Da Glória a Jacarepaguá

179

Quatro bairros que se interligam na direção Sul e um que é verdadeira cidade na Zona Oeste do Rio de Janeiro estão na lista dos imóveis que David Botelho vai leiloar no último dia deste mês (31), às 13h, no mini auditório do Fórum da Av. Erasmo Braga, 115, situado no átrio do prédio, ao lado do hall dos elevadores. Assim, quem estiver interessado em qualquer desses locais, para morar ou fazer investimento, pode tomar nota dos endereços e pegar mais informações no escritório do leiloeiro, na Rua Teófilo Otoni, 135, loja A, ou mesmo pelo telefone: (21) 2233-1573.
Na Glória (como diz um antigo samba), que começa depois da Lapa e emenda com o Flamengo, está à venda um apartamento ideal para solteiro, ou solteira, é claro: tem sala, quarto, cozinha e área, tudo somando 50 metros quadrados e ainda vaga na garagem do edifício, que fica na Rua Conde Lage, 54/806. Neste bairro, que tem história como preferido pelos boêmios, intelectuais e artistas na primeira metade do século XX (como Santa Teresa), viveu o grande escritor, que também era médico, Pedro Nava, autor de poucos livros que são verdadeiras obras primas. Quem leu o “Baú de Ossos” – e todos os que vieram a seguir – sabe bem disso.
O segundo bairro que está na relação de imóveis que David Botelho apregoará dia 31 é o Flamengo mesmo, que muita gente prefere pela proximidade do mar, no qual morava o mítico Jorginho Guinle, os Mayrink Veiga e o novelista Gilberto Braga, entre muitos outros milionários. Hoje em dia é muito freqüentado pelos excelentes restaurantes, a começar pelo tradicional Lamas, que fica perto do Estação Paissandú, um templo de culto aos filmes de arte no século passado. Pois é no Flamengo que se encontra um apartamento de três quartos, sala, varanda, banheiro e dependências de empregada que será oferecido em primeira praça, como os demais. Fica na Rua Conde de Baependi, 23/304, próximo da Estação Largo do Machado do Metrô e bem servido de bancos e comércio variado.
O terceiro imóvel dessa sessão de lances encontra-se em Botafogo, outro bairro de tradição, que era escolhido pelos bem aquinhoados da fortuna. Ainda hoje abriga belos casarões, que ficam dentro de jardins bem cuidados entre os altos edifícios que foram ganhando espaço em suas ruas. Tem como endereço a Praia de Botafogo, 406/1112, é de fundos e pequeno, mas a localização vale a pena.
Para fechar a série que começa na Glória vem Copacabana, que não deixou de ser a Princesinha do Mar, embora sem o brilho de outrora. Quem duvidar que veja sua imensa praia num dia de calor, ou na noite de reveillon… David Botelho vai colocar à venda um apartamento de frente situado na Rua Sá Ferreira, 172/502 que tem área de 202m² e vaga na garagem. O prédio é de duas unidades por andar.
Finalmente, dois imóveis que ficam no bairro/cidade de Jacarepaguá, que se comunica com a Barra da Tijuca de um lado e com a Zona Norte do outro. Um de três quartos, fica na Rua Alcides Lima, 103/804, em edifício moderno dotado de playground, piscina, sauna e quadra esportiva e mede 144m²; outro de sala, quarto, cozinha e banheiro, de frente, medindo 53m², localizado em prédio moderno que se situa na Rua Dona Francisca, 18/101.
Com tantas opções, quem se habilita?

Lourenço em novo escritório
Com dois leilões para fazer ainda em janeiro, Gustavo Lourenço já está trabalhando em seu novo escritório, que tem o mesmo endereço de rua e de numeração do prédio, mas fica num andar diferente. Seu endereço agora é: Avenida Erasmo Braga, 277, sala 901, a poucos metros de distância do Fórum do Castelo e ao lado do Terminal Menezes Cortes. Nesta quinta-feira, 24, Gustavo Lourenço vai fazer um pregão de segunda praça, quer dizer, bater o martelo pela melhor oferta da ocasião. O objeto da venda é um apartamento situado na Rua padre Ildefonso Penalba, 90/102 (edifício Pomar do Méier), bloco 2, dividido em sala, dois quartos – suite -, varanda, banheiro e área de serviço. Interessados devem fazer seus lances às 14h, no átrio do Fórum Regional do Méier, à Rua Aristides Caire, 53. Mais informações pelo telefone: (21) 2220-0863.
Também pela melhor oferta, Lourenço apregoará um apartamento de dois quartos que está situado em Jacarepaguá, na Rua Araguaia, 111/306 do bloco 2. O edifício Solar Juliana e Cristina oferece aos seus moradores o desfrute de salão de festas, churrasqueira e campo de futebol e direito a uma vaga de garagem para carro. Este leilão está marcado para o dia 30, quarta-feira, às 13h10, no Fórum Regional que funciona na Rua Professora Francisco Piragibe, 80, na Taquara. Mais informações no novo escritório ou pelo telefone: (21) 2220-0863. E como dizem por aí, “tudo azul em 2008”.

Recordar é bom
Waldyr Mattos gosta de lembrar os bons tempos dos anos 50, quando o Salão Nacional de Belas Artes dava como prêmio mais desejado pelos artistas a gloriosa Viagem à Europa, usufruída principalmente em Paris. Conta como aproveitou a sua permanência no Velho Mundo, como era o seu relacionamento com outros artistas, sobretudo com Bustamante Sá e Sylvio Pinto. Pinto era seu compadre – ele batizou uma das filhas dele – e quando regressou de Paris tinha muita história para contar de sua viagem .
Segundo lembra Waldyr, que está com mais de 90 anos e acabou de encerrar uma série de trabalhos inspirada nas entranhas de indústrias, Sylvio Pinto ganhou o prêmio de viagem com pintura que tinha como tema paisagem de Santa Teresa, mas concorreu também com uma tela que recriava a Praça XV em toda a sua beleza. Esta marinha magnífica foi comprada do amigo e companheiro por Waldyr Mattos, que só se desfez dela muitos anos depois, para um colecionador que admirava grandemente a obra desse artista carioca. A memória de Waldyr é uma fonte inesgotável de informações saborosas, curiosas e importantes sobre aquele universo que se acabou com o passar dos tempos. Será que alguma editora se interessa sobre o assunto?

Ledy Gonzalez

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui