30.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Céu & inferno

A previsão é de um jornalista mineiro, feita em conversa com esta coluna. Se Itamar Franco saísse candidato para presidente da República, arrastaria generosa fatia do eleitorado mineiro, em apoio às suas posições contra a política econômica do tucanato. No entanto, se optasse pela reeleição para o governo mineiro teria de cortar um dobrado para enfrentar fortes resistências à sua política administrativa. Acrescente-se que a avaliação é anterior a especulações na imprensa sobre o suposto namoro com o tucano José Serra, sem nenhum desmentido de Itamar.

Na praia
Após anos em São Paulo, a Fundação Konrad Adenauer – organização política vinculada à Democracia Cristã da Alemanha – decidiu retornar ao Rio de Janeiro, de onde saíram em 94. A fundação inaugura hoje sua nova sede, na Cidade Maravilhosa (Praça Floriano, 19 /20º). A justificativa para o retorno é que estão sediadas no Rio quase todas as instituições que fazem parcerias com eles, entre organizações governamentais e não governamentais. Nas linhas de pesquisa e trabalho da fundação constam a formação política e a comunicação/informação. Um dos últimos trabalhos em que a Fundação Konrad Adenauer participa é o livro Mulheres na Elite Política Brasileira, de Lúcia Avelar, editada em parceria com a Fundação Unesp.

Reforço
Setenta e cinco por cento dos empresários custeiam cursos para seus funcionários, com o objetivo de melhorar a qualificação técnica da companhia. O resultado foi apurado por enquete feita no sítio da Boucinhas & Campos Consultores (www.boucinhas.com.br). Entre os empresários consultados, 9% disseram não investir na qualificação de seus funcionários e 16% não responderam à questão.
O investimento preferido dos empresários é o pagamento total de cursos de especialização no Brasil (22%), seguido por cursos de idioma parcialmente custeados pela empresa (19%). Apenas 5% cobrem integralmente o valor dos cursos de idiomas e 17% arcam parcialmente com o custo de cursos de especialização, mesmo percentual para pagamento parcial de cursos de pós-graduação e mestrado no Brasil.

Só local
Os empresários ouvidos apontaram a melhora da qualificação técnica da companhia  como principal objetivo do investimento na carreira dos funcionário (48%). A criação de condições para manter talentos na empresa foi apontada por 23% dos participantes da pesquisa, enquanto 19% elegeram a necessidade de melhorar a qualidade dos bens produzidos/serviços prestados.
Os investimentos das empresas, no entanto, não se estendem a cursos no exterior. Nenhuma das companhias consultadas custeia, parcial ou totalmente, pós-graduação ou mestrado fora do Brasil. Apenas 5% financiam integralmente cursos de especialização em outros países e 2% arcam parcialmente com os custos no exterior.

Duas frentes
Um dos principais pensadores norte-americanos não alinhados com o pensamento único, James Petra afirma que a tentativa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, “de montar dois cavalos (uma política externa independente e uma política interna liberal-reformista)”  torna o mandatário venezuelano “muito vulnerável à estratégia golpista traçada pelos Estados Unidos”.

Aspone
Afinal, para quê serve uma Agência Brasileira de Inteligência (Abin) incapaz de detectar a invasão da fazenda dos filhos do presidente FH, ainda que esta ação tenha sido anunciada com antecedência, digamos, extremamente conveniente?

A serviço
Afinal o quê pretendem líderes desconhecidos do MST quando servem de garoto-propaganda para a satanização de candidaturas de oposição?

Artigo anteriorRetrato
Próximo artigoBola fora
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.