DeepSeek estabelece um exemplo para empresas chinesas

132
Pessoas visitam uma exibição sobre conquistas de inovação durante a Conferência de Internet Industrial 5G da China 2023 em Wuhan, Província de Hubei, centro da China, em 20 de novembro de 2023. (Xinhua/Wu Zhizun)
Xinhua - Silk Road
Xinhua – Silk Road

Beijing, 6 fev (Xinhua) — A DeepSeek estabeleceu um exemplo para as empresas chinesas em fomentar a inovação e a cooperação e alcançar avanços globais, disseram especialistas do setor no domingo, citados numa reportagem do jornal chinês ChinaDaily.

Eles fizeram os comentários depois que a DeepSeek, uma startup chinesa, abalou o mundo recentemente com um modelo de linguagem de inteligência artificial (IA) de grande escala e super econômico.

“Em meio à competição de IA entre os EUA e a China, a DeepSeek abriu um novo caminho técnico para grandes modelos de linguagem (LLM, sigla em inglês) que não dependem de chips de última geração e economizam o poder de computação”, disse Pan Helin, membro do Comitê de Especialistas para Economia da Informação e Comunicação do Ministério da Indústria e Informatização.

“Isso significa que a armadilha do poder de computação criada pelos EUA para restringir as empresas chinesas foi contornada pela DeepSeek. Mais importante ainda, isso provou mais uma vez que a capacidade de inovação, em vez de barreiras geopolíticas, será a chave para um país vencer a competição global de IA”, enfatizou ele.

Espaço Publicitáriocnseg

Os analistas da consultoria de mercado Jefferies estimaram que uma versão recente dos modelos da DeepSeek teve um custo de treinamento de apenas US$ 5,6 milhões, menos de 10% do custo do Llama da Meta.

Desde que a DeepSeek lançou seu novo modelo de IA R1 em janeiro, as empresas de tecnologia dos EUA estão correndo para adotá-la, apesar das tentativas das autoridades americanas de bloquear a DeepSeek.

A Microsoft, investidora da OpenAI, lançou suporte para o R1 da DeepSeek na semana passada em sua plataforma de computação em nuvem Azure.

Enquanto isso, a Nvidia, uma das principais projetistas de chips, disponibilizou o modelo R1 da DeepSeek para os usuários de seu microsserviço NIM desde quinta-feira, dizendo que o modelo oferece recursos de raciocínio de última geração, alta eficiência de inferência e alta precisão.

Wang Peng, pesquisador da Academia de Ciências Sociais de Beijing, disse: “Enquanto os EUA veem a IA como uma ferramenta para manter sua hegemonia, a DeepSeek assume a missão de beneficiar a humanidade, com tecnologia de código aberto e aplicação global gratuita.”

No sábado, o negócio de nuvem da Huawei e a empresa chinesa de IA SiliconFlow anunciaram que colocaram em operação o serviço de inferência R1/V3 da DeepSeek com base nos serviços de nuvem Ascend da Huawei.

“Isso permitirá que o modelo opere de forma estável em ambientes de grande escala e atenda aos requisitos para a implantação em negócios comerciais”, disseram as duas empresas. Fim

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui