28.1 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 24, 2021

Dedo duro

Na contramão dos que defendem o fim da CPMF, o ex-ministro Adib Jatene apresenta argumento que, a seu ver, explica grande parte do incômodo dos que atacam a contribuição: “O Congresso estava prestes a derrotar a criação da CPMF, quando o Everardo Maciel (então secretário da Receita Federal) foi lá e revelou que, das cem maiores movimentações financeiras com a CPFM, 62 eram de pessoas que nunca tinham declarado renda. Isso numa amostra de apenas cem pessoas!”, relembra Jatene.

Lente
O Instituto Varilux da Visão e o Banco de Óculos da Fundação Leonística do Distrito LD-3 entregarão, até esta segunda-feira, cem óculos para pessoas carentes de Porto Alegre. Até o momento cerca de 32 mil pessoas já passaram pelo atendimento oftalmológico da unidade móvel de saúde. A ação das duas ONGs entregará aproximadamente cerca de 3 mil pares de lentes.

Lipo
Dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica indicam que estão sendo feitas cerca de 10.500 cirurgias plásticas por ano em adolescentes em todo o país. De acordo com o diretor da SBCP-RJ, Affonso Accorsi, a procura vem crescendo a cada ano. A cirurgia de lipoaspiração é a mais procurada pelos jovens, seguida pela redução de mamas. Os jovens que procuram os cirurgiões plásticos são, na grande maioria, meninas de classe média ou média alta com idade entre 13 e 18 anos. Os cirurgiões recusam-se a operar cerca de 25% dos pacientes, por discordar da necessidade da intervenção.

Leitura
Entre 11 e 13 próximos, será realizado, em São Paulo, o II Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas (Scbiila). Os representantes de consórcios de bibliotecas digitais de 13 países vão debater as experiências e os avanços na oferta de acesso à informação em benefício da educação e da pesquisa mundial.”

Ritmo
Eleito por São Paulo, o cantor e dublê de deputado federal Frank Aguiar (PTB-SP) parece não se esquecer de suas origens piauienses. Aguiar apresentou emenda destinando R$ 500 mil para o Ministério do Turismo concluir o Pólo Ceramista do Poti. Segundo a imprensa piauiense, ele também prometido apresentar emendas beneficiando prefeituras do seu estado. Pelo visto, Aguiar, conhecido por suas músicas de forró, dança conforme a música.

Orgia
As contratações de funcionários comissionados pela nova direção do BNDES estão causando forte insatisfação no quadro regular do banco. Em artigo intitulado Em defesa do BNDES, que será publicado na próxima edição do jornal da entidade, a Associação de Funcionários do BNDES afirma haver “grande preocupação no quadro funcional do sistema BNDES com relação à orgia de contratações recentes, realizadas fora do sistema regular de admissão de funcionários através do sistema de concurso público. Essa foi, aliás, uma das grandes conquistas da Constituição de 1988; para entrar no Serviço Público, concurso público.”

Artigo anteriorQuimeras
Próximo artigoPLANOS DA PETROBRAS NO EXTERIOR
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Incerteza da população ou dos mercados?

EUA e Reino Unido espalham suas expectativas para os demais países.

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Copom está alinhado com maioria da expectativa do mercado

Considerando foco na inflação de 2022, estamos considerando agora que BC começará a aumentar Selic em maio e não em agosto.

Primeira prévia dos PMI’s e avanço da Covid-19

Bolsa brasileira sucumbe ao terceiro dia de queda, mediante aos temores fiscais.

Exterior em baixa

Queda acontece em meio às preocupações com problemas para obtenções de vacinas.

Más notícias persistem

Petróleo negociado em NY mostrava queda de 2,60% (afetando a Petrobras), com o barril cotado a US$ 51,75.

Mercado reagirá ao Copom e problemas internos

Na Europa, Londres teve alta de 0,41%. Frankfurt teve elevação de 0,77%. Paris teve ganhos de 0,53%.