Em Sessão Extraordinária realizada na última quarta-feira, deputados da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovaram o Plano Plurianual (PPA) estadual para o quadriênio 2024-2027.
Encaminhado à Alesp pelo Executivo, o PL 1.244/2023, que institui o PPA, recebeu aval da Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Alesp após parecer da deputada Fabiana Bolsonaro (PL). A relatora acatou parte das propostas apresentadas pelos colegas, reunindo as sugestões em 35 subemendas e em duas emendas.
Além dessas alterações, durante o processo de votação em Plenário os parlamentares aprovaram, também, uma proposta de emenda aglutinativa para ampliar os programas relacionados à Segurança Pública, com foco na ampliação de Delegacias de Defesa da Mulher (DDMs) funcionando 24 horas por dia.
O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento governamental em que são definidos os objetivos, as diretrizes e as metas da Administração Pública para quatro anos, listando as principais políticas e programas a serem desenvolvidos nesse período. O PPA integra o tripé orçamentário ao lado da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e da Lei Orçamentária Anual (LOA).
De acordo com o Governo, o Plano apresentado para o quadriênio 2024/27 foi elaborado a partir de um diagnóstico regionalizado e que combinou dados sociais, econômicos e ambientais que vão possibilitar a criação de novos programas e o aprimoramento dos já existentes e que vem sendo bem-sucedidos.
O documento lista 12 objetivos estratégicos: educação; saúde; segurança; menor vulnerabilidade social; infraestrutura e mobilidade urbana; moradia digna; preservação do meio ambiente; setor produtivo competitivo; agronegócio com sustentabilidade; gestão pública ágil; política fiscal e tributária modernas; esporte, cultura, economia criativa e turismo aliados ao desenvolvimento.
Em relação às leis orçamentárias, a Alesp votará este ano a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA) para 2025.
Leia também:
-
Café da manhã: preço pode variar até 5 vezes em padarias
Pesquisa realizada pelo Procon-SP em padarias da capital paulista e de mais dez cidades do estado de São Paulo apontou que o preço do café da manhã pode pesar muito no bolso do consumidor
-
Prorrogação antecipada da concessão da Enel é suspensa pela Justiça
Prefeitura de São Paulo havia entrado com Ação para impedir a prorrogação antecipada do contrato pela concessionária após sucessivos episódios de falhas no fornecimento de energia e deficiências no atendimento à população.
-
SP altera lista de itens sujeitos a substituição tributária em 2026
Medida estadual afeta medicamentos, bebidas, autopeças e materiais de construção
-
Rodovias que cortam o ABC estão entre as mais perigosas do estado
São 10 mortos por mês; só a SP 031 teve 12 mortes nos primeiros oito meses deste ano
-
Apas Fernandópolis adota programa digital para reverter quadro de obesidade
Pesquisa interna revelou que 84,7% dos associados estão acima do peso ideal, com índice de massa corporal médio de 29,5.
-
São Paulo quer PPP para assumir os rios Tietê e Pinheiros
Governo de São Paulo lança consulta pública para parceria público-privada de R$ 9,5 bilhões assumir despoluição dos rios Tietê e Pinheiros.




















