No próximo Dia das Crianças, 60% dos brasileiros pretendem comprar presente (ante 65% em 2023), com investimento médio de R$ 231 (contra R$ 213 em 2023), de acordo com pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha a pedido da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs). A estimativa é que a data deva movimentar aproximadamente R$ 18 bilhões em compras nos setores de comércio e serviços, volume 12,8% maior se comparado com o mesmo levantamento realizado em 2023 (R$ 16 bilhões).
O estudo diz ainda que, para 32% dos entrevistados, o valor gasto em presentes neste ano deve ser maior do que no ano passado. Para 36%, o valor deve permanecer igual, e, para 28%, abaixo do que o gasto anterior. Ainda sobre o recorte de desembolso médio, os homens pretendem gastar mais (R$ 255) do que as mulheres (R$ 209).
Entre todas as regiões, o Centro-Oeste registra o maior valor médio, de R$ 379, ficando acima da média nacional, assim como o Sudeste, com R$ 252. A região Norte tem valor médio igual ao nacional (R$ 231), enquanto as regiões Sul (R$ 226) e Norte (R$164) apresentam os menores valores médios de intenção de compra.
Em relação à intenção de compra, o Norte aparece em primeiro lugar com 70% das respostas positivas. Em segundo lugar está o Sul, com 64%, e em terceiro a região Nordeste, com 63%. As regiões Sudeste e Centro-Oeste tiveram o mesmo percentual: 56%.
Quando perguntados sobre o local de compra de preferência, 69% dos entrevistados, cerca de dois terços dos entrevistados, pretendem comprar em loja física. O formato de compra presencial é preferência também entre mulheres (69%), assim como na região metropolitana, com 71%, e no interior, que teve 67% de respostas positivas.
Em 2024, a intenção de comprar presente para o Dia das Crianças em lojas virtuais (28%) é maior do que em 2023 (22%). O canal online possui maior aderência entre os homens, 29%, e entre as faixas etárias de 18 a 24 anos e 35 a 44 anos, ambas com 32% de menções.
Entre os consumidores entrevistados, 36% afirmam ter intenção de utilizar o cartão como meio de pagamento, sendo 21% cartão de crédito, 14% cartão de débito e 1% cartão de loja. O segundo meio de pagamento mais mencionado é o Pix, com 31%. O dinheiro aparece em 30% das respostas e o boleto bancário, em 2%. Daqueles que pretendem pagar o presente de Dia das Crianças com cartão de crédito, 69% têm a intenção de parcelar a compra (62% em 2023).
O Sudeste é a região onde o uso do cartão é mais predominante, opção de quase metade dos entrevistados, com 45%. Os cartões também lideram as menções entre os consumidores na faixa etária de 35 a 59, com 39%. Esse também é o meio de pagamento mais citado entre as mulheres, com 38% das menções e entre a classe A/B, sendo 49% das respostas positivas.
Já a Black Friday deste ano deve registrar um crescimento estimado de 9,1% no faturamento em relação a 2023, o que representa uma movimentação de R$ 9,3 bilhões no comércio eletrônico brasileiro. Esses são dados de um levantamento produzido pela Neotrust Confi com mais de 5 mil varejistas online de todo o país.
As categorias que devem ser destaque no período são eletrodomésticos, moda e acessórios, saúde, ar e ventilação, e beleza e perfumaria. Já outras devem apresentar pouco crescimento, como móveis, pet shop e alimentos e bebidas; ou até mesmo queda, como a categoria de telefonia. Segundo a pesquisa, há bons motivos para alavancar as vendas na Black Friday 2024. A data oficial, 29 de novembro, é próxima do pagamento da primeira parcela do 13º salário e do Natal, que podem fortalecer os gastos do consumidor.
Até o momento, o ano de 2024 apresentou aumento de faturamento de 13,8%. Os três primeiros trimestres mostram que o varejo digital brasileiro voltou a crescer após a retração de 2023, o que é um sinal positivo para a Black Friday. O faturamento do período foi de R$ 235 bilhões no e-commerce, aumento de 13,8% em relação a 2022. Foram 863,1 milhões de pedidos, que registraram alta de 15,4% e tíquete médio de R$ 272,80 – aumento de 1,4% na comparação anual.
Neste ano, 39% dos consumidores manifestaram interesse em participar da Black Friday, segundo uma pesquisa da PiniOn, e 55% planejando compras, conforme estudo da Opinion Box e Dito.
Além disso, cada vez mais marcas tem se preparado para ofertar promoções não só nesse dia específico, mas ampliando para abarcar a semana completa ou até mesmo todo o mês com iniciativas como “Black Week” e “Black November”.
De acordo com uma pesquisa conduzida pelo Pagar.me em colaboração com o E-commerce Brasil, 62% dos comerciantes estão adotando o Pix como um atrativo para apresentar preços mais competitivos. E a expectativa é que haja um aumento ainda mais significativo este ano, solidificando o Pix como uma estratégia relevante nas campanhas promocionais.
Com informações do Portal Giro News