Darwinismo rentista

Autor de O poder das  barricadas: uma autobiografia dos anos 60, no qual faz um balanço dessa década emblemática, o respeitado pensador indiano Tariq Ali alerta ironicamente, em artigo na edição desta semana da revista A Margem Esquerda, sobre a triste evolução de  alguns dos militantes de 1968: “Hoje, muitos deles estão à frente de grandes corporações.”

Débito
A falta de recursos para pagar as mensalidades escolares ocupa o segundo lugar entre os maiores medos dos estudantes dos ensinos médio e superior. Para 24% dos 11 mil jovens consultados pelo Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), uma eventual impossibilidade financeira relacionada aos estudos mostra-se mais relevante até do que a possibilidade de não concluir o curso ou não conseguir conciliar as responsabilidades da escola com trabalho e lazer. O topo da lista dos maiores temores dos novos universitários, com 36% de citações, é ocupado pela hipótese de descoberta tardia da escolha errônea da carreira.

Crédito
A identificação dos temores faz parte de um levantamento mais amplo, que incluiu, entre outras, a pergunta: o que os estudantes esperam da universidade? Bom nível de ensino vem na cabeça (44%), seguido da expectativa de ter aulas com professores capacitados e comunicativos (24%) e pela possibilidade de conseguir uma oportunidade de capacitação prática na área de atuação (18%).

Burro de carga
“Se os 10% mais ricos têm uma tributação de 22,7%; se os 10% mais pobres (cujo volume de renda é muito baixo em relação à renda nacional) têm uma tributação de 32,8%; se a carga tributária no Brasil é de 37% da renda nacional; então quem paga mesmo impostos no Brasil é a classe média.” A conclusão é do prefeito do Rio, Cesar Maia.

Procura-se
Maia, aliás, exerceu em seu boletim eletrônico diário aquilo que tem sido uma de suas poucas características positivas: a ironia ferina. “Quem souber do paradeiro da Força Nacional, por favor, comunique-se com este Ex-Blog com urgência. Os cariocas, prementes de segurança, não conseguem a localizar (sic) faz muitas semanas”, descascou o prefeito.

Desconto
A tentativa da Drogaria São Paulo de entrar no mercado cearense – para isso, concedendo descontos de até 30% a seus clientes – tem sido barrada na Justiça pelas farmácias locais.  Com base no argumento dos concorrentes de que essa prática poderia levá-los à falência, o Ministério Público cearense assinou acordo com o Sindicato de Farmácias de Fortaleza proibindo descontos superior a 15%. Como a Drogaria São Paulo continuou a praticar descontos de 30%, o assunto foi parar na Justiça e espera decisão do Tribunal Regional Federal da 5ª. Região.
Para a Secretaria de Direito Econômico do Ministério da Justiça, os descontos não representam ameaça futura à concorrência porque, ainda que a Drogaria São Paulo dominasse o mercado, não teria como cobrar preços altos do consumidor, pois os remédios são tabelados.

Mãe todo dia
Prestadores de serviços, assim como o comércio, apresentaram bons resultados no que foi considerado o melhor Dia das Mães dos últimos sete anos, classificação feita pela Fecomércio-RJ. Alguns setores decidiram estender as promoções até o final de maio, principalmente naqueles relacionados à beleza, apontado pela pesquisa como um dos mais lucrativos. Na Clínica de Estética Estimulação Russa, por exemplo, as mães que forem acompanhadas dos filhos ganham uma avaliação e uma sessão do tratamento.

Oriente
O reitor Paulo Alonso visita, nesta segunda, a Universidade de Hong Kong, para conhecer a oferta de cursos de português, organizados pelo Centro de Línguas com o apoio do Instituto Camões. De lá, Alonso parte para Macau e, na universidade local, fala sobre “Os aspectos sociais e políticos da universidade brasileira”.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFome de lucro
Próximo artigoIlusão

Artigos Relacionados

Indústria naval apresenta propostas para eleições 2022

Setor quer deixar para trás maré ruim dos últimos 7 anos

Brics+ será gigante em alimentos e energia

Bloco ampliado desafia EUA rumo a nova ordem mundial.

Para combater Putin, adeus livre mercado

Teto para preço do petróleo é nova sanção desesperada do G7.

Últimas Notícias

Acqio inclui transações via Pix em suas soluções de pagamento

Em abril os pagamentos feitos via Pix atingiram a marca histórica de 11,5%, no comércio eletrônico

Pedidos de empréstimos recuam e cartão continua vilão

Segmento teve queda de 8,3% no mês de maio.

Prazo para renegociar dívidas com a União é prorrogado até outubro

Estão disponíveis dez editais que preveem condições diferenciadas de pagamento dos débitos.

Estados reduzem ICMS, mas dólar pode elevar combustíveis

Ao menos 11 governos anunciaram queda do imposto.

Fertilizantes e óleo reduzem superávit da balança comercial em junho

Governo reduz projeção para o ano: US$ 81,5 bilhões.