Descrédito

A média de processos antidumping no país, que ficava na casa dos 30, desabou para sete. Na vizinha Argentina, são 40 processos em andamento; nos Estados Unidos, 80. Sílvia Pinheiro e Josefina Guedes, especialistas em comércio exterior, atribuem essa redução a um descrédito generalizado dos industriais, que não estão recorrendo aos meios legítimos para se precaverem contra a concorrência predatória de outros países. “O governo está fazendo as empresas privadas perderem a confiança na eficiência das medidas protecionistas”, comenta Josefina Guedes. “O Brasil está se desindustrializando”, lamenta a economista.

Proteção
A crescente sensação de insegurança, principalmente nas grandes cidades, elevou as vendas de produtos para proteção. A CPFilms, da Solutia, fabricante de películas para vidro, aumentou em 15% sua participação no mercado brasileiro em 2005. A previsão para 2006 é dobrar o volume de vendas. As películas atendem desde níveis de proteção mais simples, como impactos acidentais, até situações de vandalismo ou explosões. Testes realizados pela empresa, nos EUA, mostram que um vidro sem proteção leva três segundos para ser arrombado; com película, este tempo varia de 30 segundos a dois minutos.

Para ler e guardar
Nos últimos meses, o MONITOR MERCANTIL tem publicado, na página Internacional, com o noticiário exclusivo da Latino-americana de Notícias, alguns porquês de dias tão turbulentos no mercado. Do petróleo e gás natural – com as respectivas disputas geopolíticas no “centro” do mundo – aos bancos centrais – e suas políticas de juros e câmbio -, é material para ser lido, guardado e conferido nos próximos meses.

Antecipamos o Fed
Esta coluna errou ao citar a data da próxima reunião do Federal Reserve (Fed). O banco central dos Estados Unidos vai se reunir nos próximos dias 28 e 29, e não dia 22, como aqui publicado.

Pós
O Hospital Pró-Cardíaco abre inscrições para três cursos de pós-graduação: um deles destinado a enfermeiros; o segundo abrange toda a área de pesquisa clínica para médicos, farmacêuticos, bioquímicos, biólogos e também enfermeiros; e o terceiro é de geriatria clínica. O curso de pesquisa é único no Brasil. As inscrições podem ser feitas na Rua General Polidoro, 192, Botafogo (RJ). Mais informações em www.procardiaco.com.br

Kassab online
Acesso mais rápido e fácil aos serviços públicos é o que promete aos paulistanos a Prefeitura de São Paulo, que põe no ar, nesta quinta-feira, seu novo site (www.prefeitura.sp.gov.br). O lançamento marca a criação de uma estrutura específica para gerir o governo eletrônico na cidade, coordenada por Malde Vilas Boas. O novo site foi desenvolvido pela Brisa e Instituto Uniemp.

Pelos ares
Os aeroportos brasileiros receberam 546.206 passageiros procedentes de vôos internacionais, em abril. Esse número supera em 10,32% os desembarques de turistas estrangeiros no mesmo mês de 2005, que somaram 495.108. No primeiro quadrimestre, o  crescimento ficou em 1,29%, em relação ao mesmo período do ano passado. Pelos vôos não-regulares (charters), chegaram, em abril, 26.999 passageiros do exterior, mais 15% em relação a 2005, quando desembarcaram 23.474.

Abonados
O primeiro quadrimestre deste ano registrou recorde em ingresso de dólares na conta de turismo: U$S 1,559 bilhão. Esse número foi 19,73% superior aos quatro primeiros meses de   2005. Só em abril passado entraram U$S 344 milhões. Março foi o  melhor mês da história, com a entrada de U$S 453 milhões. Tudo isso, apesar do valorização do real, que torna o Brasil mais caro para os gringos.

Homenageado
A comunidade marítima fluminense homenageará, em junho, o secretário de Energia e Indústria Naval do Rio de Janeiro, Wagner Victer. O evento será dia 1, às 12h30, no Restaurante do Clube Americano (Av. Rio Branco, 123, 21º andar).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorForte
Próximo artigoÀ direita da direita

Artigos Relacionados

Alta dos preços leva a aumento de protestos

Agitação em países onde manifestações eram raras preocupa FMI.

Montadoras não vieram; demissões, sim

Promessas de Doria e Bolsonaro para fábrica da Ford não passaram de conversa para gado dormir.

Ganhos de motoristas de app desabam

Renda média é de pouco mais de 1,5 salário mínimo.

Últimas Notícias

Câmara deve colocar em votação PL que desonera tarifas de energia

Em 2021, o Brasil passou pela pior crise hídrica em mais de 90 anos

Metodologia para participação de investidor estrangeiro

Serão considerados os dados de liquidação das operações realizadas no mercado primário nos sistemas da B3

Fitch eleva rating do Banco Sicoob para AA (bra)

Houve melhora do perfil de negócios e de risco da instituição

Petrobras Conexões para Inovação cria robô de combate a incêndio

Estatal: Primeiro no mundo adaptado para a indústria de óleo e gás