Em Sessão Extraordinária realizada na última quarta-feira, deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram o Plano Plurianual (PPA) estadual para o quadriênio 2024-2027.
Encaminhado à Alesp pelo Executivo, o PL 1.244/2023, que institui o PPA, recebeu aval da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp após parecer da deputada Fabiana Bolsonaro (PL). A relatora acatou parte das propostas apresentadas pelos colegas, reunindo as sugestões em 35 subemendas e em duas emendas.
Além dessas alterações, durante o processo de votação em Plenário os parlamentares aprovaram, também, uma proposta de emenda aglutinativa para ampliar os programas relacionados à Segurança Pública, com foco na ampliação de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) funcionando 24 horas por dia.
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental em que são definidos os objetivos, as diretrizes e as metas da Administração Pública para quatro anos, listando as principais políticas e programas a serem desenvolvidos nesse período. O PPA integra o tripé orçamentário ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com o Governo, o Plano apresentado para o quadriênio 2024/27 foi elaborado a partir de um diagnóstico regionalizado e que combinou dados sociais, econômicos e ambientais que vão possibilitar a criação de novos programas e o aprimoramento dos já existentes e que vem sendo bem-sucedidos.
O documento lista 12 objetivos estratégicos: educação; saúde; segurança; menor vulnerabilidade social; infraestrutura e mobilidade urbana; moradia digna; preservação do meio ambiente; setor produtivo competitivo; agronegócio com sustentabilidade; gestão pública ágil; política fiscal e tributária modernas; esporte, cultura, economia criativa e turismo aliados ao desenvolvimento.
Em relação às leis orçamentárias, a Alesp votará este ano a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025.
Leia também:
Confiança do consumidor recua mais de 11% em um ano
Apesar disso, Fecomércio-SP fala em ‘leve alta em junho’
SP: custo de vida é pressionado por alimentos aumento na conta de luz
Dado é da Fecomércio-SP; para Febraban, tema preocupa 75% dos brasileiros
Alesp aprova diretrizes para Orçamento de 2026; receita prevista é de R$ 388 bi
Proposta projeta receita de mais de R$ 388,4 bi, 4% acima do previsto para 2025
Turismo paulistano avançou quase 7% em maio, aponta Fecomércio-SP
Média diária de passageiros em aeroportos teve alta de 10,5%, com 186,4 mil pessoas no mês
Após escalada em três meses, inadimplência fica estabilizada em junho
Segundo Fecomércio-SP, mercado de trabalho aquecido regula contas das famílias; para Serasa, inadimplência atingiu 7,9% da população rural no período
Gestão da Sabesp é convidada a prestar contas à comissão da Alesp
Companhia será convidada para prestar esclarecimentos sobre problemas no fornecimento de água, coleta e tratamento de esgoto após desestatização