DDD grátis

As conexões de serviços pagos de VoIP (telefonia pela Internet) no Brasil ultrapassaram a marca de 1 milhão no ano passado, revela estudo recém publicado pela IDC (Brazil Telecom Services Database). O maior volume de conexões advém de aplicações gratuitas. Provedores pagos, porém, apresentaram crescimento exponencial desde 2005. O sucesso afeta diretamente as receitas das operadoras tradicionais de longa distância.

Sinergia cambial
Maior importador de moeda estrangeira no Brasil, o Banco Rendimento comprou a Action Câmbio, uma das principais empresas de câmbio turismo do país, com o objetivo de elevar em 30% os negócios, chegando a 10 mil operações diárias de câmbio, como a venda de papel-moeda, travelers checks, remessas estrangeiras, entre outros. Embora recuse-se a revelar o valor da transação, o Rendimento, que já era dono da Cotação – concorrente da Action – afirma que, com o negócio, torna-se a maior empresa de câmbio de varejo do país. Juntando as lojas da Action e da Cotação, a instituição passa a deter 42 pontos de atendimento espalhados pelo país.

Dinossauro
É cada vez menor o número de consumidores que utilizam cheque nas suas compras. Isso está claro no índice de consultas do LIG Cheque, que diminuiu 12,4% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado. No ano, as consultas caíram 9%.

Limpeza
O comércio varejista da cidade do Rio de Janeiro comemora o crescimento de 8,4% das dívidas quitadas em novembro em relação ao mesmo mês do ano anterior. Isso mostra que o consumidor quer recuperar o crédito para poder parcelar as compras de Natal. No acumulado de janeiro/novembro desse ano, porém, em relação ao mesmo período de 2006, as consultas, as dívidas quitadas e a inadimplência cresceram, respectivamente, 16,7%, 6,1% e 4,9%.
As consultas (item que indica o movimento do comércio) aumentaram 8,8% e a inadimplência subiu 1,9%. Os números são do registro do Serviço de Proteção ao Crédito do Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro (CDL-Rio).

Economia
A Petrobras entregou nesta terça-feira o Selo Conpet de Eficiência Energética às empresas fabricantes dos fogões, fornos e aquecedores de água a gás com maiores índices de eficiência energética. Receberam o selo 123 modelos de fogões com forno; 88 de fogões de mesa; 18 de fornos; e 103 de aquecedores de água a gás.

Congelado
O cimento deu um alívio em novembro, após uma elevação de 27,27% no preço de fevereiro para cá. No mês passado, o custo do cimento ficou estável. Com isso, os preços dos materiais de construção no Rio de Janeiro subiram 0,25%, enquanto o IGP-M no período ficou em 0,69%. “Sem pressão nos preços do cimento e do aço, o custo da construção se manteve praticamente estável este mês”, comenta Antônio Carlos Mendes Gomes, diretor-executivo do Sinduscon-Rio.

Bomba relógio
Caso mantenham a decisão de declarar, no próximo dia 15, a autonomia dos seus departamentos em relação ao governo central, os prefeitos e comitês dos estados da meia lua boliviana – formada pelos estados mais ricos do país – terão um abacaxi para descascar já no início da sua empreitada. A prefeita de Sucre, Aydée Nava, depois de declarar que vai desconhecer a nova Constituição Política do Estado (CPE), aprovada pelos constituintes reunidos em Oruro, pediu aos governantes da meia lua que, tão logo declarem a autonomia, proclamem Sucre como a capital da República. Embora seja a capital administrativa da Bolívia, Sucre reivindica também ser a capital política, com a transferência do Legislativo e do Executivo, sediados em La Paz. Como essa é uma questão mais regional do que partidária, divide tanto os apoiadores do presidente Evo Morales, quanto a oposição.

Oportunidade
A discussão sobre o preço – tido por alguns como baixo – oferecido por Furnas e Odebrecht para a energia gerada na futura Hidrelétrica de Santo Antônio, no Rio Madeira, suscitou o comentário afiado de um especialista no setor energético: “Em 2012, com o apagão às portas, alguém vai se recusar a pagar o que o consórcio vencedor pedir?”

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Artigo anteriorFascinante
Próximo artigoImpério em baixa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Privatização da Eletrobras aumentará tarifa em 17%

Estatal dá lucro e distribuiu R$ 20 bi em dividendos para a União.

Dois mitos sobre a Petrobras

Mídia acionada pelo mercado financeiro abusa de expedientes que ataca quando usados por bolsonaristas.

Mudar preços implica parar venda de refinarias

Mercado financeiro cobrará deságio, e Petrobras precisa de ativos para poder operar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preços dos carros mais vendidos subiram 9,4% em média em um ano

Com 18,23% de variação, Renault Kwid foi o que mais subiu de preço entre os 13 mais vendidos.

PEC Emergencial pode sair da pauta do Senado desta quinta

Parlamentares resistem a cortes na saúde e educação e propõem votar apenas questão do auxílio emergencial.

Desdobramentos da intervenção na Petrobras

Percepção é de que o 'superministro' de Bolsonaro pode estar ficando cada vez mais isolado.

IPCA-15 de fevereiro ficou abaixo da expectativa

Índice mostra variação mais fraca que o esperado em alimentação, educação; já saúde e transportes vieram mais fortes que a expectativa.

Tentativa de superação

Ontem foi dia de recuperação da Bovespa, liderada pelas ações da Petrobras, Eletrobrás e setor bancário.