Deputados já votam e despacham no novo endereço da Alerj

865
Plenário da Alerj (foto de Julia Passos, Alerj)
André Ceciliano no novo plenário da Alerj (foto de Julia Passos, Alerj)

O novo plenário da Alerj, inaugurado na última terça-feira, não tem o charme retrô do Plenário Barbosa Lima Sobrinho, no Palácio Tiradentes, e nem sua importância histórica, mas ganhou em conforto, modernidade e tamanho. O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), disse que ficou muito satisfeito com a mudança. Maior que o antigo, o novo plenário tem 185 lugares para deputados e assessores. Ao centro, o painel eletrônico de alta resolução (7k), com 504 placas de LED, dá maior agilidade e transparência às sessões legislativas. A tela de 14 metros de comprimento se apoia no madeiramento de jacarandá, recuperado no edifício da década de 1960. Já a galeria poderá comportar até 120 pessoas.

 

Reis pega carona na solenidade

A inauguração da nova sede da Alerj, no Centro do Rio, foi marcada por discursos de recuperação econômica e união entre os poderes para oferecer o melhor aos fluminenses. O prefeito Eduardo Paes representou os dirigentes dos 92 municípios fluminenses. Mas quem chamou a atenção foi o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis. Ele percorreu todo o plenário cumprimentando os deputados, posando para fotos. Foi bem recebido e já iniciou articulações para sua candidatura ao Senado no ano que vem.

Espaço Publicitáriocnseg
Inauguração: Roserverg Reis, Marta Rocha, Washington Reis e Tânia Rodrigues (foto de Thiago Lontra, Alerj)
Inauguração do novo prédio da Alerj: Roserverg Reis, Marta Rocha, Washington Reis e Tânia Rodrigues (foto de Thiago Lontra, Alerj)

Ex-deputados também marcam presença

Ex-deputados compareceram à inauguração do novo plenário. Entre eles as ex-deputadas Graça Matos e Tânia Rodrigues. Paraplégica, Tânia Rodrigues pôde testar a acessibilidade na nova sede da Alerj, uma deficiência difícil de superar na antiga sede do Legislativo. Rafael Picciani representou o pai, o ex-deputado Jorge Picciani, que faleceu em maio deste ano e iniciou a transição da Alerj para o novo endereço quando presidia a Casa.

 

Modernidade chega ao Legislativo

No novo plenário, os deputados votam de forma online, através de tablets instalados no local que são acionados com as digitais de cada parlamentar. Também foi criado um sistema, chamado de SevWeb – Terminal Virtual do Parlamentar, em que cada deputado tem seu login e senha, podendo participar, inclusive, das sessões de forma virtual.

 

Espaço amplo e moderno

O diretor-geral da Alerj, Wagner Victer, disse que está muito feliz com o trabalho de transferência da Alerj para o novo endereço na Rua da Ajuda, 5. Nos últimos dois anos, ele acompanhou diariamente todo o trabalho de retrofit do prédio da década de 60, a um custo de R$ 165 milhões. Os setores da Casa, que funcionavam em três endereços, foram distribuídos pelos 34 andares do edifício, que também abriga a Escola do Legislativo e o Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio.

 

Mudança vai garantir 35% de economia

Com a mudança para uma instalação mais moderna, a Alerj espera uma economia de 35% em gastos com água e luz, por exemplo, se comparada com a sede anterior. Muito do material já existente no prédio foi reaproveitado, como mármores e granitos, a madeira das bancadas do plenário e janelas alemãs.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui