Descompasso

A rebelião produzida em Arequipa, Tacna e Cusco, no Peru, contra a privatização das companhias de energia elétrica Egasa e Egesur para a multinacional belga Tractebel revela contradição constrangedora para a imprensa do continente. Na América Latina, as privatizações somente são populares nas páginas dos jornais, no noticiário da TV e nos programas de rádio. Na vida real, na única vez em que foram a plebiscito popular, no Uruguai, foram fragorosamente derrotadas.

Para não esquecer
“Para ninguém constitui segredo que a razão de fundo pela qual o ajuste da dívida brasileira foi adiado por mais de seis meses, foi a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. Era inconcebível uma desvalorização antes das eleições de outubro passado (1998), e mesmo antes da segunda volta (segundo turno) da votação para deputados, senadores e governadores.” Diferentemente do que possa pensar um observador mais apressado, esse texto não foi escrito por opositores do presidente FH, mas por um seu amigo, o mexicano Jorge Castañeda, então professor de Relações Internacionais da Universidade Autônoma do México e há cerca de dois anos ocupando o posto de chanceler do México.
O texto, embora escrito há cerca de três anos, está publicado no sítio da Prensa Latina. Sua atualidade cresce de importância num momento em que FH, aparentemente esquecido dos ensinamento de que a História somente se repete como farsa, insiste na tática de acionar pseudos riscos do mercado futuro para camuflar o caos do mercado à vista.

Aliás
Certamente, ao declarar que “comigo não tem calote”, José Serra se esqueceu da presença do deputado federal Antônio Kandir (PSDB-SP) na convenção nacional do PSDB que homologou a candidatura do tucano à presidência da República. Secretário de Política Econômica de Collor, Kandir foi um dos principais formuladores e executores do confisco na poupança, violência que, durante a campanha de 1989, atribuía a Lula.

Aliás II
O exemplo de Collor e Kandir foi seguido pelo presidente FH durante a campanha para sua reeleição, quando até pouco meses antes de provocar a megadesvalorização do real, em janeiro de 1999, atribuía essa intenção também a Lula.

Ilusão
Não deve ser levada a sério recomendação de analistas financeiros quanto a evitar transferir aplicações de fundos para o dólar. Enquanto os primeiros continuam perdendo dinheiro, a moeda norte-americana acumula valorização em junho superior a 14%. Erro igual só de comentaristas de futebol, que previam semifinais entre França, Inglaterra, Argentina e Itália – todos já fora da Copa do Mundo. A recomendação dos especialistas brasileiros faz lembrar o que ocorreu na Argentina, na qual os grandes se mandaram e os pequenos ficaram com papéis “podres” que imaginavam serem “verdinhas”.

Colônia, não!
Nesta segunda-feira, um grupo de entidades e personalidades se reúne, às 18h, no Teatro João Caetano, no Rio, para lançar manifesto “contra a entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos”. O ato faz parte da Campanha Nacional contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e contará com a presença de intelectuais, artistas, lideranças políticas, além de representantes de comunidades remanescentes de quilombos em Alcântara e de movimentos sociais brasileiros.

MST em inglês
O MST terá sua história contada em Londres. No próximo dia 3, será lançado, na capital inglesa, o livro Cutting the wire: the story of Brazil”s Landless Workers Movement (Cortando a cerca: a história do movimento dos trabalhadores sem-terra do Brasil), pela editora Latin America Bureau (LAB). A obra é ilustrada com fotografias de Sebastião Salgado e João Zinclair.

Clones
Diferentemente do pretendido por seus autores, cada pronunciamento de Pedro Malan e Armínio Fraga garantindo que os fundamentos da economia brasileira estão sólidos como rocha, produz fenômeno sociogenético: deixa os dois cada vez mais parecidos com Domingo Cavallo nos últimos dias de Sodoma em que transformou a Argentina.

Artigo anteriorSem escrúpulos
Próximo artigoComando
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.

Exterior abre em alta e futuros no Brasil operam com cautela

China atinge crescimento de 18,3%; na Europa, Índice de Preços ao Consumidor amplo de março teve avanço de 1,3% ao ano.

Estaleiro de SC investe meio milhão em linha de produção exclusiva

Estaleiro irá entregar até quatro vezes mais rápido e atender à crescente procura por embarcações novas.