33.1 C
Rio de Janeiro
sábado, janeiro 16, 2021

Decurso de prazo?

Movimentos sociais e organizações da sociedade civil pró-democratização dos meios de comunicação vão as ruas em 11 capitais do país, nesta sexta-feira, pedir “democracia e transparência” nas concessões de rádio e TV. O dia foi escolhido por coincidir com a data em que vencem as concessões das principais emissoras do país, as afiliadas das TVs Globo, Bandeirantes, Record e CNT/Gazeta. Até agora, o Governo Lula mantém um mutismo ensurdecedor sobre a renovação ou não das concessões, embora, formalmente, costume reclamar da postura discriminatória dos meios de comunicação.

“Friends”
No próximo dia 11, o Fórum de Altos Executivos de Empresas Brasil-Estados Unidos (Brazil-US CEO Forum) realiza, em Brasília, sua primeira reunião. A decisão de criar o fórum foi tomada pelos presidentes Lula e George Bush, no encontro que tiveram, em março, em Camp David, nos Estados Unidos. O objetivo declarado é promover “maior engajamento” do setor privado no fortalecimento dos laços econômicos e sociais dos dois países. Os empresários participantes do Fórum são presidentes de companhias com interesse no comércio Brasil-EUA.

USA Brasil
Na mesma linha de, digamos, aproximação, no próximo dia 8 acontece o primeiro Education USA no Brasil, no hotel Marriot, em Copacabana. Organizado pela Fulbright, que representa o Governo dos Estados Unidos em cerca de 150 países do mundo, o evento comemora, em 2007, 50 anos no Brasil. Algumas das maiores universidades estadunidenses montarão estandes no Education, permitindo que os interessados em estudar nos EUA tenham contato direto com os responsáveis pelo aceite.

Olhar externo
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do Ministério da Educação (Capes/MEC) vai submeter os cursos brasileiros de doutorado a uma avaliação internacional. O anúncio foi feito pelo presidente da Capes, Jorge Guimarães, ao participar, no início da semana, em Brasília, da reunião em que o Conselho Técnico Científico (CTC) da coordenação começou a analisar os resultados da Avaliação Trimestral 2007 dos cursos de pós-graduação, cujos resultados devem ser homologados até sexta-feira.
Guimarães ressalvou, no entanto, que a avaliação externa será restrita aos cursos com as melhores notas: “Vamos procurar trazer especialistas de outros países para visitarem as instituições brasileiras que possuem cursos com os conceitos mais altos – 6 e 7, em todas as áreas. Essas visitas serão feitas por amostragem, já que há um número muito grande de cursos a ser visitado”, salientou, acrescentando que a pós-graduação tem demanda enorme no Brasil, representando uma possibilidade de equacionar muitos dos problemas do país, como sua inserção na educação básica.

Ranger de dentes
Após a divulgação dos resultados da Avaliação Trimestral, prevista para a próxima semana, as instituições terão até 30 dias para recorrerem contra os conceitos atribuídos. O processo de avaliação começou em agosto, ficando a cargo de cerca de 700 consultores de todas as áreas do conhecimento, que acompanharam o desempenho de cerca de 3.400 cursos de mestrado e doutorado, relativo ao período 2004 – 2006. Os conceitos atribuídos variam de 1 a 7: cursos com notas 1 e 2 são considerados insuficientes e implicam sua desativação; de 3 a 5 são regulares, bom e muito bom, respectivamente; 6 e 7 significam excelência em nível internacional e podem ser atribuídos apenas a programas com doutorado.

Agilidade
O Tribunal de Justiça do Rio vai agilizar a localização de pessoas, para dar maior rapidez ao envio de ofícios judiciais. Convênio com esse objetivo foi assinado entre o tribunal e o Clube de Diretores Lojistas (CDL), que cederá informações do seu banco de dados. Todos os juízes do TJRJ terão acesso online, através de senhas específicas, de informações sobre a existência e circulação de pessoas, dados de endereço, baseadas em busca por CPF e/ou telefone.

Excesso
Esta coluna subestimou a força da baixaria na programação da TV. O Big Brother Brasil caminha para sua oitava edição, e não a sétima, que ocorreu no início do ano.

Artigo anteriorBaixaria
Próximo artigoFicou faltando
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.