Data vênia

O próximo passo do ministro Nelson Jobim para tranqüilizar a nação é esclarecer o que deveria acontecer com um integrante do Supremo Tribunal Federal (STF) que confessa, voluntariamente, ter violado a Constituição que jurara defender como deputado. Em tempo, como o Supremo é o guardião da Constituição, a resposta deve ser mais breve dos que os 15 anos transcorridos entre o fato e a confissão.

Seca
A produção agropecuária será inviabilizada se o texto da reforma tributária aprovado pela Câmara de Deputados prosperar, denuncia a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ). De acordo com o presidente da entidade, José Olavo Borges Mendes, a situação pode se transformar em um verdadeiro caos para o agronegócio brasileiro. “Conversamos com 78 dos 81 senadores e pedimos que observem o impacto que o fim da isenção do ICMS e alguns reajustes tributários podem ter, principalmente em relação à produção agropecuária no país”, responsável por cerca de 40% da balança comercial brasileira.
“Em uma simulação elaborada pelo Conselho Superior de Agricultura e Pecuária do Brasil, alguns insumos, como defensivos agrícolas e fertilizantes, podem ficar 500% mais caros para o produtor, dependendo da alíquota para cálculo”, diz Mendes.

Luz apagada
O fim da aventura Garotinho no PSB acabou também com a bancada do partido na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O último remanescente, Edson Albertassi, oficializou na sexta-feira sua ida para o PSC, sigla auxiliar do ex-governador, que recebeu aqueles políticos que, por questões regionais, não puderam ir para o PMDB junto com a família Garotinho. Albertassi deve disputar a prefeitura de Campos, principal cidade do Norte Fluminense.

Loteria
Para quem não confia nos sistemas de segurança dos bancos, a história vivida, ontem, por um cliente de duas instituições diferentes fornece novos dados para o ceticismo. Ao passar pela porta giratória de uma agência da Zona Sul de São Paulo, o cliente abriu a bolsa para checar num papel seu saldo. Ato contínuo, o segurança pediu para recuasse até a faixa amarela e exibisse objetos detectáveis pelo alarme. Depois de repetida duas vezes a operação, ingressou sem problema no banco. Minutos depois, com a mesma bolsa – desta vez fechada – entrou numa agência localizada a poucos metros sem sofrer nenhum incômodo. Saiu convencido de que, mais do que a sensibilidade do alarme, o que vale é o “olhômetro” do segurança.

Agressão
O historiador português Miguel Urbano Rodrigues faz palestra na Associação Scholem Aleichem de Cultura e Recreação (ASA) sobre a conjuntura internacional após a agressão contra o Iraque. Miguel, que é professor de História Contemporânea na Universidade de Lisboa e deputado pelo Partido Comunista Português no Parlamento Europeu e na Assembléia da República Portuguesa, escreveu livros e ensaios sobre questões internacionais e esteve exilado no Brasil durante a ditadura salazarista. Será amanhã, às 20h, na sala de vídeo (Rua São Clemente 155, Rio de Janeiro). Entrada franca.

Paridade
Em artigo publicado aqui ao lado, na semana passada, Eduardo Ítalo Pesce se referiu à compra de 12 novos caças para a Força Aérea Brasileira e à de um novo avião presidencial como custando R$ 750 milhões e R$ 50 milhões. Na verdade, o autor queria dizer dólares e não reais.

Faça o que eu digo
Já que é um dos mais fortes defensores da campanha pelo desarmamento da população, por que a Rede Globo não aproveita e bane da telinha filmes violentos como os que costumam povoar não só as noites de domingo, mas até as inocentes tardes semanais?

O crime compensa
Do governador do Paraná, Roberto Requião (PMDB-PR), com sua habitual língua ferina, fulminando a liberação dos transgênicos determinada pelo governo Lula: “Legalizaram o contrabando.”

Artigo anteriorFazedores de imagem
Próximo artigoBlindagem
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cortes poupam petroleiras e ‘bolsa refrigerante’

Para liberar auxílio emergencial, governo prejudica setores essenciais.

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Investimento chinês em pesquisa aumentará 7% ao ano até 2025

País divulga 14º Plano Quinquenal; desde 1953, PIB cresceu 1.232 vezes.

FMI: orçamento deve atender direitos das mulheres

No Egito, por exemplo, houve mais recursos para serviços públicos de creche.

Planos registram maior número de beneficiários desde dezembro de 2016

Dados de janeiro foram divulgados hoje pela ANS e confirmam tendência de crescimento no país.

MP-RJ pede júri popular para Flordelis e mais oito réus

Deputada é acusada de mandar matar o marido; 11 réus respondem ao processo, mas o MP pediu para não se pronunciar sobre dois deles.

Payroll de fevereiro surpreendeu positivamente as expectativas

Soma-se às surpresas a revisão no número anterior de 49k para 166k e, principalmente, a criação de vagas no setor privado em 465k.