DDD grátis

As conexões de serviços pagos de VoIP (telefonia pela Internet) no Brasil ultrapassaram a marca de 1 milhão no ano passado, revela estudo recém publicado pela IDC (Brazil Telecom Services Database). O maior volume de conexões advém de aplicações gratuitas. Provedores pagos, porém, apresentaram crescimento exponencial desde 2005. O sucesso afeta diretamente as receitas das operadoras tradicionais de longa distância.

Sinergia cambial
Maior importador de moeda estrangeira no Brasil, o Banco Rendimento comprou a Action Câmbio, uma das principais empresas de câmbio turismo do país, com o objetivo de elevar em 30% os negócios, chegando a 10 mil operações diárias de câmbio, como a venda de papel-moeda, travelers checks, remessas estrangeiras, entre outros. Embora recuse-se a revelar o valor da transação, o Rendimento, que já era dono da Cotação – concorrente da Action – afirma que, com o negócio, torna-se a maior empresa de câmbio de varejo do país. Juntando as lojas da Action e da Cotação, a instituição passa a deter 42 pontos de atendimento espalhados pelo país.

Dinossauro
É cada vez menor o número de consumidores que utilizam cheque nas suas compras. Isso está claro no índice de consultas do LIG Cheque, que diminuiu 12,4% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado. No ano, as consultas caíram 9%.

Limpeza
O comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro comemora o crescimento de 8,4% das dívidas quitadas em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Isso mostra que o consumidor quer recuperar o crédito para poder parcelar as compras de Natal. No acumulado de janeiro/novembro desse ano, porém, em relação ao mesmo período de 2006, as consultas, as dívidas quitadas e a inadimplência cresceram, respectivamente, 16,7%, 6,1% e 4,9%.
As consultas (item que indica o movimento do comércio) aumentaram 8,8% e a inadimplência subiu 1,9%. Os números são do registro do Serviço de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio).

Economia
A Petrobras entregou nesta terça-feira o Selo Conpet de Eficiência Energética às empresas fabricantes dos fogões, fornos e aquecedores de água a gás com maiores índices de eficiência energética. Receberam o selo 123 modelos de fogões com forno; 88 de fogões de mesa; 18 de fornos; e 103 de aquecedores de água a gás.

Congelado
O cimento deu um alívio em novembro, após uma elevação de 27,27% no preço de fevereiro para cá. No mês passado, o custo do cimento ficou estável. Com isso, os preços dos materiais de construção no Rio de Janeiro subiram 0,25%, enquanto o IGP-M no período ficou em 0,69%. “Sem pressão nos preços do cimento e do aço, o custo da construção se manteve praticamente estável este mês”, comenta Antônio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-Rio.

Bomba relógio
Caso mantenham a decisão de declarar, no próximo dia 15, a autonomia dos seus departamentos em relação ao governo central, os prefeitos e comitês dos estados da meia lua boliviana – formada pelos estados mais ricos do país – terão um abacaxi para descascar já no início da sua empreitada. A prefeita de Sucre, Aydée Nava, depois de declarar que vai desconhecer a nova Constituição Política do Estado (CPE), aprovada pelos constituintes reunidos em Oruro, pediu aos governantes da meia lua que, tão logo declarem a autonomia, proclamem Sucre como a capital da República. Embora seja a capital administrativa da Bolívia, Sucre reivindica também ser a capital política, com a transferência do Legislativo e do Executivo, sediados em La Paz. Como essa é uma questão mais regional do que partidária, divide tanto os apoiadores do presidente Evo Morales, quanto a oposição.

Oportunidade
A discussão sobre o preço – tido por alguns como baixo – oferecido por Furnas e Odebrecht para a energia gerada na futura Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, suscitou o comentário afiado de um especialista no setor energético: “Em 2012, com o apagão às portas, alguém vai se recusar a pagar o que o consórcio vencedor pedir?”

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorFascinante
Próximo artigoImpério em baixa

Artigos Relacionados

Engie valerá R$ 2,5 bi a mais após acordo com Aneel

Semana passada, o Monitor noticiou que a proposta da Aneel de repactuação do risco hidrológico (GSF) deixaria a conta a ser paga pelo pequeno...

Apelo de Biden ao multilateralismo fica sem crédito

Na ONU, presidente dos EUA desmente mundo dividido em blocos rígidos.

Fintechs e bancos disputam quem cobra mais

‘Não temos vergonha de sermos bancos’, diz Febraban; mas deveriam.

Últimas Notícias

#Occupy Bovespa

Um mês depois de o MST ter-se lançado na Bolsa, MTST ocupa B3, para protestar contra Bolsonaro, especulação, fome e desemprego.

Copom elevou taxa de juros em 1% para 6,25% ao ano

Aguardamos agora a ata que será divulgada na próxima terça-feira para maiores informações sobre a trajetória da taxa Selic.

Alemanha escolhe sucessor de Merkel no próximo domingo

Eleições deverão ser as mais concorridas dos últimos anos; pesquisas indicam vitória do SPD, social-democrata.

Reajuste salarial fica abaixo da inflação em agosto

Fipe: não houve aumento mediano real como resultado de negociações nos últimos 12 meses; desde setembro, índice tem oscilado de -1,4% a zero.

Clima positivo no exterior deve beneficiar índice Bovespa

Mercado internacional opera no positivo motivado por noticiário sobre Evergrande.