP. A primeira parte do seminário discutirá condução da arbitragem internacional. A segunda trata dos seguros e resseguros em um mercado aberto. O evento será no Auditório do Centro Brasileiro Britânico (R. Ferreira de Araújo, 741, São Paulo). Mais informações em www.britcham.com.br

Fora da linha
O deputado estadual Paulo Ramos (PDT) vai entrar, até quinta-feira, com uma representação contra a SuperVia no Ministério Público estadual. A concessionária dos serviços de trnes urbanos no Rio de Janeiro foi denunciada pelos próprios ferroviários, em audiência com o parlamentar pedetista. Naquela ocasião, os ferroviários afirmaram que a SuperVia utiliza material recuperado de linhas desativadas para fazer a manutenção dos ramais em operação. Além disso, eles disseram ainda ao deputado que isso poderia causar um acidente sério. O deputado Paulo Ramos também vai realizar uma audiência pública com os ferroviários para tomar outras medidas contra a empresa.

Redução
O Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá vai paralisar, por 40 minutos, as fábricas TRW (às 5h30), Eden (às 6h30) e Philips (às 15h).  A paralisação faz parte do Dia Nacional de Lutas pela redução da jornada de trabalho, de 44 horas semanais para 40 horas. “Com as 40 horas semanais e o controle rígido das horas extras vamos crias mais de 2 milhões de empregos”, afirma Adilson Torres, o Sapão, diretor do sindicato.

Helicóptero
Macroeconomia (480 páginas, R$ 99) entra em sua sexta edição pela Pearson Education. O livro ganha importância pelo atual cargo de um de seus autores: Ben Bernanke, o presidente do Fed norte-americano. Destinada especialmente a alunos de economia, administração e ciências contábeis, a obra trata de assuntos contemporâneos, como o recente crescimento da economia chinesa e a crise da Argentina de 2002.

Comprovante
A Cet-Rio, que coordena o trânsito nas ruas do Município do Rio de Janeiro, terá de fornecer tíquete de estacionamento divisível em duas partes, de forma a permitir ao motorista levar consigo uma via do comprovante de pagamento. Também está obrigada a imprimir no bilhete, de forma destacada, as informações de que não há guarda de veículo e nem responsabilidade do município em casos de danos ou furtos relacionados ao automóvel. A decisão é do juiz Cláudio Brandão de Oliveira, da 7ª Vara de Fazenda Pública, e se deve a uma ação movida pela Comissão de Defesa do Consumidor da Alerj contra a Companhia de Engenharia de Tráfego.

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorRisco
Próximo artigoFraudes
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.