Detran do Rio lança carteira de identidade digital

Deverá ser revalidada a cada 12 meses pelo usuário.

O Detran-RJ lançou nesta quarta-feira o aplicativo Identidade Digital RJ, que permite acesso ao documento de identidade pelo celular, com validade em todo território nacional. Inicialmente, o documento digital vale apenas para identidades emitidas de 5 de abril de 2019 em diante, quando passaram a ter um código de QR Code impresso na parte interna. Este código é que permite ao usuário baixar a versão digital do documento no celular. Por conta da Lei Geral de Proteção de Dados, o aplicativo está disponível apenas para maiores de 18 anos

Quem quiser ter acesso à versão digital e tem documentos emitidos antes de abril de 2019 deverá tirar a segunda via para acesso ao aplicativo. A Identidade Digital RJ deverá ser revalidada a cada 12 meses pelo usuário. Em caso de perda da versão impressa, o cidadão poderá usar a versão digital até acabar o período de validade.

Segurança

Entre as medidas de segurança, o Detran destaca que a validação do QR Code é apenas uma etapa. Também é necessário fazer o reconhecimento facial e o cadastramento de PIN (senha de acesso). Segundo o órgão, o ambiente tecnológico é monitorado “com análises e testes de segurança da informação nos sistemas, seguindo os mais elevados padrões técnicos a fim de que seja possível proteger os dados (pessoais e sensíveis) dos usuários”.

O aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS. Depois de baixar o app no celular, o usuário deve escanear o QR Code, disponível na parte de dentro da identidade física. Em seguida, fazer o reconhecimento facial via aplicativo e criar uma senha numérica para login.

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está disponível, desde 2017, no aplicativo Carteira Nacional de Trânsito, da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran, antigo Denatran).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

Criação de mais um monopólio privado regional

Recurso de petroleiros contra decisão do Cade sobre venda da Reman

Simone Tebet chama momento do Brasil de ‘desalentador’

Para senadora, grande problema do Brasil é o chamado Presidencialismo de coalizão, 'que tem sido muito negativo para o país.'

STJ afasta suspensão de busca e apreensão de veículos

Decisão facilita que instituições financeiras concedam crédito.

Últimas Notícias

Criação de mais um monopólio privado regional

Recurso de petroleiros contra decisão do Cade sobre venda da Reman

Restrição do Fed pode impulsionar a saída de capital dos países da AL

Sinalizou uma política monetária mais restritiva em meio às expectativas de inflações mais altas

Setores fortemente impactados com a pandemia reagem na Bolsa

Alta é influenciada pelo anúncio da reabertura gradual da China

China está confiante na recuperação econômica

Produção de carvão bruto, petróleo bruto e gás natural aumentou 10,7%, 4% e 4,7%, respectivamente, ano a ano

B3 lança fundo para investir em startups

Nova frente nasce com capital de R$ 600 milhões