CVM lança sistema para auditores independentes

98
CVM
CVM (Foto: Portal Gov.br)

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) está com novo sistema de cadastro de auditores independentes chamado Infoaudi. A automatização de certidão de confirmação de registro está entre as novidades. O lançamento foi nesta segunda-feira. “A novidade vem em linha com a proposta da Autarquia de modernizar seus processos para se consolidar como um regulador tecnológico (Regtech)”, disse a CVM.

Atualmente, a CVM conta com cerca de 350 auditores independentes registrados, que poderão utilizar o sistema para atualizarem diretamente seus dados e informações, além de anexar os documentos exigidos pela Resolução CVM 23.

De acordo com a autarquia, ao cadastrar as informações no Infoaudi, será gerado, de forma automática, processo administrativo SEI, e os dados serão confirmados e validados pela Gerência de Normas de Auditoria (GNA) da Superintendência de Normas Contábeis e de Auditoria (SNC) da CVM, que irá deferir, indeferir ou colocá-lo em alguma exigência.

“Esse processo levava, em média, mais de um mês. Com o Infoaudi, haverá maior celeridade na atualização das informações e um ganho no andamento do trabalho para todas as partes”, diz Madson Vasconcelos, gerente de Normas de Auditoria da CVM.

Espaço Publicitáriocnseg

Auditor independente

A emissão de Certidão de Confirmação de Registro era solicitada pelos auditores independentes e se tornou uma das novidades trazidas pelo sistema. O documento comprova o registro na CVM e, até então, só era possível via emissão de ofício pela Autarquia, após solicitação dos auditores. “Com a automatização, será possível que o próprio auditor emita, pelo Infoaudi, quantas certidões ele precisar em um só dia”, explica o gerente.

O extrato do registro na autarquia é outro destaque. O histórico do auditor independente na CVM era exclusivo do regulador, e agora também está disponível no Infoaudi. A ficha de cadastro, com todo o gerenciamento de informações do auditor independente na CVM, poderá ser acessada pelo próprio usuário no sistema.

O Infoaudi vai possibilitar mais agilidade no processo de atualização das informações e melhor checagem dos dados pelo próprio usuário. Proporcionará maior fluidez na interação entre o auditor e a CVM, permitindo o acompanhamento de suas demandas junto à autarquia de forma transparente e segura”, acredita Paulo Roberto Gonçalves Ferreira, Superintendente de Normas Contábeis e de Auditoria.

Transparência

Segundo a CVM, o público externo também poderá consultar as informações do auditor independente no Infoaudi. As informações básicas do registro dos auditores independentes estarão disponíveis em formato de ficha, respeitando a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Da mesma forma, as certidões emitidas pelos auditores independentes poderão ser validadas e confirmadas diretamente no sistema. O objetivo é que a informação auxilie em caso de eventual contratação profissional, por exemplo.

O sistema pode ser acessado na opção atualização cadastral > Infoaudi – Gestão de Auditores, no CVM Web, por meio de login no Gov.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui