Definições de Dilma

A alegação do ministro da Articulação Política, Luiz Sérgio, de que a não concessão de aumento real ao salário mínimo este ano seria uma espécie de garantia aos trabalhadores de que, quando o índice fosse favorável aos beneficiários, as regras poderiam ser mudadas, além de revelar um estilo burocrático de fazer política, lança uma insegurança sobre as relações do Governo Dilma com o mundo do trabalho. Aumento de salário não é um problema apenas sindical ou dos trabalhadores. É, antes de tudo, uma definição de modelo econômico e desejo de coesão social. Se o novo governo trata a questão como concessão, isso não só contraria o discurso de campanha, como aponta para a continuidade de um modelo que, ao deprimir o mercado interno, limita o crescimento do Brasil

Disparada
O fenômeno das corridas de rua cresce a galope. Segundo levantamento da Federação Paulista de Atletismo (FPA), ano passado, 374 provas foram realizadas no Estado de São Paulo em 2010, contra 301 em 2009, crescimento de 24,3%, o maior avanço dos últimos quatro anos. Das 374 provas identificadas, a FPA oficializou e regulamentou 287 (76,74%), enquanto 87 (23,26%) foram consideradas irregulares por não cumprirem todas as recomendações da entidade. Participaram dos eventos oficiais 416.210 corredores, 3,67% mais sobre o ano anterior: “Mesmo com essas dificuldades, o crescimento de 2010 foi espantoso”, afirmou o presidente da FPA, José Antonio Martins Fernandes, o Toninho.

Segurança
A meta da FPA é aumentar o número de provas regulares a cada ano, para garantir a segurança do corredor: “O objetivo é que se cumpra a Lei Federal (Código Nacional de Trânsito), em que os departamentos de trânsito, federações estaduais ou confederações emitam o alvará da competição em conjunto, para que os itens de segurança e saúde sejam cumpridos. O problema maior é que muitos secretários de esportes, prefeituras e organizadores não seguem a lei, quando deveriam ser os primeiros a cumprir”, destacou Toninho.

Corrida ao interior
Das 287 corridas consideradas oficiais, 117 aconteceram na capital e 170 no interior do estado. As provas na cidade de São Paulo cresceram 23% na comparação com o ano anterior (de 94 para 117). Já no interior, a evolução alcançou 16,5% (de 146 para 170).
A primeira metade da década passada foi marcada por elevado número de novas corridas de rua no estado. Em 2001, apenas 11 provas eram oficialmente reconhecidas pela FPA. Esse número saltou para 168 em 2005, pulando para 287 oficiais da atualidade.

Chance única
Apesar dos problemas na relação com o Detran-RJ – os donos foram denunciados pelo Ministério Público por crime contra a ordem econômica – o grupo Facility se prepara para disputar a privatização dos serviços de vistoria feitos pelo órgão de trânsito fluminense. A licitação ainda não está pronta, mas quem se prepara com mais afinco, sai na frente.

“Pool”
Os donos do Facility – maior fornecedor de mão-de-obra do Governo do Estado do Rio -são acusados de usar um pool de 15 empresas para ganhar licitações fraudulentas no Detran de 2003 a 2009. Só em 2009, os contratos chegaram a R$ 701 milhões, equivalentes a 42,33% das contratações.

Artigo anterior2011 já era
Próximo artigoRisco zodiacal
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.