Desce

Na primeira fala na Associação Comercial do Rio de Janeiro como pré-candidato tucano à sucessão de FH, o ministro da Saúde, José Serra, foi silenciado ontem pelo apagão. O corte de energia ocorreu quando afirmava que “o sistema tributário de hoje, no Brasil, conspira contra a competitividade da economia”. Dezenas de empresários correram para as escadas e desceram 12 andares até ganhar a Rua da Candelária.  Serra ficou sendo ouvido apenas pela imprensa, o ex-ministro da Fazenda, Marcílio Marques Moreira (presidente da ACRJ) e mais oito empresários. O ministro teve que descer pela escada e não se pronunciou sobre o apagão.

“Non grata”
Só a falta de memória levará um carioca a votar em José Serra. Confirma o deputado estadual Noel de Carvalho (PSB) que o tucano comandou, à época da Constituinte, a bancada paulista que derrubou a tributação sobre o petróleo na produção. O Rio de Janeiro produz mais de 80% do óleo no Brasil. Gasolina e derivados são tributados no destino e São Paulo é o maior consumidor. Única exceção entre os combustíveis: álcool, não por acaso porque os paulistas dominam quase 70% da produção.

Negócios tucanos
Para se tornar social da estatal chilena Codelco na mina de cobre La Disputada, no Chile, a Vale do Rio Doce estaria disposta a desembolsar até R$ 1 bilhão. Apenas a título de ilustração, para usufruírem, não apenas uma de suas minas, mas a Vale inteira, os atuais donos da empresa tiveram de gastar apenas R$ 3,2 bilhões.

Escaldado
Antes mesmo que o fornecimento de energia fosse normalizado, advogados do Raio de Bauru deram, entrada, na Vara de Justiça do Planalto, a um pedido de habeas corpus preventivo para seu cliente. Os causídicos temiam um efeito Casablanca, o de que à falta de boas explicações para o blecaute, os suspeitos habituais fossem presos.

Depressão
A crise argentina levou ao crescimento no número de tentativas de suicídio, depressão e ataques de pânico entre a população. Segundo estudo do hospital de Emergências Psiquiátricas de Buenos Aires, o número de chamadas de emergência recebidas cresceu de 1.397 no ano de 1998 para 2.809 no ano 2000. E, de cada 100 chamadas, cerca de 26 referem-se a tentativas de suicídio.

Violência
A violência está causando estragos na imagem do Brasil lá fora. O diário britânico Financial Times comentou a morte do prefeito de Santo André, Celso Daniel (PT), na sua edição de segunda-feira. O jornal destacou os possíveis efeitos para a popularidade do governo. Segundo o FT, a crescente violência poderia ter implicações para nas eleições de outubro. “A ampla consternação e indignação”, de acordo com o jornal, poderá ter influência negativa nos índices de popularidade dos governos estaduais e federais devido às acusações de ineficácia no combate ao crime.

Indignação
Brasília realiza quinta-feira, às 17h, em frente à Catedral de Brasília, na Esplanada dos Ministérios, “Ato Ecumênico pela Paz, Contra a Violência e em Homenagem a Celso Daniel”.
Já o reitor da Unicamp, Hermano Tavares, distribuiu nota em que afirma que “é crucial para seu futuro que a sociedade não fique paralisada pelo terror causado pelo crime organizado e a violência urbana. A indignação frente a mais um crime hediondo, que desta vez vitimou o prefeito Celso Daniel, precisa ser transformada em motivação permanente de um movimento efetivo e em escala maior que o da violência no país. Um movimento pela justiça e contra a violência e a impunidade, que comprometa os partidos políticos, as autoridades governamentais e todos os segmentos sociais.”

Solidez
O Banco Central reduziu a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para 2% ao ano.  Foi a segunda redução dos juros em um mês. Em 25 de dezembro passado, o banco rebaixara a taxa igualmente em 0,25 ponto percentual. Essa coluna se refere ao BC da Tailândia

Artigo anteriorCoincidência?
Próximo artigoMercado
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.