30.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Desengaveta, Janot!

A abertura de uma investigação para apurar supostas conexões entre a Rede Globo, a Fifa, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e offshores do Panamá que teriam sido utilizadas para cometer crimes contra o sistema financeiro, a ordem tributária e a administração pública foi pedida pelo deputado Paulo Pimenta (PT-RS) ao Ministério Público Federal (MPF) em março de 2016. Dez meses depois, na última segunda-feira, o deputado cobrou uma vez mais informações sobre as providências adotadas pelo MPF sobre o escândalo Panamá Papers. “Ao que tudo indica, a documentação está parada há quase um ano nas mãos da Procuradoria”, lamentou Pimenta.

A base da denúncia é o maior escândalo de 2016, o Panama Papers, em que um conjunto de jornalistas de vários países denunciou as empresas de papel, usadas para lavagem e ocultação de dinheiro, criadas no país centro-americano com assessoria do escritório de advocacia Mossack Fonseca. O deputado pede apuração da notícia de que a Globo possuiria ligações com a Mossack – a mansão que seria da família Marinho, em Paraty (RJ), e um heliponto que teria sido utilizado pelos filhos de Roberto Marinho estariam registrados no nome de uma empresa de fachada ligada ao escritório. FHC entra na história pelo pagamento que a Brasif, outra empresa que seria vinculada à Mossack Fonseca, à jornalista Miriam Dutra, ex-namorada do ex-presidente. A Globo também aparece neste caso, pois Miriam era correspondente da TV brasileira na Espanha, mas não tinha uma única matéria aproveitada nos noticiários.

Já a Fifa foi alvo de outro escândalo, que resultou na queda de seus principais dirigentes. Mas as ligações com o Brasil e a venda de direito de transmissão de partidas por aqui nunca mereceram investigação a fundo. Nem parece que vão merecer.

Gringo pode

Mais uma do site Petronotícias: entre as 30 empresas – todas multinacionais – convidadas a participar da concorrência para concluir a unidade de gás no Comperj está a norte-americana Bechtel, que quase deixou a estatal brasileira na mão durante a ampliação da Refap, realizada entre 2002 e 2006. Devido a mudanças no projeto, a Bechtel paralisou a obra e só retomou após “obter um aditivo recorde na época, superando muito os 25% que a legislação admite”, segundo noticia o site.

Novo comando

A Delta Air Lines fechou parceria para ser a transportadora internacional oficial da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). A companhia aérea norte-americana transportará as equipes para jogos realizados fora do Brasil, incluindo campeonatos como o Circuito Mundial de Vôlei de Praia, o Grand Prix e a Liga Mundial. Nos tempos em que o país pensava como uma grande nação, este tipo de serviço era realizado pela nacional – e fulminada – Varig.

CNH falsa

O Ministério das Cidades/Denatran alerta que a mensagem sobre “anuidade para portadores da CNH agora é lei”, que circula em redes sociais, é falsa. “Portadores da Carteira Nacional de Habilitação não pagam anuidade”, garante o Ministério.

Ensino gratuito

O Curso Radical, na Zona Sul do Rio, fechou 2016 com crescimento de 25% no número de alunos vindos de escolas particulares. A crise econômica tem criado um movimento de busca de famílias de classe média por ensino público de qualidade para seus filhos em escolas federais, técnicas e em institutos militares, cujas vagas são altamente disputadas.

Segundo o curso, citando dados da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro, de 2010 a 2015 a participação de estudantes provenientes de escolas privadas na rede pública do Rio subiu de 5,15% para 11,12%.

Rápidas

A Laad Defence & Security 2017, que reúne empresas representantes de mais de 20 segmentos das indústrias de Defesa e Segurança, ocorrerá de 4 e 7 de abril, no Riocentro, no Rio de Janeiro *** Alunos do ensino médio da escola pública (ou bolsista integral), que moram no Estado do Rio de Janeiro, podem se inscrever no programa de intercâmbio anual Global Citizens of Tomorrow para concorrer a três bolsas de estudo em uma high school (ensino médio) dos Estados Unidos. Este programa surgiu por meio de uma parceria entre a BP e o AFS Intercultura Brasil. Inscrições em www.afs.org.br/ até o meio dia de 3 de fevereiro *** O Shopping Jardim Guadalupe (RJ) promove até 5 de fevereiro um Festival Cultural com peças infantis gratuitas de quinta a domingo, a partir das 17h *** Estão abertas as inscrições para o curso O Impacto da Lei da Concentração da Matrícula nos Negócios Imobiliários, da Universidade Secovi, que acontecerá nos dias 13 e 15 de fevereiro. O objetivo é discutir os pontos polêmicos e os avanços trazidos pela Lei 13.097/15. Os interessados podem se inscrever pelo telefone (11) 5591-1306 *** Fabiana Manfredi (@fabimanfredi) é a nova diretora de Agências do Twitter Brasil. A executiva, que desempenhava a função de diretora de Desenvolvimento de Contas desde julho de 2015, será agora responsável pelo relacionamento com agências de publicidade.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.