Data vênia

O presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra, foi aconselhado por sua assessoria jurídica a não se tornar o responsável direto pela administração de todas refinarias da empresa. Com essa atitude, Dutra pretendia pôr um freio à indústria de liminares que, para garantir a compra de combustível sem pagamento de impostos, tem obtido a decretação de prisão de funcionários de escalões intermediários da estatal. Cautelosos, os advogados lembram que Dutra, como presidente da estatal, não tem direito à imunidade parlamentar que gozava como senador. Sem desconsiderar as razões jurídicas, é preciso lembrar, porém, que a repercussão de uma eventual prisão do presidente da Petrobras, por esse tipo de motivo, aumenta a responsabilidade do juiz que resolver decretá-la.

Serasa em foco
Semana quente na CPI da Serasa. Hoje os integrantes encontram-se com o ministro da Fazenda, Antônio Palocci. À tarde, a CPI promoverá uma acareação entre o economista Edson Galdino Vilela de Souza e o ex-chefe do Serviço de Relacionamento com o Usuário (Serel) Aristodo Rodrigues, já que o deputado Luiz Alberto (PT-BA) acha que os convocados prestaram depoimentos contraditórios sobre denúncias de fraudes na Serasa.
Amanhã, a CPI fará audiência pública para ouvir o ex-presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) Roberto Egydio Setúbal. Na quinta-feira chega a vez do presidente da Serasa, Elcio Aníbal de Lucca, expor na comissão. A apresentação dos sub-relatórios aos integrantes da CPI está prevista para o próximo dia 21. Entre 28 e 30 deste mês, será apresentado o relatório final do deputado Gilberto Kassab (PFL-SP). A votação deverá ocorrer entre os dias 3 e 5 de novembro. A CPI apura a forma como a Serasa trata das informações de usuários de serviços bancários.

Mar de almirante
Prova de que a crise que afeta a maioria beneficia alguns eleitos, a sexta edição do São Paulo Boat Show 2003, que terminou no domingo, movimentou R$ 20 milhões acima das previsões, atingindo R$ 140 milhões. O publico que foi ver as novidades apresentadas por 200 expositores superou o número de 57 mil pessoas, 15% a mais de visitantes do que em 2002. Destaque para as vendas dos barcos mais luxuosos, que têm fila de espera. As embarcações voltadas à classe média quase ficaram encalhadas.

Comitê central
O senador Eduardo Suplicy (PT-SP) defende a realização de prévias nos municípios para a escolha dos candidatos que representarão o partido nas eleições municipais de 2004, principalmente no Estado de São Paulo. A decisão fechada da cúpula petista em torno do nome da atual prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, desagradou a parte da militância, que defende prévias com a participação do economista Plínio de Arruda Sampaio Júnior. Apesar de defender a prévia, Eduardo Suplicy disse que possivelmente apoiará a candidatura de Marta.

Limitadas
O ex-ministro do STF José Carlos Moreira Alves e os juristas Arnoldo Wald e Sylvio Capanema estarão hoje no Ciclo de Conferências sobre Sociedades Limitadas, na Escola de Magistratura do Rio de Janeiro (Emerj). Também participa o jurista Jorge Lobo, que aproveita a ocasião para lançar o livro Sociedades Limitadas.

Cabeça feita
Um dos principais fóruns para pensar as relações sociais da região, as faculdades de Comunicação da América Latina sofrem de profunda síndrome de dependência. Levantamento do pesquisador Luiz Ramiro Beltrán mostra que, até o fim dos anos 70, 90% das pesquisas de 130 escolas de Comunicação da região não tinham como objeto de estudo temas latinos. A pesquisa está publicada em Estado y perspectivas de la investigación em Comunicación em América Latina, editado pela Pontifícia Universidad Javeriana, da Colômbia. Os detentores dos financiamentos, fundamentalmente norte-americanos e europeus, e o conseqüente prestígio de que gozam na região, explicam essa assimetria.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorAgenda
Próximo artigoCosmética

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás