Demanda por bens industriais registrou queda de 1,2% em fevereiro

O Indicador Ipea de Consumo Aparente de Bens Industriais registrou queda de 1,2% no mês de fevereiro, frente a janeiro de 2021, segundo dados divulgados hoje pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Enquanto a produção interna destinada ao mercado nacional recuou 1,6% em fevereiro, a importação de bens industriais apresentou uma queda de 0,7% no mesmo período.

Na comparação com fevereiro de 2020, o indicador que mede a demanda interna por bens industriais – por meio da produção industrial interna não exportada, acrescida das importações – registrou alta de 5,4%. Por sua vez, a variação acumulada em doze meses apontou recuo de 5,3%, enquanto a produção industrial medida pela Pesquisa Industrial Mensal de Produção Física, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apresentou baixa de 4,2%. O resultado do trimestre móvel encerrado em fevereiro foi um avanço de 8,7% no consumo aparente de bens industriais.

Entre as grandes categorias econômicas, o fraco resultado registrado em fevereiro, em relação a janeiro, foi disseminado. Todos os segmentos tiveram queda na margem, com exceção dos bens intermediários, que cresceram 0,8%. O destaque negativo ficou por conta do setor de bens de capital, com queda de 4,5%. Na comparação com fevereiro de 2020, todos os setores registraram alta, com exceção do recuo de 1,3% nos bens de consumo semi e não duráveis.

No que diz respeito às classes de produção, a demanda interna por bens da indústria de transformação apresentou retração de 0,9% frente a janeiro, enquanto as indústrias extrativas recuaram 1,9%. A análise setorial indica que 10 dos 22 segmentos observados avançaram, com destaque para os farmoquímicos (7,1%) e químicos (5,3%). Na comparação com janeiro de 2020, destacaram-se os segmentos de outros equipamentos de transporte e informática, com altas de 64,7% e 8,8%, respectivamente.

Leia também:

Justiça ouve Witzel amanhã

Justiça determina volta às aulas no Rio

Artigos Relacionados

MP de Bolsonaro busca antecipar reforma administrativa

Entidades dos servidores diz que Medida é inconstitucional.

Fiocruz: pandemia pode manter níveis críticos ao longo de abril

Segundo fundação, medidas restritivas produziram 'êxitos localizados'; para OMS, taxa de infeção está próxima do valor mais alto.

Mercado interno começa o dia em baixa

Na contramão, Bolsas globais avançam após dados econômicos da China e dados de inflação da Zona do Euro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.