Desce

Uma notícia positiva – menor emissão de gases poluentes pela Europa – caiu como uma bomba no mercado de créditos de carbono, a bolha da vez no mundo especulativo. Em apenas um dia, a cotação desabou de 30 euros para 8 euros, retornando depois para 15 euros, relata o boletim Solidariedade Ibero-americana.

Excludente
“Somos um país desigual na distribuição de renda, com crescimento excludente, onde mais de 60 milhões de brasileiros não têm acesso ao desenvolvimento”, disse o secretário de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Paul Singer, na abertura da 1ª Conferência Nacional de Economia Solidária.
Para a economista e professora da UFPE Tânia Bacelar, que participou do debate, o capitalismo sofreu uma retração e vive em um momento de crise, afetando principalmente o setor da produção. “Hoje, é mais fácil aumentar o lucro com transação financeira do que produzindo bens”, explicou.

Para os grandes
O professor de Economia da Unicamp Márcio Pochmann salientou que “o Estado privilegia os que têm mais renda, seja por meio das políticas de crédito, compras do governo ou difusão da tecnologia, que são voltados para os grandes financistas. O Estado precisa também estar a serviço da economia solidária”. Pochmann defende um sistema bancário que favoreça a economia solidária. “O lucro dos bancos públicos deve ser revertido para o povo”, diz ele. A conferência termina nesta quinta-feira, na Academia de Tênis de Brasília.

Inovação
Será criado esta semana o Instituto de Tecnologia da Associação Brasileira das Indústrias de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos. O organismo irá desenvolver programas de inovação tecnológica no setor, beneficiando-se dos recursos e facilidades da recém-aprovada Lei da Inovação. Esta é a sexta entidade tecnológica setorial criada no Brasil desde o ano passado.

Rapidinho
Lançado pelo governo num ano eleitoral, o auto-intitulado telefone popular é tão oneroso para quem falar mais de uma hora por mês – ou dois minutos por dia – que deve estimular uma profusão de clones de Enéas. Em dois minutos, só vai dar para falar: “Alô, meu nome é…”

Justiça virtual
Nem sempre justiça virtual é sinônimo de abstração para os litigantes menos afortunados. Nesta quarta, por exemplo, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Conselho da Justiça Federal (CJF) participaram, em Brasília, do primeiro dia do Encontro dos Operadores da Justiça Virtual. O objetivo é debater a criação de uma rede nacional de tramitação eletrônica de processos para todo o Judiciário brasileiros. Participaram da abertura do encontro, que termina nesta quinta, a presidente do Supremo Tribunal Federal e do CNJ, Ellen Gracie, o presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do CJF, ministro Raphael de Barros Monteiro, e o coordenador-geral da Justiça Federal, ministro Fernando Gonçalves.

Brasiiilll
A partir de sexta-feira, a Copa invade o Centro Cultural Justiça Federal (CCJF), com a exposição 5 x Brasil. Através de pinturas e instalações de 30 artistas plásticos da Finlândia, será mostrada a repercussão que as conquistas do país do futebol têm junto ao povo finlandês. Participarão ainda os brasileiros José Zaragoza (o Z da agência de propaganda DPZ) e Ivald Granato. A mostra fica em cartaz até o dia 27 de agosto. De terça a domingo, das 12h às 19 h, na Av. Rio Branco, 241 (RJ).

Aquele abraço!
Alô, ministro Gilberto Gil! Há integrantes de centros culturais oferecendo consultoria remunerada por recursos não-contabilizados para assegurar a obtenção de patrocínio a eventos patrocinados por órgãos do Ministério da Cultura. Tem consultor contabilizando R$ 15 mil apenas para dar uma “forcinha” pela aprovação do projeto nos canais institucionais.

Artigo anteriorTô fora!
Próximo artigoAtraso
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Água, saneamento e crescimento para todos

Há pouco tempo para implantação das metas do novo marco legal.

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Mercado ainda digere Fomc e MP da Eletrobras passa no Senado

O Ibovespa fechou em queda de 0,93%, na esteira dos receios globais e das discussões envolvendo a MP.

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF

Lewandowski vota por derrubar a lei, sancionada em fevereiro, que dá autonomia ao BC, mas pedido de vista de Barroso interrompe julgamento.

Abbas recebe credenciais de embaixador brasileiro

Diplomata Alessandro Candeas entregou nesta semana suas credenciais ao presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.