Darwinismo rentista

Autor de O poder das  barricadas: uma autobiografia dos anos 60, no qual faz um balanço dessa década emblemática, o respeitado pensador indiano Tariq Ali alerta ironicamente, em artigo na edição desta semana da revista A Margem Esquerda, sobre a triste evolução de  alguns dos militantes de 1968: “Hoje, muitos deles estão à frente de grandes corporações.”

Débito
A falta de recursos para pagar as mensalidades escolares ocupa o segundo lugar entre os maiores medos dos estudantes dos ensinos médio e superior. Para 24% dos 11 mil jovens consultados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), uma eventual impossibilidade financeira relacionada aos estudos mostra-se mais relevante até do que a possibilidade de não concluir o curso ou não conseguir conciliar as responsabilidades da escola com trabalho e lazer. O topo da lista dos maiores temores dos novos universitários, com 36% de citações, é ocupado pela hipótese de descoberta tardia da escolha errônea da carreira.

Crédito
A identificação dos temores faz parte de um levantamento mais amplo, que incluiu, entre outras, a pergunta: o que os estudantes esperam da universidade? Bom nível de ensino vem na cabeça (44%), seguido da expectativa de ter aulas com professores capacitados e comunicativos (24%) e pela possibilidade de conseguir uma oportunidade de capacitação prática na área de atuação (18%).

Burro de carga
“Se os 10% mais ricos têm uma tributação de 22,7%; se os 10% mais pobres (cujo volume de renda é muito baixo em relação à renda nacional) têm uma tributação de 32,8%; se a carga tributária no Brasil é de 37% da renda nacional; então quem paga mesmo impostos no Brasil é a classe média.” A conclusão é do prefeito do Rio, Cesar Maia.

Procura-se
Maia, aliás, exerceu em seu boletim eletrônico diário aquilo que tem sido uma de suas poucas características positivas: a ironia ferina. “Quem souber do paradeiro da Força Nacional, por favor, comunique-se com este Ex-Blog com urgência. Os cariocas, prementes de segurança, não conseguem a localizar (sic) faz muitas semanas”, descascou o prefeito.

Desconto
A tentativa da Drogaria São Paulo de entrar no mercado cearense – para isso, concedendo descontos de até 30% a seus clientes – tem sido barrada na Justiça pelas farmácias locais.  Com base no argumento dos concorrentes de que essa prática poderia levá-los à falência, o Ministério Público cearense assinou acordo com o Sindicato de Farmácias de Fortaleza proibindo descontos superior a 15%. Como a Drogaria São Paulo continuou a praticar descontos de 30%, o assunto foi parar na Justiça e espera decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região.
Para a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, os descontos não representam ameaça futura à concorrência porque, ainda que a Drogaria São Paulo dominasse o mercado, não teria como cobrar preços altos do consumidor, pois os remédios são tabelados.

Mãe todo dia
Prestadores de serviços, assim como o comércio, apresentaram bons resultados no que foi considerado o melhor Dia das Mães dos últimos sete anos, classificação feita pela Fecomércio-RJ. Alguns setores decidiram estender as promoções até o final de maio, principalmente naqueles relacionados à beleza, apontado pela pesquisa como um dos mais lucrativos. Na Clínica de Estética Estimulação Russa, por exemplo, as mães que forem acompanhadas dos filhos ganham uma avaliação e uma sessão do tratamento.

Oriente
O reitor Paulo Alonso visita, nesta segunda, a Universidade de Hong Kong, para conhecer a oferta de cursos de português, organizados pelo Centro de Línguas com o apoio do Instituto Camões. De lá, Alonso parte para Macau e, na universidade local, fala sobre “Os aspectos sociais e políticos da universidade brasileira”.

Artigo anteriorFome de lucro
Próximo artigoIlusão
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Na pandemia, BNDES vendeu ações que agora valem o dobro

Em nove meses, banco perdeu R$ 8 bi só em 1 operação.

Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Queda de faturamento atinge 82% dos MEI

Em Minas, 60% dos microempreendedores individuais formalizados na pandemia abriram o negócio por oportunidade.

Inflação oficial fica em 0,31% em abril

Grupo com alta relevante no mês foi alimentação e bebidas (0,40%), devido ao comportamento de alguns itens.

Manhã de hoje é negativa em quase todo o mundo

Em Nova Iorque, Dow Jones e S&P futuros cediam 0,10% e 1,04%, respectivamente.

Projeção da Selic é de 5% no final deste ano

Para o ano que vem, analista projeta 6,5%, dado o alerta do Copom sobre o ritmo de normalização após reunião de junho.

Dia começando ruim nos mercados globais

Ontem, os mercados abertos na parte da tarde desaceleraram, com o Dow Jones fechando em queda de 0,10%.