De olho no fundão

O mercado segurador, em especial o segmento de previdência, está de olho na discussão  travada entre Legislativo e Executivo para criação de um fundo de pensão para os servidores federais. O presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Marco Antonio Rossi (da Bradesco Seguros S/A), acompanhou com lupa ao desenrolar dos debates durante a audiência na Comissão Geral da Câmara dos Deputados sobre o novo regime de previdência para o funcionalismo público. Segundo Rossi, esse será o maior fundo de pensão da América Latina.

Efeito dominó
A falta de planejamento no transporte urbano carioca e a incapacidade de as concessionárias privadas lidarem com acidente ficou patente nesta quinta-feira, quando incêndio num ônibus em um dos túneis da Linha Amarela, no final da tarde, paralisou boa parte da Capital.

Bandalha oficial
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, empenhado em sua campanha para síndico da Zona Sul da cidade, poderia ter levado seu choque de ordem para o Centro da Capital, nos arredores do Centro de Diagnósticos por Imagem, que o governo estadual inaugurou na noite desta quinta. Flanelinhas oficiais, vestidos de terno preto, orientavam os carros a parar em fila dupla.

Também
Em São Paulo, as fortes chuvas deixaram bairros sem luz por horas, mostra do excelente serviço prestado pela privatizada AES.

Vale a palavra?
A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou a revogação de um trecho da Lei 6.086/11, recentemente sancionada pelo governador Sérgio Cabral. A parte invalidada foi incluída por emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) em projeto que autorizava o governo a contrair empréstimo de 500 milhões de euros para investimento em transportes. A emenda determinava que 70% do valor fossem utilizados na expansão da Linha 4 do Metrô. Ante a alegação de que a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que concederá o empréstimo, não autorizava a estipulação de limites no contrato, a Alerj enterrou a emenda.. O deputado Luiz Paulo, no entanto, informou que o governador Sergio Cabral manteve o compromisso de destinar a maior parte do recurso para o projeto do Metrô.

No chão
A TAP alerta aos clientes para possível greve a partir desta sexta-feira, até segunda-feira. Os motivos estão relacionados ao  processo de privatização da companhia aérea. “Existe a possibilidade de que alguns vôos ocorram, com pilotos que não aderirem à greve, mas não é possível determinar antecipadamente quais vôos estarão em operação”, informa a TAP, com sua lógica lusitana. A empresa pede que os passageiros acessem o site da companhia e a rede social Facebook para mais informações.

Submersos
Quase uma semana depois de o país ser informado que o navio sul-coreano Vale Beijing, apesar de recém-construído, já apresenta rachadura no casco, as colunas “amigas” deixaram de ser abastecidas por notas dos lobistas que pregavam a superioridade das embarcações made in Coréia do Sul sobre os equivalentes nacionais.

Draghi Smith
Ao descartar que o Banco Central Europeu (BCE) possa comprar papéis das dívidas dos países endividados da Zona do Euro, o presidente do BCE, Mario Draghi, alegou que o mandato da instituição restringe-se a combater a inflação, “não a financiar Estados”. Com isso, Draghi, recém-instalado na presidência do BCE, candidata-se a ser o Edward J. Smith do século XXI. Comandante do Titanic, Smith, ao ser alertado sobre o risco representado pelos icebergs, retirou-se para seus aposentos.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSangue
Próximo artigoRombo real

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

Seven Tech: Mais de 2,5 milhões de cartões de crédito até 2023

Com operações em seis países e presença em três continentes (Europa, África e América Latina), o Seven Tech Group, que nasceu como Software house...

Indústria de fundos está pronta para investimentos sustentáveis

É hora de a própria indústria de fundos, por meio de iniciativas de autorregulação, preencher o gap regulatório que ainda existe em torno dos...

Índice da B3: Empresas com melhores práticas no mercado de trabalho

A B3, bolsa do Brasil, e a consultoria global, Great Place to Work, anunciaram nesta terça-feira a criação de um novo índice com foco...

Comissão debate venda da Oi Móvel para outras operadoras

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados promove audiência pública nesta quinta-feira (21) para tratar da venda da Oi Móvel...

CVM: Acordo de R$ 300 mil após autodenúncia de infração

O Colegiado da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) analisou, em reunião nesta terça-feira, propostas de Termo de Compromisso dos seguintes Processos Administrativos (PA)...