Custo de energia entre os mais caros do mundo

Atrelar o preço dos combustíveis no Brasil ao especulativo mercado mundial de futuros da commodity nunca fez o menor sentido. Além de variar de acordo com a cotação nas bolsas de Nova York e Londres, o valor aqui ainda é influenciado pelo câmbio. Talvez alguns defensores dessa política de preços não tenham notado, mas o Brasil, diferentemente dos Estados Unidos, não fabrica dólares. Assim, fica vulnerável à flutuação do preço do óleo e a especulações no mercado cambial. Uma fórmula ótima para os especuladores e para afetar a economia real.

A política de preços ao agrado do mercado implantada pela equipe econômica do Governo Temer jogou os custos para o espaço. Agora, além de uma das tarifas de energia elétrica mais altas do mundo, temos também preços de gasolina e diesel no topo dos mais caros (vale o parêntese: o álcool está salvando a carteira de muitos motoristas de automóveis). Este governo foi apoiado pelos mesmos dirigentes de entidades empresariais que agora criticam os preços. Não dá para reclamar do Custo Brasil.

 

America first’

Os EUA voltam a ocupar a primeira posição no ranking de competitividade mundial elaborado pela escola de negócios Suíça IMD. Vêm na sequência Hong Kong, Cingapura, Holanda e Suíça. Outras economias que avançaram significativamente neste ano são a Áustria (18ª) e a China (13ª).

O retorno dos Estados Unidos para a primeira colocação deriva da força de seu desempenho econômico (1º) e infraestrutura (1º)”, diz a instituição.

A IMD não toca no nome de Trump

 

Decolar

O TCU vai verificar se a cobrança de bagagem nas viagens aéreas resultou em diminuição nos preços das passagens. A proposta de fiscalização na Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) foi apresentada pelo ministro Vital do Rêgo. De acordo com ele, há indícios de que os preços dos bilhetes não caíram. Além disso, as queixas por cobranças indevidas e atrasos nas viagens devido aos despachos das malas que não cabem nos bagageiros dos aviões têm crescido.

 

Partilha

Ras Al Khaimah, um dos Emirados Árabes Unidos, quer atrair multinacionais para explorar os recursos de petróleo e gás. A rodada de licenciamento RAK 2018 está atraindo muitas firmas, afirma a Autoridade de Petróleo do país. O processo de licenciamento cobre sete áreas, quatro blocos de águas rasas offshore e três blocos onshore.

Os direitos do petróleo serão regidos por um contrato de partilha – tal qual é no Brasil para o pré-sal e que vem sendo atacado pelas multis.

 

Segurança e turismo

Dois eventos simultâneos acontecem nesta sexta-feira, na Barra da Tijuca: o Fórum de Segurança sobre a Intervenção Federal na Segurança Pública e a primeira Feira de Negócios voltada para a hotelaria.

O Fórum terá como tema principal a intervenção federal na segurança pública e seus desdobramentos, em especial o impacto nas atividades de turismo, comércio e indústria. A realização é da Associação Comercial e Industrial do Recreio (Acir Transoeste) e da Associação de Hotéis do Estado do Rio (ABIH-RJ).

Paralelamente, acontecerá a 1ª Feira de Negócios, do SindHotéis Rio, voltada para fornecedores de hotelaria, com 40 expositores e presença esperada de 1,5 mil visitantes. Ambos serão no Hotel Ramada Recreio Shopping.

 

Rápidas

A Câmara dos Deputados realiza, nesta sexta-feira, às 9h30, no Rio de Janeiro, audiência pública sobre as inovações trazidas pelo bitcoin e a rede blockhain. O evento é uma iniciativa do deputado federal Otávio Leite, com apoio do IAG – Escola de Negócios da PUC-Rio. Inscrições em http://bit.ly/AudienciaPublicaNaPUCRio *** As inscrições para a Olimpíada Brasileira de Robótica, que tem coordenação nacional da UFSCar, foram prorrogadas até esta sexta-feira (25), pelo site www.obr.org.br. Mais informações em www.facebook.com/OBRobotica *** Dança para todos os gostos: neste domingo, aula de forró no Américas Shopping, a partir de 17h. No mesmo dia, o Shopping Jardim Guadalupe promoverá aula de Dança Mix, das 16h às 17h30. O Shopping Grande Rio chega dois dias antes: na sexta, receberá as famílias para praticarem diversos ritmos da dança de salão; a partir das 17h *** Um dos maiores especialistas em investimentos nos Estados Unidos, Ariel Yaari da Driftwwod, chega ao Brasil no fim de maio para uma série de 14 eventos em São Paulo, Rio de Janeiro, Campinas, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.