Deputados criam lei para acabar com paraíso fiscal nos EUA

Empresas terão que informar quem são seus verdadeiros donos.

Está nas mãos dos senadores norte-americanos fechar uma brecha que coloca os Estados Unidos em pé de igualdade com paraísos fiscais. Os deputados aprovaram a Lei de Transparência Corporativa (Corporate Transparency Act), por um placar de 249 a 173 (25 republicanos se juntaram a 224 democratas). A Lei exigirá que as empresas divulguem uma série de informações, incluindo seus verdadeiros proprietários.

Reportagem do The International Consortium of Investigative Journalists mostra que alguns estados norte-americanos, como Delaware e Nevada, há muito tempo são classificados como alguns dos piores paraísos fiscais do mundo. Porém, nenhum estado norte-americano exige que os proprietários divulguem suas verdadeiras posses. Atualmente, empresas offshore (constituídas em outros países) operam normalmente nos EUA, com identidade dos seus donos – normalmente, residentes norte-americanos – sob sigilo.

A nova medida, se aprovada pelo Senado – de maioria republicana – exigirá que empresas e sociedades de responsabilidade limitada divulguem quem são seus beneficiários efetivos, incluindo nomes e números de identificação de passaporte, carteira de motorista ou outro documento de identidade, no momento de sua incorporação; arquive atualizações anuais listando seus atuais beneficiários efetivos e quaisquer alterações de propriedade ocorridas durante o ano anterior; e defina um dono efetivo como quem exerce controle substancial, recebe benefícios econômicos significativos ou possui 25% ou mais da empresa.

 

Obras irregulares

O Tribunal de Contas da União aponta 59 obras com indícios de irregularidades graves. Outras cinco receberam recomendação de paralisação. Entre estas, quatro já constavam de relatórios anteriores: Canal Adutor do Sertão Alagoano, obras de construção da BR-040/RJ, corredor de ônibus SP Radial Leste – trecho 1 e BRT de Palmas (TO). A quinta a entrar nessa relação é a adequação de trecho rodoviário da BR-116/BA.

O Fiscobras-2019, que consolida os resultados das fiscalizações de obras públicas realizadas entre setembro de 2018 e agosto deste ano, incorpora 77 fiscalizações de intervenções em infraestrutura localizadas em 17 estados e no Distrito Federal. Os recursos auditados somam R$ 29,4 bilhões. Os benefícios potenciais da atuação do TCU alcançam R$ 351 milhões, segundo a corte.

 

Jovens

No próximo dia 8, a rede Megamatte promove mais uma edição da MegAção. O valor integral das vendas de mate e guaraná natural de 300ml, em todo o Brasil, será destinado ao Projeto Instituto Megamatte, para capacitação de jovens.

 

Final infeliz

Bolsonaro apagou o vídeo dos leões por ser ofensivo ao Supremo, ao PSL e outros, ou por ser ofensivo a si próprio? No desenho da Disney, o leão massacrado pelas hienas é Scar, o tio mau, que deu um golpe para usurpar o trono.

 

Efeito Orloff

Não serão os áudios comprometedores de Queiroz que farão Bolsonaro alterar a política antinacional da qual Guedes é fiador. Sem mobilização contra o desmonte neoliberal, como no Chile ou no Equador, o Brasil acabará no rumo da Argentina – antes da defenestração de Macri.

 

Rápidas

Philippe Boutaud-Sanz, sócio-fundador do Chenut Oliveira Santiago Advogados, lança nesta quinta-feira, na Livraria da Travessa (Rua Pinheiros, 513, SP), 19h, o Glossário Jurídico Português-Inglês-Francês (Viseu) *** O Ceipe, da FGV Ebape, em parceria com o Itaú BBA, realizará nesta quinta evento sobre Ensino Técnico. Inscrições: fgv.br/eventos/?p_evento=4917&p_idioma=0 *** Nesta quarta-feira, os alunos do curso de Estética e Cosmética do Centro Universitário IBMR realizam campanha para a doação de cabelos no Campus Barra. Contribuições: forms.gle/hFFFCKKAa2LGsveh9 *** Nesta sexta-feira, o Caxias Shopping terá Black Music, a partir de 19h30 *** As mães e psicólogas Fabíola Lage e Flávia Lopes abriram a Babá a Bordo, agência especializada na seleção e treinamento de babás. Informações em (21) 99358-8450 *** O II Congresso de Direito e Liberdade Religiosa será realizado pelo Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB) nestas quinta e sexta-feira, no Centro do Rio. Entre os palestrantes, o desembargador do TRF2 Marcus Abraham e o presidente do Conselho Estadual de Defesa e Promoção da Liberdade Religiosa/RJ, Márcio de Jagun. Inscrições: iabnacional.org.br

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Guedes esperava muito da educação

Setor educacional prometeu, mas ainda não cumpriu.

Petrobras também foi ao mercado em Londres

Estatal criou subsidiária na década de 80 para atuar nas Bolsas.

Petroleiras ganham dinheiro no mercado, não com produção

Desde a década de 1980, companhias viraram empresas financeiras.

Últimas Notícias

CFM lança programa inédito de identificação com tecnologia Valid

CFM passa a oferecer Certificado Digital gratuitamente a todos os médicos brasileiros.

Câmara rejeita ‘PL antiterrorismo’

A Câmara dos Deputados rejeitou nesta quarta-feira a urgência para votar o Projeto de Lei (1595/19) que cria uma polícia política que permite ao...

Programa AceleraD’Or de Mentoria entra em fase decisiva

Em fase decisiva para a escolha das 10 empresas participantes do projeto, o Programa AceleraD’Or de Mentoria, patrocinado pela D’Or Consultoria, teve repercussão positiva...

Aconseg-RJ mostra um 2022 promissor para as assessorias

Em reportagem especial da edição, os executivos confirmam a rápida resposta do setor e sua adequação aos tempos de desafios que foram superados com...

Inovação em Seguros concederá NFTs a vencedores

Uma das novidades do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), será a concessão...