Desbloquear o consumo é fundamental para sustentar o crescimento da China, diz Banco Mundial

Liberar o potencial de consumo ajudará a sustentar o crescimento econômico na China, de acordo com um relatório do Banco Mundial publicado em Beijing nesta sexta-feira.

92
Clientes fazem compras em um supermercado em Wuhan, província de Hubei, centro da China, em 9 de junho de 2025. (Foto de Zhao Jun/Xinhua)
Xinhua - Silk Road

Beijing, 13 de junho (Xinhua) — Liberar o potencial de consumo ajudará a sustentar o crescimento econômico na China, de acordo com um relatório do Banco Mundial publicado em Beijing nesta sexta-feira.

O apoio político ajudou a impulsionar o consumo na China e estimulou um aumento nas vendas de imóveis nas principais cidades, com a economia mantendo o ritmo de crescimento no início de 2025, disse o relatório.

“O consumo das famílias será fundamental para sustentar o crescimento em meio aos desafios econômicos externos e internos”, disse Mara Warwick, diretora da divisão do Banco Mundial para China, Mongólia e Coreia.

Ela disse que redes de segurança social mais fortes, especialmente para trabalhadores migrantes e temporários, incentivariam mais gastos ao melhorar a segurança financeira e reduzir a necessidade de poupança preventiva.

Espaço Publicitáriocnseg

Ao expandir o investimento público e fornecer suporte direcionado às famílias, a política fiscal proativa da China deverá apoiar o crescimento econômico do país, afirmou o relatório.

O investimento em infraestrutura e manufatura da China respondeu fortemente com aumentos mais rápidos no apoio político, como emissão e desembolso acelerados de títulos do governo, incentivos políticos para empresas atualizarem equipamentos e apoio direcionado a setores prioritários, observou.

O produto interno bruto da China cresceu 5,4% ano a ano no primeiro trimestre de 2025, enquanto as vendas no varejo de bens de consumo, um importante indicador da força de consumo do país, aumentaram 4,7% ano a ano nos primeiros quatro meses de 2025, mostraram dados oficiais. Fim

Leia também:

China e Brasil destacam avanços positivos na cooperação estratégica financeira
Cinturão e Rota
China e Brasil destacam avanços positivos na cooperação estratégica financeira

O presidente do Banco Popular da China (PBOC, sigla em inglês), Pan Gongsheng, reuniu-se no último sábado com o presidente do Banco Central do Brasil, Gabriel Galípolo, destacando os avanços positivos na cooperação estratégica financeira entre China e Brasil.

Inovações impulsionam indústria automotiva da China a novos patamares
Cinturão e Rota
Inovações impulsionam indústria automotiva da China a novos patamares

Beijing, 8 jullho (Xinhua) — Aproveitando as tendências de eletrificação, inteligência e sustentabilidade, as montadoras da China estão inovando para elevar a indústria automotiva do país a novos patamares. Em meio à reformulação da indústria automotiva global, a China conseguiu uma rápida transformação de seguidora de tecnologia para inovadora em apenas duas décadas, de acordo […]

Reservas cambiais da China aumentam em junho
Cinturão e Rota
Reservas cambiais da China aumentam em junho

Beijing, 8 julho (Xinhua) — As reservas cambiais da China totalizaram US$ 3,3174 trilhões ao final de junho de 2025, um aumento de US$ 32,2 bilhões, ou 0,98%, em comparação com o final de maio, mostraram dados oficiais nesta segunda-feira. Em junho, o índice do dólar americano caiu, enquanto os preços dos ativos financeiros globais […]

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui