Dia das Crianças deve movimentar R$ 16,1 bilhões em 2023

Sudeste é a região em que o uso do cartão é mais predominante, com 47%

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Loja de brinquedos (Foto: Fernando Frazão/ABr)
Loja de brinquedos (Foto: Fernando Frazão/ABr)

No próximo Dia das Crianças, 65% dos brasileiros pretendem comprar presente, com investimento médio de R$ 213. Esses dados foram revelados pelo Instituto Datafolha, em uma pesquisa realizada a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). A estimativa é que a data deve movimentar aproximadamente R$ 16,1 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços.

O estudo diz ainda que, para 33% dos entrevistados, o valor gasto neste ano deve ser maior do que no ano passado. Para 34%, o valor deve permanecer igual, e, para 30%, abaixo do que o gasto anterior. Ainda sobre o recorte de desembolso médio, os homens pretendem gastar mais (R$ 252) do que as mulheres (R$ 174).

Entre todas as regiões, o Centro-Oeste registra o maior valor médio, de R$ 236,ficando acima da média nacional, assim como o Sudeste, com R$ 233,e a região Sul, com R$ 219. Norte e Nordeste apontam gasto médio de R$ 197 e R$ 178, respectivamente.

Em relação à intenção de compra, o Centro-Oeste também lidera com 71%, seguido pelo Nordeste com 69%, Norte com 67%, Sudeste com 62% e da Região Sul, com 60%.

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Quando perguntados sobre o local de compra de preferência, 74% dos entrevistados afirmam que pretendem ir até as lojas físicas. O formato de compra presencial é preferência também entre mulheres (76%), assim como na região metropolitana, com 74%, e no interior, que teve 73% de respostas positivas.

O canal online possui maior aderência entre os homens, 24%, e entre as faixas etárias de 18 a 24 anos e 35 a 44 anos, ambas com 29% de menções.

Entre os consumidores entrevistados, 40% afirmam ter intenção de utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 25% cartão de crédito, 14% cartão de débito e 1% cartão de loja. O segundo meio de pagamento mais mencionado é o dinheiro, com 37%. O Pix aparece em 21% das respostas e o boleto bancário, em 2%. Daqueles que pretendem pagar o presente de Dia das Crianças com cartão de crédito, 71% têm a intenção de parcelar a compra.

O Sudeste é a região em que o uso do cartão é mais predominante, opção de quase metade dos entrevistados, com 47%. Os cartões também lideram as menções entre os consumidores na faixa etária de 35 a 44, com 43%. Esse também é o meio de pagamento mais citado entre as mulheres, com 41% das menções, entre pessoas com nível superior, com 58%, e entre a classe A/B, sendo 60% das respostas positivas.

Já pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Shopping Centers”, elaborada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) destacou importantes aspectos comportamentais entre as diferentes regiões do país. O estudo foi realizado em fevereiro e març, por meio de um painel online com 4.300 frequentadores de shoppings. Foram ouvidos frequentadores com mais de 17 anos de todas as 27 unidades federativas do país, abrangendo mais de 240 cidades que abrigam pelo menos um shopping.

A Região Sudeste do país destaca-se pelo percentual mais alto de público da geração prateada (37%), em comparação à média nacional (30%), considerado, em geral, o público de maior renda com presença nos empreendimentos. Entre as atrações mais procuradas por esse público, chama a atenção o fato de ser a região que mais frequenta restaurantes com serviços (84%) sendo que a média nacional é de 81%. Além disso, também representa o perfil que mais frequenta boliches (47%, contra 43% da média nacional) e teatros (35%, contra 30% da média nacional).

No Nordeste, aparece o percentual mais alto de público que frequenta semanalmente o shopping (49%, contra 44% da média nacional). Este, também, é o frequentador que mais vai ao empreendimento acompanhado por crianças de até 12 anos (50%, contra 46% da média nacional). A relação de lazer desse público com o shopping é a mais marcante. Esse é o que mais frequenta o local por motivos de lazer (38%, contra 31% da média nacional); o que mais utiliza espaços de recreação (52%, contra 47% da média nacional) e arena gamer (47%, contra 40% da média nacional). O frequentador do Nordeste também se destaca por frequentar mais o cinema mensalmente (66%, contra média nacional de 60%) e por passear com pets com mais frequência nos empreendimentos (34%, contra 30% da média nacional).

Já a Região Norte é a que mais concentra o público da geração Z (52%, contra média nacional de 43%) e o que mais se desloca ao shopping por transporte pago (32%, contra média nacional de 17%). Além disso, é o cliente que mais paga suas compras via PIX (64%, contra média de 52%) e o que mais utiliza serviços de estéticas (53%, contra 49% da média) e laboratórios médicos (33%, contra média de 23%).

No Centro-Oeste destaca-se o percentual mais alto de frequentadores que vão ao shopping com veículo próprio (72%, contra média de 65%), e aqueles que vão ao shopping acompanhados pela família (72%, contra média de 68%).

E a Região Sul teve como destaque o alto percentual de clientes que exerce atividade remunerada (84%, contra média de 81%) e por ser o frequentador que mais frequenta um único shopping (30%, contra média nacional de 23%). Em termos de ida ao motivo por motivo de alimentação, este é o público que mais se destaca (26%, contra média de 21%).

O estudo indicou que 53% pertencem ao gênero feminino e 47% ao masculino. Sobre escolaridade, 56% responderam que cursaram o ensino superior, 38% o ensino médio e 6% o fundamental. As faixas etárias predominantes são: 30 a 44 anos (27%), 20 a 29 anos (26%), 45 a 59 anos (18%), 17 a 19 anos (17%) e 60 anos ou mais (12%). Em termos de renda, 34% dos respondentes disseram receber até três salários mínimos mensais, 33% afirmaram receber entre 3,1 a 6 salários mínimo, 19% de 6,1 a 10 salários mínimos, 7% de 10,1 a 15 salários mínimos e 7% acima de 15 salários mínimos.

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