Deputados são eleitos vices, mas não tomam posse

1169
Valdecy da Saúde (foto Alerj)

Duas cidades da Baixada Fluminense estão sem vice-prefeito por conta de manobras políticas dos eleitos. Em São João de Meriti, o deputado estadual Valdecy da Saúde (PTC) foi eleito vice-prefeito na chapa do Dr. João, mas não tomou posse. Ele preferiu continuar na Alerj. Em Nova Iguaçu, o deputado federal Juninho do Pneu (DEM) conseguiu transferir sua posse para janeiro de 2023, quando acaba seu mandato de deputado. Seguiu a cartilha do hoje secretário estadual de Saúde, Comte Bittencourt (Cidadania), que foi eleito vice-prefeito de Rodrigo Neves em Niterói em 2016, mas conseguiu articular com a Câmara Municipal o adiamento da sua posse, permanecendo como deputado estadual.

Márcio Canella (foto Alerj)
Márcio Canella (foto Alerj)

Irmão assume como vice

Curiosa é a história do deputado estadual Márcio Canella (MDB). Ele foi eleito vice do prefeito Waguinho (MDB), em Belford Roxo, em 2016, mas não tomou posse, preferiu manter o mandato de deputado estadual. Meses depois, Canella se licenciou da Alerj para assumir a secretaria municipal de Governo de Belford Roxo. Na última eleição, a vaga de vice de Waguinho, que foi reeleito, foi ocupada por Marcelo Canella, irmão do deputado. Resta saber se Márcio Canella vai continuar na Alerj ou se reassume a secretaria em Belford Roxo.

 

Espaço Publicitáriocnseg

Deputada tentou ser vice

Ainda sobre a eleição da Mesa Diretora da Alerj na semana passada, a deputada Tia Ju (REP) ocupava a segunda vice-presidência na legislatura anterior, mas deixou o cargo quando se licenciou para ser secretária de Assistência Social no Governo Crivella. Voltou em janeiro disposta a reassumir o cargo. Não conseguiu e chegou a ameaçar ir à Justiça para barrar a reeleição de André Ceciliano (PT). Acabou desistindo e aceitou continuar na Mesa Diretora, só que no cargo de segunda-secretária. Voltou algumas casinhas, mas está feliz.

Martha Rocha (foto Alerj)
Martha Rocha (foto Alerj)

Testagem de alunos contra a Covid-19

A deputada Martha Rocha (PDT) quer a testagem de todos os alunos da rede estadual de Educação, pública e privada, contra a Covid-19 antes do reinício das aulas presenciais. Ela afirma que se trata de uma medida indispensável para conter o avanço da doença e para dar mais tranquilidade aos pais. A proposta terá que ser votada logo em plenário porque o início do ano letivo no estado está marcado para o início de março.

 

Fim da xepa na vacinação

Se depender do deputado Delegado Carlos Augusto (PSD), a fila da “xepa da vacina” está com os dias contados. Todos os dias têm se formado filas nos pontos de vacinação contra a Covid-19. São pessoas fora do grupo prioritário na esperança de receber as doses que sobram no frasco no final do expediente. O deputado apresentou projeto de lei na Alerj destinando essas sobras aos profissionais de segurança. “Sobrou vacina, tem que ligar para a delegacia ou batalhão da PM mais próximos chamando para a vacinação”, diz o parlamentar.

Leia mais:

André Ceciliano despachará do novo endereço da Alerj

Senadores querem prisão para os fura-filas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui