‘Diáspora venezuelana’: como nasce uma ‘fake news’ – 1

Há coisa de pouco mais de um ano que a mídia norte-americana, reproduzida no Brasil, fala de migração em massa de venezuelanos, abandonando o país presidido por Nicolás Maduro. Esta semana, o Washington Post publicou um artigo de Ishaan Tharoor, que afirma que 4 milhões de pessoas – “10% da população” – “fugiram” da Venezuela. Cita como fonte uma pesquisa da Brookings Institution. O número é impressionante, assim como o erro do cálculo: com uma população de 31,1 milhões de pessoas, o êxodo alcançaria espantosos 13%. A coluna foi atrás da tal pesquisa no site da entidade; ela não existe. O que há é outro artigo, de título escandaloso (“Venezuela’s refugee crisis will exceed Syria’s; we must help”), de autoria do economista israelense-venezuelano Dany Bahar, integrante da Brookings.

O que diz Bahar: “Estimativas sugerem que já são 4 milhões de venezuelanos que deixaram o país em busca de melhores condições de vida.” Um tanto vago, mais ainda para um especialista, que apenas joga o número sem citar a fonte. E que número, nem a inflação venezuelana conseguiria jogar tão alto. Como o site Diário Liberdade mostrou – e o MONITOR MERCANTIL publica na primeira página desta edição – com base em dados da ONU, o estoque de venezuelanos que migraram, até a primeira metade de 2017, era de 657.439 pessoas. Se alguém acredita que perto de 3,3 milhões deixaram o país em um semestre, que pelo menos diga como conseguiram esta façanha.

Bahar fala que a vizinha Colômbia recebeu 750 mil migrantes somente em 2017, totalizando 2 milhões desde 2014. A fonte destes números? Nenhuma. Para um país de 48 milhões de habitantes, significaria receber uma migração de mais de 4% de sua população – algo impossível. E para onde teriam ido os 2 milhões restantes? Para o Brasil não vieram, e os pequenos vizinhos não suportariam. Teriam voado para Miami?

O que é a Brookings Institution? Veremos na edição de amanhã.

 

Chips

A Finep e o BNDES se reuniram nesta quarta na Corregedoria-Geral da União, em Brasília, para identificar soluções para a recomposição das garantias da Unitec Semicondutores. Considerada estratégica para o país, a maior e mais moderna do gênero da América Latina, a indústria de chips de Ribeirão das Neves (MG) se encontra em fase pré-operacional desde o fim de 2016, mas ainda precisa apresentar garantias para receber mais R$ 200 milhões para alavancar a produção dos componentes microeletrônicos. A Finep quer viabilizar o projeto, fechando acordo para liberação da última parcela que lhe cabe (R$ 72 milhões).

 

Substituição questionada

Decisão do STF permitirá que empresas que recolhem o ICMS pelo chamado MVA – Média de Valor Agregado solicitem aos estados a restituição de valores pagos a mais. O caso envolve a substituição tributária, em que as receitas cobram antecipadamente o valor do imposto.

Porém, a deliberação do Supremo permite que o contribuinte receba a diferença do imposto nos casos em que o valor de venda do produto for menor que o presumido. Santa Catarina já anunciou que retirará a maioria dos produtos da substituição tributária.

Felipe Romano, advogado tributarista do escritório Novoa Prado Consultoria Jurídica, acredita que o mesmo deve ocorrer em outros estados em breve, já que a demanda de ações de ressarcimento por parte do contribuinte deva crescer nos próximos meses.

 

Rápidas

A FGV Projetos realiza na próxima segunda-feira o seminário “Reforma da Previdência: uma reflexão necessária”, com os secretários da Receita, Jorge Antonio Rachid, de Previdência do Ministério da Fazenda, Marcelo Caetano, e de Acompanhamento Fiscal, Mansueto de Almeida. Informações: http://fgvprojetos.fgv.br/eventos/reforma-da-previdencia-0 *** Nesta quinta, o Shopping Grande Rio celebra o Dia Internacional da Mulher com a apresentação dos violinistas da Orquestra Sinfônica da Baixada (OSB), às 20h. E o Shopping Jardim Guadalupe, em parceria com a Clínica da Família Maestro Celestino, realiza campanha de vacinação contra febre amarela, das 10h às 15h *** Na sexta-feira, o Caxias Shopping fará uma homenagem às mulheres no show com a cantora Val Bahia. Começa às 19h30 *** A rede Megamatte inaugurou sete unidades nos dois primeiros meses do ano. A rede espera alcançar 190 lojas em todo o Brasil até abril de 2019.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Juntar 2 meses e meio de auxílio para comprar cesta básica

Não só a pandemia, mas inflação é ameaça às pretensões de Bolsonaro.

Se mirar Nordeste, Bolsonaro atingirá o próprio pé

Região tem menor média de casos e óbitos causados pela Covid.

Neodefensores do trabalhador ignoraram crise

Desemprego já era estratosférico em 2019, e apoiadores de Guedes nem ligavam.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Campos marítimos do pós-sal estão em decadência

Os campos marítimos do pós-sal já produziram cerca de 16 bilhões de barris de óleo equivalente ao longo de sua história, ou seja, 63%...

Motoboys protestam em São Paulo

Entregadores tomaram ruas de São Paulo contra baixa remuneração e péssimas condições de trabalho

BC altera norma para segunda fase do open banking

Medida complementa regulamentação que estabelece requisitos técnicos de fase que vai permitir compartilhamento de dados e transações de clientes.

Confiança do consumidor medida por Michigan ficou abaixo do esperado

Índice registrou leitura de 86,5 na prévia de abril e o esperado era 89.

Escolha de conselheiros da ANPD preocupa por conflito de interesses

Entre os indicados há diretores e encarregados de dados pessoais de grandes empresas da internet.