O mercado segurador, em especial o segmento de previdência, está de olho na discussão travada entre Legislativo e Executivo para criação de um fundo de pensão para os servidores federais. O presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi), Marco Antonio Rossi (da Bradesco Seguros S/A), acompanhou com lupa ao desenrolar dos debates durante a audiência na Comissão Geral da Câmara dos Deputados sobre o novo regime de previdência para o funcionalismo público. Segundo Rossi, esse será o maior fundo de pensão da América Latina.
Efeito dominó
A falta de planejamento no transporte urbano carioca e a incapacidade de as concessionárias privadas lidarem com acidente ficou patente nesta quinta-feira, quando incêndio num ônibus em um dos túneis da Linha Amarela, no final da tarde, paralisou boa parte da Capital.
Bandalha oficial
O prefeito do Rio, Eduardo Paes, empenhado em sua campanha para síndico da Zona Sul da cidade, poderia ter levado seu choque de ordem para o Centro da Capital, nos arredores do Centro de Diagnósticos por Imagem, que o governo estadual inaugurou na noite desta quinta. Flanelinhas oficiais, vestidos de terno preto, orientavam os carros a parar em fila dupla.
Também
Em São Paulo, as fortes chuvas deixaram bairros sem luz por horas, mostra do excelente serviço prestado pela privatizada AES.
Vale a palavra?
A Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou a revogação de um trecho da Lei 6.086/11, recentemente sancionada pelo governador Sérgio Cabral. A parte invalidada foi incluída por emenda do deputado Luiz Paulo (PSDB) em projeto que autorizava o governo a contrair empréstimo de 500 milhões de euros para investimento em transportes. A emenda determinava que 70% do valor fossem utilizados na expansão da Linha 4 do Metrô. Ante a alegação de que a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), que concederá o empréstimo, não autorizava a estipulação de limites no contrato, a Alerj enterrou a emenda.. O deputado Luiz Paulo, no entanto, informou que o governador Sergio Cabral manteve o compromisso de destinar a maior parte do recurso para o projeto do Metrô.
No chão
A TAP alerta aos clientes para possível greve a partir desta sexta-feira, até segunda-feira. Os motivos estão relacionados ao processo de privatização da companhia aérea. “Existe a possibilidade de que alguns vôos ocorram, com pilotos que não aderirem à greve, mas não é possível determinar antecipadamente quais vôos estarão em operação”, informa a TAP, com sua lógica lusitana. A empresa pede que os passageiros acessem o site da companhia e a rede social Facebook para mais informações.
Submersos
Quase uma semana depois de o país ser informado que o navio sul-coreano Vale Beijing, apesar de recém-construído, já apresenta rachadura no casco, as colunas “amigas” deixaram de ser abastecidas por notas dos lobistas que pregavam a superioridade das embarcações made in Coréia do Sul sobre os equivalentes nacionais.
Draghi Smith
Ao descartar que o Banco Central Europeu (BCE) possa comprar papéis das dívidas dos países endividados da Zona do Euro, o presidente do BCE, Mario Draghi, alegou que o mandato da instituição restringe-se a combater a inflação, “não a financiar Estados”. Com isso, Draghi, recém-instalado na presidência do BCE, candidata-se a ser o Edward J. Smith do século XXI. Comandante do Titanic, Smith, ao ser alertado sobre o risco representado pelos icebergs, retirou-se para seus aposentos.