Dez ações varejistas que mais performaram este ano

B2W CIA DIGITAL, Atacadão SA e Via Varejo estão no levantamento da iHub Investimentos

Empresas varejistas, com operações de e-commerces e lojas físicas, foram as que mais tiveram surpresas positivas durante o ano de 2020. “Apesar da natureza do negócio ser diferente, B2W CIA DIGITAL (BTOW3), Atacadão SA (CRFB3), Via Varejo (VVAR3), Magazine Luiza (MGLU3), CVC (CVCB3) e Natura (NTCO3) figuram na lista das 10 ações varejistas que mais tiveram desempenho positivo, considerando o preço do papel no fechamento do último dia do ano de 2019 até o mês de novembro de 2020”.  O balanço é do Daniel Abrahão, assessor de investimentos e sócio da iHUB Investimentos, escritório credenciado à XP.

Para Abrahão, no universo da diversificação, um “mantra” tanto repetido no mercado financeiro deve ser reforçado na hora de pensar em investimentos para 2021: “É necessário diversificar ações em diversos setores da economia, dentre eles o setor de varejo. O Índice Ibovespa possui atualmente 77 ações, dessas, dependendo da métrica utilizada, aproximadamente 10 são consideradas do setor de varejo, o que representa uma porcentagem relevante para ações no universo do Ibovespa. O investidor que não está nesse setor, poderia repensar sobre a diversificação de setores”, sugere.

Como exemplo prático, segundo analistas da XP Investimentos, a ação da VVAR3, responsável pelas redes de lojas físicas e virtuais das Casas Bahia e Pontofrio, além de ser a administradora do site de Extra.com.br, tem um up-side potencial de +57,13%. Já a MGLU3, Magazine Luiza tem recomendação neutra.

Expectativas

Segundo analistas, há indicação de uma “recuperação em V”, em que as surpresas positivas já não são frequentes e as principais vacinas que estão sendo desenvolvidas permanecem na espera nos devidos testes. Além disso, um novo aumento dos casos da Covid-19, como o verificado na Europa e mais recentemente nos Estados Unidos (EUA) e Brasil, alimentam os temores de novos lockdowns, sendo assim, o mercado fica à espera da definição de uma vacina em massa para a população. Entretanto, como muitos analistas ouvidos, os dados econômicos permanecem com recuperação forte o que devem refletir positivamente para o próximo ano.

  1. em empresas de varejo, segundo analistas, permanecem altos desde que sejam empresas que se utilizam da alta tecnologia do e-commerce para sustentar as vendas. Além disso, há necessidade de empresas com alta capacidade de adaptação aos momentos de mudança, como os ocorridos no início da pandemia”, avalia Abrahão.

Raio X do investidor

De acordo com levantamento da B3, atualmente são mais 3 milhões de brasileiros investindo na bolsa, aumento inclusive, em períodos de queda nos ativos de renda variável. Alguns números de acordo com levantamento feito no site oficial da B3 chamam a atenção: 54,76% do valor de investimentos são brasileiros acima de 56 anos, 48,17% do valor está concentrado no estado de SP, 73,53% são homens.

Conforme informa o site da B3, o brasileiro está começando a investir na bolsa, visto que houve um aumento aproximado de 100% do ano de 2019 para 2020.

  1. opinião de Abrahão, esse fenômeno está se iniciando e muito se deve a alguns fatores, como o acesso à informação e juros baixos. O acesso à informação traz um lado positivo, mas também perverso na vastidão que a internet representa – muita informação e redes sociais. “Ajuda os iniciantes, mas sempre vale redobrar a atenção. O ideal é procurar instituição com renome no mercado e/ou ajuda de um profissional”, explica o assessor de investimentos.

O investidor comum, segundo Abrahão, tende a seguir tendências influenciado pelo “disse que me disse” e pela internet, levando em muitas vezes a entrar em uma operação sem saber ao certo o que está fazendo, isso normalmente não termina bem. “O ideal é procurar ajuda de um profissional do mercado que compreende uma vasta gama de especialista, desde nomes reconhecidos do mercado até uma casa de análise – research”, explica.

 

Siga o Monitor no twitter.com/sigaomonitor

Artigos Relacionados

B3 acolhe novo fundo gerido pela XP Asset

Aconteceu nesta terça-feira, na B3, o toque de campainha para comemorar o lançamento de mais um ETF (Exchange-Traded Fund), que é um fundo de...

TCU: Ferrovia Malha Oeste não presta serviço adequado

Falhas na fiscalização da ANTT permitiram degradação da linha.

Dólar fecha abaixo de R$ 5 depois de 1 ano

Bolsa de Valores ameniza queda no fim do dia.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

CVM lança novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento

A partir de 5 de julho, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) irá disponibilizar o novo Sistema de Gestão de Fundos de Investimento (SGF)....

B3 acolhe novo fundo gerido pela XP Asset

Aconteceu nesta terça-feira, na B3, o toque de campainha para comemorar o lançamento de mais um ETF (Exchange-Traded Fund), que é um fundo de...

Airbus e chinesa AVIC fazem parceria

Um projeto de equipamento de fuselagem do Airbus A320 foi lançado em conjunto pela Airbus e pela Aviation Industry Corporation of China (AVIC) nesta...

BID lança guia para ajudar na emissão de títulos sustentáveis

O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) lançou um guia para auxiliar e fomentar a emissão de títulos temáticos. O lançamento acontece por meio do...

Vivant lança lata comemorativa ao Dia Internacional do Orgulho LGBT

A lata estampa as cores do arco-íris e traduz o posicionamento da empresa sobre o respeito à diversidade.