Demanda por testes de Covid mobiliza empresas de diagnóstico

211
Tubo de vacina (Foto: Heidi Marasigan/Sxc.Hu)
Tubo de vacina (Foto: Heidi Marasigan/Sxc.Hu)

A alta de casos de Covid-19, aliada ao surto de influenza, mobiliza as empresas de diagnóstico para suprir a demanda de testes das doenças.

Análise realizada no banco de dados GISAID EpiCoV em 29 de novembro de 2021 mostrou que o Sistema BD Veritor Plus é capaz de detectar a variante Ômicron, responsável pelo grande aumento da transmissão do coronavírus.

O PCR em tempo real, feito por meio da coleta de swab nasofaríngeo, orofaríngeo e amostras de saliva, precisa ser realizado em hospitais e laboratórios, pois requer um processo de análise de biologia molecular.

De acordo com Alvaro Pulchinelli Júnior, médico patologista clínico e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML), a detecção é a melhor forma para distinguir a gripe da Covid-19.

Espaço Publicitáriocnseg

“A maneira mais eficaz de controlar a transmissão, seja pelo novo coronavírus ou pela Influenza, é por meio da testagem e do isolamento. Por isso, a partir dos primeiros sintomas, recomendamos rapidamente a busca pelo diagnóstico”, explica.

Ainda segundo o especialista, quando o assunto é teste rápido, algumas pessoas ficam inseguras com possíveis falsos negativos ou positivos. Porém, tratam-se de métodos aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que quando de alta qualidade e confiança, apontam rapidamente o paciente infectado, passo considerado chave para encontrar e isolar contatos e quebrar a cadeia de transmissão.

Leia também:

Quase 40% dos brasileiros estão desempregados há um ano ou mais

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui