Céu & inferno

97

A previsão é de um jornalista mineiro, feita em conversa com esta coluna. Se Itamar Franco saísse candidato para presidente da República, arrastaria generosa fatia do eleitorado mineiro, em apoio às suas posições contra a política econômica do tucanato. No entanto, se optasse pela reeleição para o governo mineiro teria de cortar um dobrado para enfrentar fortes resistências à sua política administrativa. Acrescente-se que a avaliação é anterior a especulações na imprensa sobre o suposto namoro com o tucano José Serra, sem nenhum desmentido de Itamar.

Na praia
Após anos em São Paulo, a Fundação Konrad Adenauer – organização política vinculada à Democracia Cristã da Alemanha – decidiu retornar ao Rio de Janeiro, de onde saíram em 94. A fundação inaugura hoje sua nova sede, na Cidade Maravilhosa (Praça Floriano, 19 /20º). A justificativa para o retorno é que estão sediadas no Rio quase todas as instituições que fazem parcerias com eles, entre organizações governamentais e não governamentais. Nas linhas de pesquisa e trabalho da fundação constam a formação política e a comunicação/informação. Um dos últimos trabalhos em que a Fundação Konrad Adenauer participa é o livro Mulheres na Elite Política Brasileira, de Lúcia Avelar, editada em parceria com a Fundação Unesp.

Reforço
Setenta e cinco por cento dos empresários custeiam cursos para seus funcionários, com o objetivo de melhorar a qualificação técnica da companhia. O resultado foi apurado por enquete feita no sítio da Boucinhas & Campos Consultores (www.boucinhas.com.br). Entre os empresários consultados, 9% disseram não investir na qualificação de seus funcionários e 16% não responderam à questão.
O investimento preferido dos empresários é o pagamento total de cursos de especialização no Brasil (22%), seguido por cursos de idioma parcialmente custeados pela empresa (19%). Apenas 5% cobrem integralmente o valor dos cursos de idiomas e 17% arcam parcialmente com o custo de cursos de especialização, mesmo percentual para pagamento parcial de cursos de pós-graduação e mestrado no Brasil.

Só local
Os empresários ouvidos apontaram a melhora da qualificação técnica da companhia  como principal objetivo do investimento na carreira dos funcionário (48%). A criação de condições para manter talentos na empresa foi apontada por 23% dos participantes da pesquisa, enquanto 19% elegeram a necessidade de melhorar a qualidade dos bens produzidos/serviços prestados.
Os investimentos das empresas, no entanto, não se estendem a cursos no exterior. Nenhuma das companhias consultadas custeia, parcial ou totalmente, pós-graduação ou mestrado fora do Brasil. Apenas 5% financiam integralmente cursos de especialização em outros países e 2% arcam parcialmente com os custos no exterior.

Espaço Publicitáriocnseg

Duas frentes
Um dos principais pensadores norte-americanos não alinhados com o pensamento único, James Petra afirma que a tentativa do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, “de montar dois cavalos (uma política externa independente e uma política interna liberal-reformista)”  torna o mandatário venezuelano “muito vulnerável à estratégia golpista traçada pelos Estados Unidos”.

Aspone
Afinal, para quê serve uma Agência Brasileira de Inteligência (Abin) incapaz de detectar a invasão da fazenda dos filhos do presidente FH, ainda que esta ação tenha sido anunciada com antecedência, digamos, extremamente conveniente?

A serviço
Afinal o quê pretendem líderes desconhecidos do MST quando servem de garoto-propaganda para a satanização de candidaturas de oposição?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui