CVM manda Biobrás adiar assembléia

203

A CVM mandou a Biobras adiar, pelo prazo mínimo de oito dias, a assembléia convocada pelos novos controladores, inclusive para autorizar o cancelamento de registro de empresa aberta. O órgão regulador considerou que houve a inobservância dos dispositivos do artigo 126 da Lei 6404/76. Assim sendo, objetivando permitir o perfeito atendimento da legislação e a proteção dos acionistas minoritários, estabeleceu que a data será estabelecida a partir da publicação do aviso de fato relevante.
Entre as irregularidades apontadas pela CVM está a solicitação a acionistas de procuração ao acionista controlador, formulada pela companhia, através do diretor de Relações com Investidores. Além disso, tal pedido não foi dirigido à totalidade dos acionistas da companhia, não permite aos solicitados o exercício do voto contrário ao cancelamento do registro e não contém todos os elementos informativos necessários ao exercício do voto pedido. E não houve o atendimento da solicitação de minoritário para o fornecimento da relação de endereços dos demais acionistas.
O pitoresco é que existe a ameaça de que o não acatamento da recomendação implicará nos procedimentos administrativos para a aplicação da Lei. Os estrangeiros que adquiriram o controle da Biobrás devem estar morrendo de medo de serem os primeiros a serem punidos no Brasil.

Pressão que deu certo
A United Airlines, consultou o especialista em concordatas de sua companhia de advocacia, diante da possibilidade de enfrentar uma nova greve. Como parte de seu plano de contingência, a United começou a conversar com o advogado James Sprayregen, que foi o consultor da Trans World Airlines no seu pedido de concordata e posterior venda no ano passado.
A United enfrenta uma possível greve de 13 mil mecânicos e funcionários de limpeza. O início da greve pode ser decidido hoje e alguns analistas sugerem que a situação poderá forçar a companhia a pedir proteção de falência. A companhia divulgou um prejuízo líquido de US$ 2,1 bilhões em 2001.
Após a divulgação de tal decisão, os funcionários resolveram ceder nas suas pretensões. E a UAL Corp., empresa controladora da United Airlines, e o sindicato de maquinistas, chegaram a um novo acordo para os 12.800 mecânicos e limpadores, evitando uma possibilidade da greve. Os trabalhadores receberão detalhes da nova tentativa de acordo do sindicato e votarão se aceitam as mudanças ou não nas próximas duas semanas.

Moody”s rebaixa rating da Ericsson
A Moody”s Investors Service informou que rebaixou de Baa1 para Baa2 os ratings de longo prazo da LM Ericsson AB e confirmou em Prime-2 o rating da companhia para dívidas de curto prazo. A perspectiva para a empresa continua estável. O rebaixamento do rating está baseado na expectativa de uma contínua queda de pedidos de sistemas de segunda geração de telefonia, e cancelamentos de planos de instalação de equipamentos de terceira geração para o mercado.

Lucro da Danone caiu devido a encargos
A Danone anunciou queda maior que a esperada em seus lucro líquido, que foi afetado por encargos com a reestruturação de seus negócios de biscoitos e os custos com amortização relacionada a venda de sua unidade italiana Galbani. Os resultado da companhia francesa recuou para 132 milhões de euros em 2001, ante ao total de 721 milhões de euros do mesmo período do ano anterior. As vendas, no entanto, aumentaram 5,1%, e atingiram a US$ 14,47 bilhões. O lucro operacional cresceu 4%, para 1,609 bilhão de euros, contra 1,550 bilhão do mesmo período do ano anterior.
Analistas esperavam lucro líquido de 614,6 milhões de euros e operacional de 1,611 bilhão de euros. A companhia, porém, prevê para este ano um crescimento de vendas de pelo menos 5% e aumento do lucro por ação de 10%.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui