Dia das Mães: preços dos presentes e serviços estão 7,2% mais caros do que em 2022

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Mães jovens (foto divulgação)
Mães jovens (foto divulgação)

Levantamento da XP, com dados do IBGE, revela que, este ano, a média dos preços dos presentes e serviços está 7,2% mais alta do que em 2022. Caso a família opte por comer fora de casa no próximo domingo, 14, Dia das Mães, o custo será 8% mais caro em relação ao ano passado. Já as roupas tiveram variação de 14%; itens de maquiagem, subiram 17%, perfumes, 13,5%, e móveis e eletrodomésticos, alta de 12,4% e 6,1%, respectivamente. Se o recorte for mais além, desde o começo da Covid-19, a média dos preços chegam a 26,9%.

Segundo Alexandre Maluf, economista da XP, a alimentação fora do domicílio (bares e restaurantes) mais cara pode ser explicada, basicamente, por algumas razões: o aumento do preço dos alimentos nos últimos dois anos, a reabertura da economia pós-pandemia, impulsionando o setor de serviços — antes, reprimido — e os maiores custos com salários e energia.

“Tivemos elevação no preço dos alimentos em 2021 e 2022, inclusive por conta do problema da escassez de chuvas, que refletiu nas contas de luz no comércio. Além disso, com a reabertura da economia, o setor de serviços experimentou uma recuperação forte por haver uma demanda reprimida por conta da covid-19, e isso acabou gerando um efeito de recomposição de salários que pressionou também o custo desses restaurantes. Tudo isso acaba sendo repassado para o consumidor”, ressalta.

Quanto a alta de preços de produtos de vestuário, o economista destaca o preço do algodão, matéria-prima muito utilizada na confecção das peças. Ano passado, de acordo com ele, foi registrado o maior patamar histórico do preço da commodity agrícola, por conta de quebras de safra. “Por conta disso, esse acumulado acaba persistindo”, diz. Além disso, a alta no preço de maquiagens e perfumes é correlacionada a indústria petroquímica que foi afetada pelo aumento de preços do petróleo e gás natural (energia geral), devido à escassez dos insumos ocasionada com a Guerra Ucrânia x Rússia.

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Entre os poucos produtos que tiveram queda, no acumulado 12 meses, estão TV, som, itens de informática (-10,8%) e celulares (-3,0%). Com relação a esses itens, Maluf salienta que o recente alívio nos preços ocorreu devido a melhora nas condições de oferta dos componentes eletrônicos.

“Tivemos toda a discussão em 2021, com relação a falta de chips e semicondutores. Na pandemia, as pessoas não puderam consumir serviços e passaram a consumir bens, por isso a forte escassez desses componentes”, ressalta.

Ele explica que ao longo dos últimos anos, essa cadeia foi se normalizando conforme a população ia sendo vacinada e voltando a consumir serviços novamente. “Esse equilíbrio/alívio na cadeia de suprimentos se reflete, principalmente, na queda dos preços dos eletroeletrônicos. Além disso, temos o momento da economia global. Com a alta dos juros, as famílias acabam por consumir menos esses produtos por conta da restrição ao crédito e renda (efeitos da política monetária)”, destaca.

O levantamento mostra que preços de hospedagem e pacotes turísticos subiram 19% e 14,2%, respectivamente. A alta está relacionada aos custos comprimidos por conta da pandemia. “O período foi muito severo para o setor de turismo e, agora, essas empresas querem recompor suas grandes perdas ao mesmo tempo em que a população também está mais ávida a viajar. Tivemos também algum efeito da passagem aérea, que subiu. O aumento no valor dos combustíveis na aviação (que significa 30%, 40% dos custos do setor), por conta da subida do preço no petróleo, explica as passagens mais caras”, completa.

Intenção de compras

A TRIWI consultoria especializada em marketing digital realizou pesquisa sobre a intenção de compra dos consumidores para o dia das mães. O estudo revela dados importantes sobre os presentes mais procurados, a faixa de preço que os clientes estão dispostos a investir e as tendências de comportamento que podem impactar diretamente as vendas do varejo.

De acordo com Ricardo Martins, CEO da TRIWI, a pesquisa realizada entre os dias 30 de março a 30 de abril, com cerca de 7.659 entrevistados, revela que o ticket médio é de R$ 210, cerca de 14% maior que comparado a 2022, onde a média ficou em R$ 179.

Dentre as categorias de produtos mais buscadas o ranking seguiu a ordem seguinte: Roupas e calçados (35%), Beleza (21%), Celulares e acessórios (18%), Eletrodomésticos (17%), Decoração (7%) e Itens de supermercado (2%).

Em relação ao meio de pagamento, quase metade dos entrevistados consideram pagar no crédito parcelado (48%), seguido por crédito com apenas uma parcela (34%), na sequência débito à vista/PIX (12%) e dinheiro à vista (6%).

Segundo Martins, lojas e comerciantes devem estar atentos às intenções de compra poderem ter mais assertividade tanto na oferta de produtos quanto no investimento há campanhas online para captação de leads.

Ao serem questionados sobre os meios de buscas de produtos, o resultado mostra 76% em buscas no Google, e 24% com intenção de busca diretamente na loja física. No mesmo cenário 79% dos entrevistados farão a compra online, conta 21% na loja física.

“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o varejo, pois além de celebrar uma figura tão importante na vida de muitas pessoas, é também uma oportunidade para as empresas impulsionarem suas vendas e conquistarem novos clientes através de promoções e campanhas criativas”, destaca.

Ricardo acrescenta que a intenção de compra para o Dia das Mães este ano parece ser extremamente forte, com muitas pessoas procurando maneiras de mostrar o quanto suas mães são especiais. Os dados mostram que os consumidores estão planejando gastar mais em presentes este ano do que no ano passado, com a expectativa de presentear suas mães com presentes significativos e personalizados.

“As empresas que oferecem opções de compra online e opções de entrega seguras e confiáveis provavelmente terão um desempenho forte neste período de vendas. No geral, o Dia das Mães é uma oportunidade para as empresas que oferecem presentes únicos e exclusivos para celebrar as mães em todo o mundo, além de impulsionar a venda, a data pode ser um ótimo motor para fidelizar clientes e aumentar a receita de todo o varejo. “Conclui.

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