Desde Egito Antigo, sempre alguém quer controlar preços

902
Atacadista (mercado)
Supermercado (Foto: divulgação)

Esta coluna já comentou 2 ou 3 vezes sobre o estrago da alta dos preços – especialmente comida e energia – na popularidade do governo. E não será surpresa se aparecer alguém propondo controle, ainda que pesando as palavras para não falar “tabelamento”.

Ex-chefe de gabinete da Conepe, que deu origem ao CIP (Conselho Interministerial de Preços), e ex-diretor da Sunab, o consultor Luiz Affonso Romano comenta com a coluna: “Sempre vai haver um Hamurábi que vai até querer matar as pessoas se aumentarem os preços. Isso aconteceu no Egito Antigo, Grécia, Roma. No Brasil, nos anos 1940, até a flor era tabelada no Dia de Finados.”

Romano fez um breve histórico do que foi feito no Brasil de 1940 a 94:

– controle de preços e congelamento geral de preços e salários;

Espaço Publicitáriocnseg

– órgão controlador: Cofap, Sunab, Conep, CIP, Seap, DAP;

– sanções: multas, interdição do estabelecimento, desapropriação, prisão, corte de crédito;

– resultados esperados pelas autoridades: derrubar a inflação;

– resultados realmente alcançados: represar os preços por curtíssimo período para vê-los explodir logo adiante, após ágio, câmbio negro, desabastecimento…

O ex-diretor da Sunab lembra que foram os liberais Roberto Campos e Octávio Gouvêa de Bulhões que fizeram controle de preços forte na ditadura: quem não aderisse não vendia ao governo. “Com isso, criou-se uma reserva de mercado, país fechado para qualquer concorrência. Baixaram portaria dizendo que as empresas deveriam negociar através do sindicato. Todos pediam o mesmo reajuste, para ser dado no mesmo dia. Tinha até fabricante pedindo para não sair do controle de preços.”

Luiz Affonso Romano recomenda para os dias atuais: baixar imposto, investir no pessoal, aumentar o emprego, senão não teremos consumo, e investir no mercado interno.

 

Atos golpistas

Após o Alto-Comando do Exército, em “conversas reservadas” divulgadas na mídia, manifestar concordância com o presidente do STF, Luiz Fux, pode-se afirmar: o ministro do Supremo está prestigiado.

 

Rápidas

Nesta segunda-feira, a FGV Educação Executiva promove um encontro sobre as novas experiências de compra dos consumidores brasileiros. Detalhes aqui  *** O concurso para o Corpo de Saúde da Marinha (CSM) está com inscrições abertas até 15 de agosto em ingressonamarinha.mar.mil.br *** A Revista Justiça & Cidadania realizará em 12 de agosto o “Seminário Análise Econômica dos Atos Regulatórios na Saúde Suplementar”, às 10h, com participação do novo presidente da ANS, Paulo Roberto Rebello Filho e encerramento do ministro Luis Felipe Salomao. Inscrição aqui *** A Memed anunciou seu primeiro Programa de Estágio, com 10 vagas em diversas áreas. Inscrições até 15 de agosto *** A Sociedade de Cardiologia do Rio (Socerj) promoverá desta segunda a quinta o seu 38º Congresso, pela segunda vez em formato virtual. Inscrições aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui