Desigualdade na Itália beneficia a direita

Ricos mais ricos, classe média empobrece: retrato da desigualdade que levará a direita a crescer nas eleições deste domingo

549
Giorgia Meloni
Giorgia Meloni (Foto: Vox España/DP)

Ultrapassada pelo Brasil em 2024, a economia da Itália tem crescido nos últimos 15 anos, mas o fosso econômico entre as famílias de rendimentos elevados e de renda média aumentou, mostrou relatório divulgado recentemente pelo Banco Itália (Banco Central). A desigualdade maior é um dos pilares do crescimento da direita na Europa.

“O nível de desigualdade na Itália está atualmente em linha com o da Zona Euro, similar ao da França, mais elevado do que na Espanha e mais baixo do que na Alemanha”, afirmou o Banco Central.

O crescimento econômico italiano beneficiou principalmente os 10% que compõem as famílias mais ricas, que amealharam 60% da riqueza em 2023, enquanto os 50% mais pobres representavam apenas 7%.

“Em comparação com 2010, a percentagem de riqueza detida pelos 10% mais ricos das famílias aumentou cerca de 7 pontos percentuais, principalmente à custa do grupo médio de famílias”, informou o Banco de Itália. Quanto às famílias mais pobres de Itália, o seu patrimônio líquido manteve-se essencialmente estável.

Espaço Publicitáriocnseg

O aumento na riqueza líquida chegou a 14%, a preços correntes, entre 2010 e 2023, “impulsionado por um crescimento muito forte (29%) observado na décima parte das famílias mais ricas”, explicou o BC.

Por outro lado, a classe média caiu 4,8% no mesmo período por conta da queda do valor dos imóveis. Enquanto as famílias ricas podiam investir numa variedade de instrumentos financeiros, as famílias de rendimento médio investiram principalmente no mercado imobiliário nacional.

A Itália é a 3ª maior economia da União Europeia (UE), depois da Alemanha e da França, e ocupa a 9ª posição no ranking global. A economia italiana vem sofrendo há décadas com políticas neoliberais, aprofundadas pelo financista Mario Draghi, que foi primeiro-ministro até outubro de 2022, sucedido por Giorgia Meloni – que, apesar de eleita com o já batido discurso contra o “sistema”, manteve a política econômica e vê agora seu país ser ameaçado de ficar sem gás para energia, ou ter de pagar bem mais caro para substituir o produto russo.

Direita segue avançando

Pesquisa sobre as eleições europeias, que acontecerão no próximo domingo, publicada pelo diário financeiro francês Les Echos mostra que o partido do presidente Emmanuel Macron está prestes a ser ultrapassado pelo Partido Socialista.

O partido mais à direita, Reunião Nacional (de Marine Le Pen), está disparado em 1º lugar e aumentando sua diferença com relação aos outros. O RN é presidido pelo extrema-direita radical Jordan Bardella.

Rápidas

O prazo para inscrições no 1º Festival Internacional de Cinema de Paraty termina em 16 de junho. Podem concorrer filmes produzidos a partir de 2022. As inscrições são gratuitas. O evento ocorrerá entre 1º e 04 de agosto *** O Glass South América acontecerá de 12 a 15 de junho, no São Paulo Expo. O Club & Casa Design, em parceria com a E-squadria Show, participa da feira *** A rede Grau Educacional lançou a 3ª edição do seu projeto social, oferecendo mais de 1.200 bolsas de estudo para qualificações técnicas e profissionalizantes, gratuitas e presenciais. Os interessados podem se inscrever até esta sexta-feira (7).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui