Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

7 em 10 chineses avaliam que seu país vai bem na questão.

As pessoas ainda acreditam na democracia: 81% dizem que é importante em seu país. No entanto, apenas um pouco mais da metade (53%) afirma que seu país é realmente democrático hoje – mesmo em países classificados como democracias. A 4ª edição do Índice de Percepção de Democracia, feito pela Latana para o think tank conservador Alliance of Democracies Foundation, entrevistou 50 mil pessoas em 53 países.

Os entrevistados (64%) consideram a desigualdade econômica a maior ameaça à democracia em todo o mundo. Quase metade (48%) afirmam que o poder das empresas de Big Tech é uma ameaça à democracia em seu país; nos Estados Unidos, são 62%.

Outros dados surpreendentes:

– 44% dos entrevistados acham que os EUA representam uma ameaça à democracia em seu país (pode ser ainda um resquício da era Trump); o medo da influência chinesa é de 38%, e o medo da influência russa é ainda menor, de 28%

– 71% dos chineses avaliam que a China tem a quantidade exata de democracia

– 58% das pessoas afirmam que seu país está respondendo bem à crise de Covid-19 (75% na Ásia, 42% na América Latina e 45% na Europa)

– A satisfação geral com as respostas dos governos à pandemia caiu drasticamente desde o ano passado, de 70% para 58% globalmente. Esta queda é maior em países mais democráticos (para 51%) e na Europa (para 45%).

– A percepção de que os governos fizeram muito para limitar as liberdades durante a pandemia cresceu no último ano em quase todos os países, de 45% para 53% em 2021.

 

Destaques do Rio

Em cerimônia virtual, o Prêmio Yedda Maria Teixeira, realizado anualmente pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, acontecerá no próximo dia 30, às 15h. O evento, criado por Bayard Do Coutto Boiteux, chega em sua sexta edição e terá a apresentação de Viviane Fernandes. O apoio é da empresa Sérgio Castro Imóveis. Os homenageados foram escolhidos por um júri formado por dezesseis mulheres. A premiação será via YouTube.

 

Música solidária

A Hurst Capital e seu braço de investimentos no setor fonográfico, Músicas do Brasil, vão doar parte dos seus direitos autorais de execução pública para a campanha Percentual Solidário. A estimativa é que a doação colabore com 6 toneladas em cestas básicas para a campanha organizada pela Abramus.

 

Rápidas

O ex–ministro do TSE Henrique Neves da Silva fará palestra sobre “Demandas eleitorais na Reforma Política: o pré-registro”, nesta quinta-feira, às 18h, no canal TVIAB no YouTube *** O advogado Luis De Torres será o novo diretor-geral corporativo da ClarkeModet, grupo especializado em propriedade intelectual *** A Jornada 2021 O Infantil, promovida pela Clínica Horizontes, será realizada em 14 e 15 de maio, das 18h às 19h30. O evento, que conta com o apoio do Iargs, é aberto para todos que desejam entrar em contato com a psicanálise. Mais informações pelo telefone (51) 3019-1799 *** Aasp realizará nesta quinta-feira, às 9h, o webinário “A regulação das criptomoedas: Discussão sobre o Projeto de Lei n° 4.207/2019”. Inscrições aqui.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Qualquer semelhança…

Nenhum dos 16 feriados nacionais no Brasil se refere ao nosso longo passado escravocrata.

Batendo palma para maluco dançar

CPI precisa ser ágil para não deixar governistas propagarem mentiras impunemente.

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

CVM lança novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento

A partir de 5 de julho, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá disponibilizar o novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento (SGF)....

B3 acolhe novo fundo gerido pela XP Asset

Aconteceu nesta terça-feira, na B3, o toque de campainha para comemorar o lançamento de mais um ETF (Exchange-Traded Fund), que é um fundo de...

Airbus e chinesa AVIC fazem parceria

Um projeto de equipamento de fuselagem do Airbus A320 foi lançado em conjunto pela Airbus e pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC) nesta...

BID lança guia para ajudar na emissão de títulos sustentáveis

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou um guia para auxiliar e fomentar a emissão de títulos temáticos. O lançamento acontece por meio do...

Vivant lança lata comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBT

A lata estampa as cores do arco-íris e traduz o posicionamento da empresa sobre o respeito à diversidade.