Delivery de comida cresce entre 7,5% e 8% ao ano

Público entre 16 e 28 anos representa 51% dos consumidores desses aplicativos

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Entregador (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)
Entregador (Foto: Marcello Casal Jr./ABr)

Segundo dados da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), o mercado de delivery de comida cresceu entre 7,5% e 8% em 2023, em relação a 2022. O número de pedidos, conforme a entidade, aumentou 10%, indicando uma mudança significativa nos hábitos de consumo do brasileiro. E a previsão é que o ano de 2024 feche com crescimento parecido.

Já de acordo com o estudo da Ticket, 40% dos brasileiros pedem comida via delivery e 11% fazem de um a dois pedidos por semana; mas, quando analisados apenas os consumidores da geração Z, com idades entre 15 e 28 anos, esse percentual sobe para 51%.

Tanto que a Geração Z (nascidos entre 1995 e 2010) é o grupo que mais sofre com golpes digitais. Apesar de estarem em contato com a tecnologia mais precocemente, o número de jovens de 18 a 29 anos vítimas desses crimes cibernéticos é cerca de 17% maior que o número de vítimas da Geração Boomer (pessoas nascidas logo após a II Guerra). É o que mostra levantamento da Akamai.

Além disso, a evolução das tecnologias utilizadas pelos golpistas leva em consideração a quantidade de usuários dessa faixa etária, adaptando os crimes de forma que as fraudes sejam cada vez menos identificadas por essas pessoas. Nessa linha, as formas de prevenção envolvem atenção aos detalhes e dificultar o acesso aos dados pessoais para os criminosos. O especialista da Mangopay reforça que, contra golpes de compras, deve-se conferir o destinatário das transações. No caso de golpes de delivery, como o da maquininha, o pagamento ocorre apenas dentro dos limites do aplicativo, no caso de cartões e Pix, e sempre exigir comprovantes após pagamentos realizados no momento da entrega.

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