Devagar

O freio na economia chinesa afetou as exportações de sucata de ferro, matéria-prima usada na fabricação de aço, que vinham crescendo nos últimos anos. Em janeiro, as vendas externas chegaram a 57 mil toneladas; em maio último desabaram para menos da metade (24 mil). Segundo o Instituto Nacional das Empresas de Sucata Ferrosa (Inesfa), a maior parte das exportações é embarcada para países asiáticos.
O Brasil responde por apenas 0,2% das exportações mundiais do produto. Os principais países exportadores de sucata são Estados Unidos (22,1%), Alemanha (8,9%), Holanda (5,2%), Reino Unido (7%) e Japão (4,9%).
 
Firjan na berlinda
Denúncias contra Firjan podem ser tema de audiência na Assembléia Legislativa do Rio (Alerj). O deputado Paulo Ramos (PDT) recebeu dossiê sobre possíveis irregularidades na Federação das Indústrias e disse a esta coluna que vai investigar os fatos, pois, “apesar de serem anônimos, possuem grande consistência.” Ele vai esperar o fim do recesso parlamentar para que possa colher algumas provas preliminares e depois, se for o caso, ingressar nos ministérios públicos estadual e federal.
Presidente da Comissão do Trabalho da Alerj, Ramos lembrou que no sistema Sesi-Senai, comandado no estado pela Firjan, há envolvimento de recursos públicos de diversos aspectos (qualificação de mão-de-obra, entre outros). “Na audiência pública, vamos oferecer a oportunidade para que as pessoas possam se explicar para evitar, vamos dizer, o maniqueísmo, porque a comissão é do Trabalho e não do capital”.
O parlamentar pedetista fez questão de frisar que, antes de tudo, é preciso buscar algumas provas, principalmente agora, em período eleitoral na Federação, para que não fique a impressão de que as denúncias têm relação com a disputa pela entidade.
 
Fé no milhão
A expectativa do Consórcio Novo Rio, empresa que administra a rodoviária da Capital fluminense, é que passem pelo terminal quase 1 milhão de pessoas de 15 a 31 de julho (25 % a mais que em julho de 2012). As 43 empresas de ônibus do terminal colocarão 28 mil ônibus, sendo 5 mil extras. Os organizadores da Jornada Mundial da Juventude 2013 acreditam que a Novo Rio será uma das principais portas de entrada de fiéis e, principalmente, de voluntários que virão de outros estados.
 
Rumo ao Congresso
Para contribuir com o desenvolvimento dos profissionais da área de manutenção, confiabilidade e gestão de ativos, a associação brasileira do setor (Abraman) realizará dias 23, 24, 30 e 31 de agosto oficina sobre o tema, preparatória do 28º Congresso Brasileiro de Manutenção e Gestão de Ativos, em paralelo ao 5º Congresso Mundial e à Expoman 2013, que ocorrerão de 23 a 27 de setembro, no Centro de Convenções da Bahia. Detalhes em www.abraman.org.br
 
Integrado
O Conselho de Cultura da Associação Comercial do Rio de Janeiro recebe nesta quinta-feira o professor Bayard Boiteux, que fará palestra sobre “O papel dos atrativos culturais na ação turística”. O evento, que acontece no Palácio do Comércio (Rua Candelaria,9, 12º andar), às 11 horas, reunirá as principais lideranças do setor de cultura do Rio de Janeiro. Boiteux vai aproveitar a oportunidade para apresentar um plano de ação que integre os setores Cultura e Turismo. 
 
Pelo SUS
Em tempos de mercantilização da Medicina, exemplos como o do Dr. Januário Manoel de Souza merecem destaque. Um dos maiores especialistas em cirurgia cardiovascular do Brasil, atende pelo SUS no Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. A excelência no tratamento levou amigo desta coluna a agradecer publicamente, em nome da família de Eliana Ester Germano, “pela competência invulgar e zelo notável por ocasião da delicada cirurgia realizada mês passado”.
 
Esvaziado
No Rio, manifestação de médicos contra a proposta do Governo Federal de importar profissionais e contra o veto ao artigo da lei que define o “ato médico” atraiu pouco mais de 100 profissionais. Os dois assuntos são polêmicos. Os médicos fariam melhor se deixassem o corporativismo de lado.
 
Artigo anteriorTruculência
Próximo artigoAmém
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Cristiano Ronaldo, Coca-Cola e Nelson Rodrigues

Atitude do craque português realmente derrubou ações da companhia de bebidas?

Empresa pode dar justa causa a quem não se vacinar?

Advogado afirma que companhias são responsáveis pela saúde no ambiente de trabalho.

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Brasil: 3º maior em descomissionamento offshore em 10 anos

Tramita na Câmara dos Deputados o Projeto de Lei 1584/21 que propõe regras para o desmonte e a reciclagem de embarcações e de instalações...

Eve faz parceria para acelerar soluções de mobilidade aérea urbana

A Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc (Eve), da Embraer, e a Skyports, companhia líder no segmento de vertiportos, anunciaram nesta segunda-feira uma parceria...

UE promete tolerância zero em relação a fraude

A Comissão Europeia vai ter “tolerância zero” em relação à fraude e às “desconformidades” na utilização dos fundos europeus por parte dos 27 Estados-membros...

Primeiros REITs da China começam a ser negociados

O primeiro lote de fundos de investimento imobiliário em infraestrutura (REITs, sigla em inglês) da China começou a ser negociado nesta segunda-feira, com cinco...

Investimento estrangeiro direto recua 20 anos no Brasil

Os fluxos de investimento estrangeiro direto (IED), devido a crise da Covid-19, despencaram globalmente em 35% em 2020, ao passarem de US$ 1,5 trilhão...