Foto aérea tirada em 13 de outubro de 2021 mostra o navio de contêineres Libra da COSCO Shipping da China no porto Yangshan de Shanghai, no leste da China. (Xinhua / Fang Zhe)
BEIJING, 30 Nov (Xinhua) – O Delta do Rio Yangtze divulgou recentemente um plano de ações para promover o desenvolvimento de finanças verdes na região, de acordo com as autoridades.
O plano afirma que, em aproximadamente três anos, a região se dedicará para se tornar uma zona piloto em produtos de financiamento verde e inovação de serviços, com aplicação de investimento e financiamento climático e financiamento de carbono, bem como o desenvolvimento integrado da indústria verde e financiamento verde .
O plano identifica nove principais tarefas a seguir: o desenvolvimento de crédito verde; apoio ao investimento verde no mercado de valores mobiliários; promover a inovação em seguro verde; desenvolvimento de financiamento verde e inclusivo; desenvolvimento de investimento climático e financiamento de carbono; cultivo de um organismo financeiro verde sistemático; formar um mecanismo para transformar e melhorar as indústrias de serviços de finanças verdes; estabelecer um mecanismo de compartilhamento de informações verdes e fortalecendo a cooperação e o intercâmbio na área de finanças verdes.
Especificamente, títulos verdes, englobando títulos do governo local e títulos corporativos que têm como tema o desenvolvimento verde e a neutralidade de carbono, receberão apoios de acordo com o plano. Também se espera que a Bolsa de Valores de Shanghai estabeleça uma estação de serviço para o mercado de capitais na região do Delta do Rio Yangtze, a fim de facilitar a listagem de empresas verdes.
A região irá explorar modelos inovadores de seguro verde colaborativo, bem como apoiar o mercado de capitais para oferecer vantagens para grandes indústrias e projetos com características verdes, designadamente o corredor ecológico verde e a base agrícola verde, numa tentativa de viabilizar recursos financeiros para dar mais importância às causas verdes. Fim
Leia também:
A indústria da China se recupera com a manufatura de alta tecnologia