A deputada Índia Armelau (PL) sabe fazer política e não está na Alerj apenas para defender os povos indígenas no estado. Ela conseguiu a aprovação de uma emenda ao orçamento para a aquisição de um novo veículo blindado para maior segurança dos agentes da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) durante as operações policiais. Ela já entendeu que precisa ampliar seu eleitorado.
Retorno ao trabalho
Logo após o Carnaval, a Alerj retoma as sessões de votação. Este ano, os deputados terão o desafio de superar as conquistas de 2023. Foi o ano em que a Casa implementou a Sala Lilás, em auxílio às vítimas de violência doméstica, instalou cinco Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs) e resgatou o Palácio Tiradentes como sede histórica da Alerj.
Habilitação em Italva e Aperibé
O deputado Jair Bittencourt (PL) é autor de duas indicações na Alerj solicitando que seja enviado ofício ao presidente do Detran-RJ, Gláucio Paz, para que sejam tomadas as medidas necessárias visando à implantação do serviço de Habilitação nos postos do Detran dos municípios de Italva e Aperibé. Segundo o parlamentar, isso evitaria o deslocamento dos moradores para municípios vizinhos em busca do serviço.
Verba para obras
Ainda sofrendo com as consequências das fortes chuvas, Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, receberá mais de R$ 1 milhão para obras de drenagem, concretagem e pavimentação, através de emenda impositiva apresentada pelo deputado estadual Carlinhos BNH (PP) ao orçamento de 2024, já aprovado pelo governador Cláudio Castro.
Caminhões sem vistoria
O presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e o deputado Léo Vieira (PL) assinam o projeto de lei, em tramitação na Casa, que isenta da vistoria anual do Detran-RJ os veículos destinados ao transporte rodoviário de carga. A proposta deve ser votada em plenário logo após o fim do recesso parlamentar.