DDD grátis

As conexões de serviços pagos de VoIP (telefonia pela Internet) no Brasil ultrapassaram a marca de 1 milhão no ano passado, revela estudo recém publicado pela IDC (Brazil Telecom Services Database). O maior volume de conexões advém de aplicações gratuitas. Provedores pagos, porém, apresentaram crescimento exponencial desde 2005. O sucesso afeta diretamente as receitas das operadoras tradicionais de longa distância.

Sinergia cambial
Maior importador de moeda estrangeira no Brasil, o Banco Rendimento comprou a Action Câmbio, uma das principais empresas de câmbio turismo do país, com o objetivo de elevar em 30% os negócios, chegando a 10 mil operações diárias de câmbio, como a venda de papel-moeda, travelers checks, remessas estrangeiras, entre outros. Embora recuse-se a revelar o valor da transação, o Rendimento, que já era dono da Cotação – concorrente da Action – afirma que, com o negócio, torna-se a maior empresa de câmbio de varejo do país. Juntando as lojas da Action e da Cotação, a instituição passa a deter 42 pontos de atendimento espalhados pelo país.

Dinossauro
É cada vez menor o número de consumidores que utilizam cheque nas suas compras. Isso está claro no índice de consultas do LIG Cheque, que diminuiu 12,4% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado. No ano, as consultas caíram 9%.

Limpeza
O comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro comemora o crescimento de 8,4% das dívidas quitadas em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Isso mostra que o consumidor quer recuperar o crédito para poder parcelar as compras de Natal. No acumulado de janeiro/novembro desse ano, porém, em relação ao mesmo período de 2006, as consultas, as dívidas quitadas e a inadimplência cresceram, respectivamente, 16,7%, 6,1% e 4,9%.
As consultas (item que indica o movimento do comércio) aumentaram 8,8% e a inadimplência subiu 1,9%. Os números são do registro do Serviço de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio).

Economia
A Petrobras entregou nesta terça-feira o Selo Conpet de Eficiência Energética às empresas fabricantes dos fogões, fornos e aquecedores de água a gás com maiores índices de eficiência energética. Receberam o selo 123 modelos de fogões com forno; 88 de fogões de mesa; 18 de fornos; e 103 de aquecedores de água a gás.

Congelado
O cimento deu um alívio em novembro, após uma elevação de 27,27% no preço de fevereiro para cá. No mês passado, o custo do cimento ficou estável. Com isso, os preços dos materiais de construção no Rio de Janeiro subiram 0,25%, enquanto o IGP-M no período ficou em 0,69%. “Sem pressão nos preços do cimento e do aço, o custo da construção se manteve praticamente estável este mês”, comenta Antônio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-Rio.

Bomba relógio
Caso mantenham a decisão de declarar, no próximo dia 15, a autonomia dos seus departamentos em relação ao governo central, os prefeitos e comitês dos estados da meia lua boliviana – formada pelos estados mais ricos do país – terão um abacaxi para descascar já no início da sua empreitada. A prefeita de Sucre, Aydée Nava, depois de declarar que vai desconhecer a nova Constituição Política do Estado (CPE), aprovada pelos constituintes reunidos em Oruro, pediu aos governantes da meia lua que, tão logo declarem a autonomia, proclamem Sucre como a capital da República. Embora seja a capital administrativa da Bolívia, Sucre reivindica também ser a capital política, com a transferência do Legislativo e do Executivo, sediados em La Paz. Como essa é uma questão mais regional do que partidária, divide tanto os apoiadores do presidente Evo Morales, quanto a oposição.

Oportunidade
A discussão sobre o preço – tido por alguns como baixo – oferecido por Furnas e Odebrecht para a energia gerada na futura Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, suscitou o comentário afiado de um especialista no setor energético: “Em 2012, com o apagão às portas, alguém vai se recusar a pagar o que o consórcio vencedor pedir?”

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorFascinante
Próximo artigoImpério em baixa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Batendo palma para maluco dançar

CPI precisa ser ágil para não deixar governistas propagarem mentiras impunemente.

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Ford Escort de Lady Di em leilão

Carro usado pela princesa deve ser vendido por R$ 210 mil a R$ 280 mil.

Produção industrial cresceu em maio, após queda em abril

Intenção de investimento aumentou em junho em relação a maio e segue acima da média histórica.

Marrocos espera crescimento de 5,3% em 2021

BC do país estima avanço da economia neste ano; receita com turismo vêm caindo; inflação acelerou, mas está controlada.

Pacientes com Covid têm dificuldades a benefício por incapacidade

Nesta terça, Bolsonaro vetou PL aprovado pelo Congresso que dispensa carência do INSS para novas doenças.

Sauditas vêm visitar regiões cafeeiras do Brasil

Brasileiros convidaram os compradores árabes para visitar as lavouras locais no próximo ano.