Desigualdade, Big Tech e EUA são maiores ameaças à democracia

811
Donald Trump
Donald Trump (foto: divulgação)

As pessoas ainda acreditam na democracia: 81% dizem que é importante em seu país. No entanto, apenas um pouco mais da metade (53%) afirma que seu país é realmente democrático hoje – mesmo em países classificados como democracias. A 4ª edição do Índice de Percepção de Democracia, feito pela Latana para o think tank conservador Alliance of Democracies Foundation, entrevistou 50 mil pessoas em 53 países.

Os entrevistados (64%) consideram a desigualdade econômica a maior ameaça à democracia em todo o mundo. Quase metade (48%) afirmam que o poder das empresas de Big Tech é uma ameaça à democracia em seu país; nos Estados Unidos, são 62%.

Outros dados surpreendentes:

– 44% dos entrevistados acham que os EUA representam uma ameaça à democracia em seu país (pode ser ainda um resquício da era Trump); o medo da influência chinesa é de 38%, e o medo da influência russa é ainda menor, de 28%

Espaço Publicitáriocnseg

– 71% dos chineses avaliam que a China tem a quantidade exata de democracia

– 58% das pessoas afirmam que seu país está respondendo bem à crise de Covid-19 (75% na Ásia, 42% na América Latina e 45% na Europa)

– A satisfação geral com as respostas dos governos à pandemia caiu drasticamente desde o ano passado, de 70% para 58% globalmente. Esta queda é maior em países mais democráticos (para 51%) e na Europa (para 45%).

– A percepção de que os governos fizeram muito para limitar as liberdades durante a pandemia cresceu no último ano em quase todos os países, de 45% para 53% em 2021.

 

Destaques do Rio

Em cerimônia virtual, o Prêmio Yedda Maria Teixeira, realizado anualmente pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, acontecerá no próximo dia 30, às 15h. O evento, criado por Bayard Do Coutto Boiteux, chega em sua sexta edição e terá a apresentação de Viviane Fernandes. O apoio é da empresa Sérgio Castro Imóveis. Os homenageados foram escolhidos por um júri formado por dezesseis mulheres. A premiação será via YouTube.

 

Música solidária

A Hurst Capital e seu braço de investimentos no setor fonográfico, Músicas do Brasil, vão doar parte dos seus direitos autorais de execução pública para a campanha Percentual Solidário. A estimativa é que a doação colabore com 6 toneladas em cestas básicas para a campanha organizada pela Abramus.

 

Rápidas

O ex–ministro do TSE Henrique Neves da Silva fará palestra sobre “Demandas eleitorais na Reforma Política: o pré-registro”, nesta quinta-feira, às 18h, no canal TVIAB no YouTube *** O advogado Luis De Torres será o novo diretor-geral corporativo da ClarkeModet, grupo especializado em propriedade intelectual *** A Jornada 2021 O Infantil, promovida pela Clínica Horizontes, será realizada em 14 e 15 de maio, das 18h às 19h30. O evento, que conta com o apoio do Iargs, é aberto para todos que desejam entrar em contato com a psicanálise. Mais informações pelo telefone (51) 3019-1799 *** Aasp realizará nesta quinta-feira, às 9h, o webinário “A regulação das criptomoedas: Discussão sobre o Projeto de Lei n° 4.207/2019”. Inscrições aqui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui