Democracia à Aécio

115

Os brasileiros curiosos com os princípios democráticos pregados pelo presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG) – um recorrente denunciador do que enxerga como autoritarismo petista – têm, durante os protestos que varrem o Brasil contra os extorsivos preços das passagens dos transportes, oportunidade singular para entendê-los. A pedido do governo tucano, a Justiça local concedeu liminar transformando o estado no único do Brasil no qual os insatisfeitos não podem protestar publicamente. Felizmente, a proibição foi revogada pelo tribunal das ruas.

Cadê os fiscalistas?
Uma dúvida assalta analistas que acompanham os protestos contra os escandalosos custos dos estádios para a Copa do Mundo: se PT, PSDB e imprensa conservadora são unânimes na defesa dos cortes dos gastos públicos – não financeiros, por óbvio – por que os mesmos setores apoiaram ou se omitiram diante da selvagem repressão da PM do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), à passeata de sexta-feira? Será o caso de se convocar os economistas ortodoxos para apoiar a garotada?

Afundando
Com a audiência em acelerado viés de baixa, que, em fevereiro, batia em 24,5 pontos, o Jornal Nacional não foi páreo para a guerrilha dos integrantes do Movimento Passe Livre (MPL) na internet. Um único vídeo que exibia um policial aparentemente quebrando o vidro da própria viatura obteve, em apenas dois dias, 250 mil acessos. É mais um alerta, inclusive, para as deprimentes vozes do dono escaladas para tentar desqualificar o movimento, de que a audiência da velha mídia derrete, não apenas por causa dos novos meios de comunicação, mas pelo crescente descolamento da audiência.

E o palhaço, quem é?
O tema do Prêmio Comunique-se 2013, que reconhece os jornalistas brasileiros, será “Circo! O maior espetáculo do jornalismo”. A escolha foi para mostrar um prêmio “divertido e dinâmico”. Mas o paralelo com as redações da grande imprensa vai além: tem o mágico (que faz desaparecer as informações contrárias à linha da editora), o ilusionista (que finge ser progressista, para passar mais facilmente idéias reacionárias) e o inocente equilibrista, que tenta manter a ética sem perder o ganha-pão.
A votação vai até 30 de junho. Os nomes dos finalistas serão divulgados em 21 de agosto; os dos premiados, em 24 de setembro.

Espaço Publicitáriocnseg

Grave ameaça
Cada vez mais questionadas, muitas reservas indígenas reúnem mais estrangeiros e ONGs do que índios. “A problemática indígena. grave ameaça à soberania brasileira” é tema de debate que será realizado pelo Centro Brasileiro de Estudos Estratégicos, com o apoio dos clubes Naval, Militar e da Aeronáutica, num ciclo de palestras dias 9 e 10 de julho, das 9h às 17h20m, no auditório do Clube da Aeronáutica (Praça Marechal Âncora 15 – Centro do Rio da Janeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui