Desafios para garantir eficiência e produtividade

298

“As empresas devem aproveitar a tecnologia e a automação para melhorar a produtividade de seus funcionários. Também é necessário definir uma estratégia na qual tenhamos bem sustentado os desafios que devemos superar para que a nova dinâmica da informação não nos sobrecarregue, mas opere a nosso favor”, afirma Ezequiel Bardas (foto), presidente regional da Xerox Business Solutions, México e Brasil.

Fundada em 1906, a Xerox Holdings Corporation é uma empresa de tecnologia e serviços de informática dos Estados Unidos, listada na NYSE. No Brasil, sua subsidiária atua desde 1965. Entre as fases de grande mudança, por aqui, destaca-se o ano de 2016, quando a empresa se separou em duas entidades independentes de capital aberto: uma voltada para o setor de hardware e a outra para a prestação de serviços. A Xerox está listada na B3 com a BDR XRXB34 e também está no mercado fracionado (XRXB34F). Do ponto de vista tecnológico, a inovação é uma mensagem recorrente em tudo que a empresa faz e produz.

Segundo Bardas, a velocidade com que a colaboração evoluiu, a partir de uma tecnologia mais interconectada, a mudança de paradigma para uma cultura de trabalho híbrido e a inteligência artificial, fizeram com que cada empresa reconsiderasse seus esquemas de trabalho para que seus projetos não fossem sobrecarregados por um excesso de dados e a incapacidade de desenvolver cada ideia em tempo hábil.

A Xerox Brasil começou a trabalhar na automação de processos através da inteligência artificial, a fim de usar efetivamente o tempo para seus negócios. “Hoje, muitas empresas concordam que é necessário melhorar a produtividade através de um sistema bem-organizado, a fim de enfrentar o grande volume de informações”, argumenta o executivo.

Espaço Publicitáriocnseg

Para alcançar tais progressos, a Xerox baseia-se em seis principais desafios:

1. Gerenciar a carga de TI. As equipes de TI costumam estar saturadas pelo fluxo contínuo de chamadas de suporte técnico, o que as impede de se concentrar no trabalho importante. O ideal é identificar oportunamente as dificuldades, gerenciar a infraestrutura de impressão a partir da nuvem e ter uma estratégia para aliviar mais rapidamente as chamadas de suporte, para se concentrar nas iniciativas que impulsionam o crescimento.

2. Alcançar um local de trabalho sem interrupções. A eficiência da produtividade não deve ser medida pela presença de trabalhadores em um escritório, mas por

sua disponibilidade, que é alcançada com mudanças de estilo de trabalho flexível. Hoje é possível trabalhar a partir de um laptop, um tablet ou até mesmo o mesmo smartphone, não importa onde o trabalhador esteja. De fato, 60% das organizações adotaram padrões de trabalho flexíveis, mesmo antes da pandemia. Isso se traduz em uma maior saúde para o trabalhador que não se desgasta horas a caminho do trabalho e de volta para casa.

3. Consolidar uma segurança integral. A perda de informações por hackers pode resultar em grandes perdas. A Associação de Bancos do México e a Câmara Americana estimaram que os ataques cibernéticos sofridos durante os últimos dois anos no México geraram perdas que variam entre 3.000 e 5.000 milhões de dólares por ano. Além disso, foi detectado que em 90% das violações de segurança o fator humano foi a principal causa, por isso o

aumento das medidas de segurança deve ser acompanhado pela participação de cada membro da empresa.

4. Garantir um controle de custos. Passar de um ambiente de trabalho sem controle para um com supervisão pode ajudar a gerar economias que no final do dia podem superar o custo em si. Com uma supervisão minuciosa, é possível evitar gastos desnecessários, como a impressão de documentos que ficam presos em um dispositivo e acabam sendo descarregados quando se reconectam, o que se traduz em uma “folha e tinta desperdiçadas”. Evitar que isso aconteça pode gerar economias de até 20%, o que também se traduz em grandes benefícios de sustentabilidade.

5. Pavimentar as estratégias de sustentabilidade. A preocupação com o meio ambiente e as mudanças climáticas já deixaram de ser apenas moda, hoje fazem parte do compromisso fundamental de toda empresa responsável. Nesse sentido, o Brasil tem um caminho a percorrer para se tornar “uma potência mundial de energia limpa e salvar a Amazônia com um plano de desenvolvimento” que inclui ações para proteger a floresta e o campo, somadas a ações implementadas pelas diferentes empresas para somar toda uma estratégia integral que ajude a reduzir as emissões, para alcançar um país verde e sustentável.

6. Transitar para uma transformação digital eficiente. Hoje é essencial conectar os mundos físico e digital. Se você quiser aumentar a produtividade, deve aproveitar a facilidade de digitalizar, automatizar e colaborar. Desta forma, não só se reduzem os custos por deixar de imprimir em papel, como também se pode compartilhar informações e consolidar projetos à distância sem a necessidade de viajar entre continentes para uma reunião. No final do dia, é possível obter grandes projetos de maneira satisfatória e simplificada, algo que toda empresa e cliente agradecem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui