Empresas movimentam escritórios de advocacia para recuperar o valor relativo à contribuição previdenciária patronal (20%) sobre o adicional de 1/3 de férias dos empregados. Recentes decisões do Superior Tribunal de Justiça e do Supremo Tribunal Federal mostraram que o pagamento é indevido. Isto representa uma economia anual de 6,6% da folha de salários, além da recuperação dos valores dos últimos cinco anos. A contribuição previdenciária sobre o aviso prévio indenizado também parece estar com os dias contados.
Telhado tucano
A indignação cívico-familiar exibida por José Serra em relação à quebra de sigilos fiscais na Receita Federal não compareceu às eleições de 2002. Naquele ano, o acesso da Polícia Federal à escuta telefônica de Jorge Murad, marido da governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PFL), combinada à agilidade supersônica de uma revista semanal, que espalhou, em tempo recorde, outdoors pelo Brasil sobre o caso Lunus – aquele dos pacotes de dinheiro encontrado em propriedade de Murad – abateu a candidatura de Roseana. À época, o senador José Sarney (PMDB-AP) atribuiu o episódio a Serra, levando o PFL a se afastar da candidatura do tucano e empurrou o clã para o palanque de Lula.
Moça moderna
O tradicional leite condensado Moça, que comemora 90 anos em 2011, aderiu com toda força ao mundo virtual: um site próprio, uma página no Facebook e o Twitter da Moça. Além disso, há um aplicativo gratuito para iPhone; em apenas quatro dias, o aplicativo já é o segundo mais baixado na Apple Store.
Lanche frio
Um consumidor que pediu o cupom fiscal em uma loja da rede Habib”s, após compra em dinheiro, teve que se contentar com um papel que não traz nome nem CNPJ da empresa.
Rumo a 2014
Coordenado pelo professor Ronaldo Helal, da Uerj, o curso de extensão “Brasil pentacampeão e perspectivas para a Copa de 2014” visa a ajudar a entender o impacto sociocultural da organização do próximo Mundial no Brasil. Para isso, o curso, que começa no próximo dia 27, vai revisitar as principais participações da seleção brasileira nas Copas do Mundo. Outras informações pelo telefone (21) 2334-0639 ou pelo e-mail cepuerj@uerj.br
Sob o gelo
A Rússia deixou claras suas ambições para a região do Pólo Norte, ao enviar, pela primeira vez, um petroleiro para a China através do Oceano Ártico. Essa rota para a Ásia é mais difícil que a passagem tradicional pelo Canal de Suez por causa do gelo e das águas pouco profundas. Mas é muito mais curta: 13 mil km contra 22.200 km.
O interesse não é somente abrir nova rota: a Rússia tem feito do desenvolvimento do Ártico uma prioridade estratégica, já que quer se apropriar dos imensos recursos naturais que se prevê que a região detenha. Estima-se que o Ártico teria 13% das reservas de petróleo e 30% das reservas de gás não descobertas do planeta.
Holístico
Este mês, a Cruz Vermelha Brasileira realizará dois eventos inéditos sobre terapias naturais no Rio de Janeiro. O primeiro, dia 25, será o Ciclo de Palestras e Vivências – As terapias naturais e holísticas frente à conjuntura crítica da saúde no Brasil. No dia seguinte, haverá sete oficinas de terapias naturais. As vagas são limitadas e a expectativa do coordenador desses eventos, Paulo Gonçalves, é receber cerca de cem participantes. “O documento final pretende reunir sugestões a serem encaminhadas ao Ministério da Saúde para a criação do agente comunitário em terapias naturais e incorporar esse profissional nas direções internacional, nacional e regional da Cruz Vermelha”, ressalta.
Outras informações pelo telefone (21) 2210-1196.
Cartões
Os postos de gasolina de Teresina, no Piauí, recusam cartões de crédito para pagamento do combustível. Para compensar, reduzem o litro para até R$ 2,22.