Descompasso

A rebelião produzida em Arequipa, Tacna e Cusco, no Peru, contra a privatização das companhias de energia elétrica Egasa e Egesur para a multinacional belga Tractebel revela contradição constrangedora para a imprensa do continente. Na América Latina, as privatizações somente são populares nas páginas dos jornais, no noticiário da TV e nos programas de rádio. Na vida real, na única vez em que foram a plebiscito popular, no Uruguai, foram fragorosamente derrotadas.

Para não esquecer
“Para ninguém constitui segredo que a razão de fundo pela qual o ajuste da dívida brasileira foi adiado por mais de seis meses, foi a reeleição de Fernando Henrique Cardoso. Era inconcebível uma desvalorização antes das eleições de outubro passado (1998), e mesmo antes da segunda volta (segundo turno) da votação para deputados, senadores e governadores.” Diferentemente do que possa pensar um observador mais apressado, esse texto não foi escrito por opositores do presidente FH, mas por um seu amigo, o mexicano Jorge Castañeda, então professor de Relações Internacionais da Universidade Autônoma do México e há cerca de dois anos ocupando o posto de chanceler do México.
O texto, embora escrito há cerca de três anos, está publicado no sítio da Prensa Latina. Sua atualidade cresce de importância num momento em que FH, aparentemente esquecido dos ensinamento de que a História somente se repete como farsa, insiste na tática de acionar pseudos riscos do mercado futuro para camuflar o caos do mercado à vista.

Aliás
Certamente, ao declarar que “comigo não tem calote”, José Serra se esqueceu da presença do deputado federal Antônio Kandir (PSDB-SP) na convenção nacional do PSDB que homologou a candidatura do tucano à presidência da República. Secretário de Política Econômica de Collor, Kandir foi um dos principais formuladores e executores do confisco na poupança, violência que, durante a campanha de 1989, atribuía a Lula.

Aliás II
O exemplo de Collor e Kandir foi seguido pelo presidente FH durante a campanha para sua reeleição, quando até pouco meses antes de provocar a megadesvalorização do real, em janeiro de 1999, atribuía essa intenção também a Lula.

Ilusão
Não deve ser levada a sério recomendação de analistas financeiros quanto a evitar transferir aplicações de fundos para o dólar. Enquanto os primeiros continuam perdendo dinheiro, a moeda norte-americana acumula valorização em junho superior a 14%. Erro igual só de comentaristas de futebol, que previam semifinais entre França, Inglaterra, Argentina e Itália – todos já fora da Copa do Mundo. A recomendação dos especialistas brasileiros faz lembrar o que ocorreu na Argentina, na qual os grandes se mandaram e os pequenos ficaram com papéis “podres” que imaginavam serem “verdinhas”.

Colônia, não!
Nesta segunda-feira, um grupo de entidades e personalidades se reúne, às 18h, no Teatro João Caetano, no Rio, para lançar manifesto “contra a entrega da Base de Alcântara aos Estados Unidos”. O ato faz parte da Campanha Nacional contra a Área de Livre Comércio das Américas (Alca) e contará com a presença de intelectuais, artistas, lideranças políticas, além de representantes de comunidades remanescentes de quilombos em Alcântara e de movimentos sociais brasileiros.

MST em inglês
O MST terá sua história contada em Londres. No próximo dia 3, será lançado, na capital inglesa, o livro Cutting the wire: the story of Brazil”s Landless Workers Movement (Cortando a cerca: a história do movimento dos trabalhadores sem-terra do Brasil), pela editora Latin America Bureau (LAB). A obra é ilustrada com fotografias de Sebastião Salgado e João Zinclair.

Clones
Diferentemente do pretendido por seus autores, cada pronunciamento de Pedro Malan e Armínio Fraga garantindo que os fundamentos da economia brasileira estão sólidos como rocha, produz fenômeno sociogenético: deixa os dois cada vez mais parecidos com Domingo Cavallo nos últimos dias de Sodoma em que transformou a Argentina.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSem escrúpulos
Próximo artigoComando

Artigos Relacionados

Bolsonaro invade TV Brasil

Programação foi interrompida 208 vezes em 1 ano para transmissão ao vivo com o presidente.

FMI: 4 fatores ameaçam inflação

Fundo acredita que preços deem uma trégua no primeiro semestre de 2022, mas...

Pandora Papers: novos atores nos mesmos papéis

Investigação mostra que pouco – ou nada – mudou desde 2016.

Últimas Notícias

TSE forma maioria contra cassação da chapa Bolsonaro-Mourão

PT, PCdoB e PROS pedem cassação da chapa por cometimento de abuso de poder econômico e uso indevido dos meios de comunicação.

IGP-M acumula inflação de 21,73% em 12 meses

Alta da taxa de setembro para outubro foi puxada pelos preços no atacado.

Mirando agora na PEC dos Precatórios

Ultrapassada a decisão do Copom, investidores vão mirar na avaliação da PEC cheia de 'jabutis' que ainda não foram retirados.

Funcionalismo público: críticas e realidade da categoria

Por Relly Amaral Ribeiro.

Scheer Churrasqueiras dobra vendas na pandemia

Empresa lançou 25 itens em sua linha residencial.