Dia das Crianças gerou 11 milhões de pedidos virtuais

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Levantamento feito pela Neotrust/Compre & Confie mostra que o número de pedidos realizados entre os dias 28 de setembro e 11 de outubro aumentou 57% em relação à 2019, totalizando 11 milhões de compras virtuais. O faturamento também teve crescimento significativo: de acordo com o estudo, a receita atingiu um total de R$ 4,9 bilhões, aumento de 77% em relação ao mesmo período do ano passado. Além de comprar mais, os brasileiros gastaram mais: em relação à 2019, o tíquete médio teve alta de 12,7%, chegando a R$ 442,93.

Esse aumento foi sentido principalmente pela categoria de brinquedos (produtos para bebês e brinquedos) cujo aumento no faturamento foi de 49% em relação ao mesmo período do ano passado. A categoria de entretenimento (livros, DVDs, games, papelaria e tíquetes), também sentiu o impacto da data ainda que em grau menor: registrou aumento de 20% nas cifras.

A maior parte das compras foi feita por consumidores que têm entre 36 a 50 anos (35% do total de pedidos), seguidos por compradores de 26 e 35 anos (31%). Consumidores que têm até 25 e com mais de 51 anos tiveram, cada grupo, 17% da totalidade. As mulheres foram as que mais compraram, somando 58% das compras.

Analisando por região, o Sudeste liderou as compras de Dia das Crianças com 64% dos pedidos. Em seguida, Sul e Nordeste aparecem como destaque com 15% e 14%, respectivamente. Por fim, completam o share as regiões Centro-Oeste, com 5%, e a Região Norte, com 2% do total.

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Durante o período, foram evitados R$ 57,2 milhões em fraudes, de acordo com a ClearSale, empresa líder em soluções antifraude nos mais diversos segmentos. O valor é 47% maior do que registrado nas vendas para o Dia das Crianças do ano passado.

Entre as categorias com maior índice de fraudes, alimentos estão no topo do ranking, sendo os itens mais visados pelos fraudadores, seguido por celulares e eletrônicos.

Na quebra por regiões, a Norte é a que teve maior índice de tentativas de fraude no período, com 2,6%. Em seguida, a região Centro-Oeste aparece no ranking com 1,8%, seguida pelo Nordeste, que ficou com 1,6%. As regiões Sudeste, com 0,92%, e Sul, com 0,54%, foram as que apresentaram os menores índices.

Novos dados de comparação da ACI Worldwide revelaram um aumento projetado de 27% nas transações globais de comércio eletrônico durante o período de festas de outubro de 2020 a dezembro de 2020. Os dados, baseados em centenas de milhões de transações de comércio eletrônico de comerciantes globais, também projetaram um aumento de 40% nas compras virtuais e retirada na loja (BOPIS) ou click-and-collect.

As transações globais de comércio eletrônico aumentaram 21% em setembro de 2020 em comparação com setembro de 2019, de acordo com os dados da ACI. Além disso, os fraudadores continuaram a comprar itens de maior valor, tais como tentativas de compra de produtos eletrônicos fraudulentos, cujo valor de compra aumentou para US$ 9 em 2020 em comparação com 2019.

Os setores que continuam a experimentar grandes aumentos nas compras em setembro incluem os games (aumento de 71%) e o varejo (aumento de 45%). Os setores que continuam experimentando grandes diminuições nas compras em setembro incluem viagens (diminuição de 21%) e venda de passagens (diminuição de 75%). O preço médio dos tíquetes de compras genuínas caiu US$ 26 em 2020 em comparação com 2019. O volume de compras aumentou YoY em todas as regiões impulsionado por itens de volta às aulas, tais como roupas, conteúdo de aprendizagem virtual, artigos de papelaria, eletrônicos e DIY (faça você mesmo).

O valor transacional das tentativas de fraude aumentou 0,4% em setembro, impulsionado pelas compras de eletrônicos, sendo a compra on-line com coleta na loja o canal de escolha dos fraudadores. Impulsionado pelo setor de eletrônicos, o preço médio dos ingressos para tentativas de fraude aumentou em US$ 9 no período de janeiro a setembro de 2020, em comparação com o mesmo período em 2019.

Os estornos sem fraude aumentaram 12% em setembro de 2020 em comparação com setembro de 2019; isto tem aumentado a uma taxa decrescente com base nos meses entre março e julho. Como os estornos levam aproximadamente 45 dias para serem processados, os dados completos mais atuais são de agosto de 2020.

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