De volta aos bancos

A governadora Benedita da Silva precisar dar prioridade urgente à Educação. Durante a manifestação de professores em frente ao Palácio Guanabara, organizada pelo Sepe, uma das faixas anunciava que: “Todas escolas tem professores fora das salas de aula.” Alertado por um passante para o erro, um manifestante ainda insistiu em esboçar uma regra ortográfica para justificar a falta de acento circunflexo.

Ibope em baixa
As eleições francesas representam mais um duro golpe na credibilidade dos institutos de pesquisa, já em acentuado viés de baixa em todo o mundo. Além de não detectarem o crescimento de Le Pen, a soma final dos votos recebidos por Jacques Chirac e Lionel Jospin, que, segundo juravam as pesquisas, passariam para o segundo turno, não chegam a 35%. Se somar 65% de votos recebidos pelos demais candidatos à abstenção que alcançou 28%, tem-se um claro recado para políticos que se apresentam na campanha como defensores de causas populares e governam como representantes dos mercados, que o “voto bronca” não é uma exclusividade de países emergentes, como a Argentina.

Chama o Aécio
Em que pese a tentativa de enquadramento de aliados facilitada pelo pacote baixado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), com o aval do Supremo Tribunal Federal (STF), os últimos acontecimentos políticos devem reatualizar, em breve, pergunta que, até o fim do ano, causava arrepios no tucanato: Afinal, quanto tempo de desidratação de votos ainda agüenta José Serra.

Nome aos bois
Que José Serra, como todo estadofóbico, odeie a Petrobras, compreende-se. No entanto, se, por constrangimentos eleitorais, reivindica contratar um movimento de hedge contra os efeitos sobre sua candidatura de novos aumentos dos preços dos combustíveis, deveria dizer com todas as letras que é contra a liberação total de tarifas nesse mercado.
Lições do passado
Aliás, embora sem conceituar a política que praticava, foi botando algum freio no “mercado livre” de medicamentos que Serra conseguiu o lastro que ainda suporta sua candidatura.

Fato e versão
Alguns jornais estão procurando, de forma subliminar – e outros nem tanto – dar ao prejuízo de R$ 36,4 milhões que a Embratel amargou no primeiro trimestre a mesma conotação abraçada pelos especialistas em teles do Banco Central. Ou seja, a perda faria parte de uma crise generalizada no setor. Vale lembrar que, no caso da companhia, um dos problemas mais sérios foi a guerra de tarifas na longa distância, situação que não se repete para a maioria das empresas de telecomunicações. Erros de gestão também prejudicaram o serviço de cobrança. Aliás, os próprios diretores da companhia admitiram, ano passado, que a guerra iria afetar os resultados.

Fundo do poço
Se deseja voltar a ser “um país normal”, já está mais do que na hora de a Argentina se descolar do FMI. Todo o histórico da crise do país alerta que insistir na retomada das desastrosas políticas do Fundo é o passaporte mais seguro para o caos social.

Saravá
Alô, comerciantes e demais insatisfeitos com o Feriado de São Jorge, a julgar pelo movimento recorde de fiéis na igreja destinado ao homenageado, este é mais um feriado que parece ter chegado para ficar.

Artigo anteriorArrogante & submisso
Próximo artigoPlata queimada
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

Argentina fechará com China parceria do Cinturão e Rota

Iniciativa pode ser pontapé inicial para desenvolvimento e integração da América Latina.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Economia da China expande 18,3% no trimestre

A economia da China cresceu anualmente 18,3% no primeiro trimestre de 2021, à medida que as fortes demandas doméstica e externa impulsionaram a recuperação...

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.