Desculpas

113

O pedido de desculpas feito pelos EUA à China comprova que uma posição soberana pode levar até mesmo a maior potência do mundo a abrir mão da arrogância e adotar as boas regras da diplomacia e da convivência internacional. A China exigia desculpas oficiais após um avião espião norte-americano ter colidido e provocado a queda de um jato chinês, com a morte do piloto – segundo a China, a aeronave dos EUA estava em espaço aéreo chinês. A tripulação do avião espião, detida na ilha de Hainan, poderá deixar o país, informou a televisão estatal chinesa. “Depois de cumprir as formalidades necessárias, podem partir do país”, afirmou o ministro de Relações Exteriores, Tang Jiaxuan, ao embaixador norte-americano Joseph Prueher.
Por baixo
A posição chinesa contrasta com a notícia de que o Itamaraty demitiu do Instituto de Pesquisas de Relações Internacionais o embaixador Samuel Pinheiro Guimarães. Ele é uma da vozes mais lúcidas contra a criação da Alca, área de livre comércio das Américas desejada pelos Estados Unidos. Para Pinheiro Guimarães, a Alca representa o fim do Mercosul e é uma ameaça à economia brasileira. Ao demitir o embaixador, o Itamaraty mostra em que posição vai negociar a adesão do Brasil à área de livre comércio.

Feriadão
O Detran do Rio de Janeiro informou – apenas ontem – que não irá funcionar hoje. A alegação é de necessidade de manutenção e realização de novo cabeamento do sistema de informática. Coincidência ou não, a parada será feita na véspera do feriado de Sexta-feira da Paixão. Mas segunda-feira o órgão informa que estará de volta a suas atividades normais.

Fator verde
Apesar da posição pública e firme da entidade contra a implantação da Alca, nos bastidores da CUT são férteis os boatos de que a central sindical norte-americana AFL-CIOS, à qual a organização brasileira é filiada, estaria firmemente empenhada em seduzir a cúpula cutista, com argumentos irrecusáveis para rever sua posição.

Direção
O diretor de Assuntos Corporativos da Ford, Célio de Freitas Batalha, assume no próximo dia 16 a presidência da Anfavea, entidade que reúne as montadoras de veículos instaladas no Brasil. José Pinheiro Neto, da GM, fará a transmissão do cargo em cerimônia às 15h no Clube Monte Líbano (SP).

Espaço Publicitáriocnseg

Round
Na briga que trava contra o prefeito José Camilo Zito, de Caxias, o Governo do Estado do Rio de Janeiro divulgou nota informando que “Justiça garante retomada das obras de restaurante popular” naquela cidade da Baixada Fluminense. A história é um pouco mais complexa. A juíza da 6ª Vara Cível de Duque de Caxias concedeu liminar de imissão de posse de terreno desapropriado pelo estado, faltando definir o valor que será pago. Nesta área o governo estadual pretende construir o Restaurante Popular Betinho. Para isso, terá antes que conseguir a revogação de liminar concedida à Prefeitura de Caxias que determina a suspensão das obras. A disputa entre Zito e Garotinho tem como pano de fundo a sucessão no estado em 2002. O prefeito tucano não esconde que quer disputar o governo fluminense.

Efeito tequila
Desde a vigência da Nafta, em 1994, o número de mexicanos que ganham menos de um salário mínimo aumentou em 1 milhão e 8 milhões de famílias ingressaram na pobreza. Os dados são do Comitê Argentino contra a Alca, que teme conseqüências similares em seu país, caso a área de livre comércio cobiçada pelos Estados Unidos seja de fato implantada. O comitê cita ainda estudo projetando em 4% a queda das exportações da indústria alimentícia da Argentina e um aumento das importações entre 30% e 35% na América da Alca.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui