Debate Trump x Biden

Republicano e Democrata divergem sobre China, papel da polícia, escolha na Suprema Corte, aborto, Obamacare e até quem é mais inteligente.

Macro – Bolsas globais em queda. Novos estímulos na Europa (-0,3%) devem atrasar ao passo que, nos EUA (-0,8%), seguem as negociações entre os partidos após um embate turbulento entre os presidenciáveis. Na China (-0,1%), atividade manufatureira veio em linha com as expectativas.

 

Coronavírus – A GAVI (aliança de organizações como Banco Mundial e ONU) anunciou um acordo com a farmacêutica indiana Serum para a distribuição de 100 milhões de doses de vacina para países subdesenvolvidos.

 

EMPRESAS

Lojas de aplicativos – Google anunciou que forçará os aplicativos distribuídos em sua plataforma (Google Play Store) a utilizarem seu sistema de pagamentos para compras feitas dentro dos aplicativos – cobrando comissões de 30%. A nova política se alinha às regras da App Store, que têm sido contestadas por desenvolvedores como Epic Games, Spotify e Match Group. Segundo o Google, 97% das desenvolvedoras já adotam o sistema.

 

Reconhecimento das mãos – Amazon anunciou sua tecnologia de reconhecimento das palmas das mãos, que fará a conexão com cartões de crédito e contas bancárias, permitindo pagamentos mais ágeis. A tecnologia será inicialmente testada nas unidades Amazon Go em Seattle e poderá ser utilizada também como controle de acessos à escritórios e estádios esportivos.

 

Veggie Burger – A Beyond Meat anunciou que passará a distribuir seu hambúrguer vegetal para 2.500 lojas do Walmart (contra 800 anteriormente). Apesar do Beyond Burger ser, em média, 21% mais caro que opções de hambúrgueres tradicionais, foi observado aumento na demanda de +170% a/a por alternativas vegetais.

 

ANÁLISES

 

Em debate repleto de interrupções ontem à noite, Trump e Biden tocaram em temas de alta relevância para os mercados e para ações.

O republicano e o democrata divergem em inúmeros pontos: na reabertura da economia, na postura em relação a China, no papel da polícia e importância de Lei e Ordem, na escolha da vaga na Suprema Corte, aborto, Obamacare, aquecimento global e até sobre quem é mais inteligente.

Trump se mostrou mais agressivo e Biden apresentou lapsos na fala. Em termos de riscos derivados do processo eleitoral americano, um dos piores cenários é uma eventual contestação dos resultados pelos candidatos, podendo subir para decisão da Suprema Corte o que, somado à lentidão na contagem dos votos enviados por correio este ano, aumentaria o mal-estar nos mercados por um período prolongado de tempo.

.

Guilherme Giserman

Estrategista internacional

XP Investimentos

www.xpi.com.br

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Depois da tempestade, o alívio

Bolsas europeias tiveram a maior perda em dois meses, em meio à elevação dos temores com a situação da Evergrande e o clima de cautela.

Copom inicia sexta reunião do ano para definir juros básicos

Expectativa é que taxa Selic suba de 5,25% para 6,25% ao ano.

Arrumando a casa

Ontem, investidores buscaram proteção durante todo o dia, e as reações foram mínimas, exceto por pequena melhora no final dos pregões.

Últimas Notícias

Queiroga ficará em quarentena em NY

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, não volta por enquanto ao Brasil. O motivo não foi o gesto obsceno que fez com o dedo,...

Startup de inteligência artificial terá acesso ao hub de dados da B3

A 4KST, fintech de inteligência artificial, com foco em eficiência financeira, e a B3 anunciaram nesta terça-feira um acordo com foco em compartilhamento e...

BNDES: R$ 166 milhões para linhas de transmissão da Energisa Tocantins

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento de R$ 166 milhões para a Energisa Tocantins Transmissora de Energia (Grupo Energisa),...

UE tenta expandir oportunidades no oeste da China

Nos primeiros oito meses de 2021, o volume comercial entre a China e a União Europeia (UE) aumentou 32,4% ano a ano. O volume...

Deputados querem venda direta de etanol aos postos

Em audiência pública da Comissão de Minas e Energia, realizada nesta terça-feira, deputados defenderam a aprovação da Medida Provisória 1063/21, que autoriza produtores e...